30 outubro 2010

Europa ou Brasil?

Que jogar na Europa hoje é o sonho de praticamente todo jogador de futebol isso é fato. Mas o porquê dessa preferência? A resposta é simples e indiscutível. O futebol europeu hoje é mais bem remunerado, a organização ganha bonito da organização brasileira, a estrutura dos estádios e centros de treinamento tem uma qualidade e tecnologia muito superior a nossa, a arbitragem é mais competente, os jogadores são muito mais valorizados e 90% dos jogos são verdadeiros espetáculos. Sim, nesses pontos que citei o futebol europeu é extremamente superior ao nosso, mas existe um detalhe: grande parte dos jogadores que hoje jogam na Europa, saíram aqui do Brasil. São os nossos craques.

Puxando o assunto para o lado do Vasco, vamos falar de alguns exemplos:

Philipe Coutinho: Começou na base do Vasco e hoje se encontra aonde? Na Europa. Peça importante da Inter de Milão, o garoto tem todos os motivos do mundo para querer jogar na Europa.

Alex Teixeira: Começou no Vasco e hoje joga no Shaktar Donetsk, da Ucrânia. Foi uma das revelações do Vasco e hoje faz uma imensa falta ao clube.

Alan Kardec: Começou no Vasco e hoje joga no Benfica, de Portugal. Ao lado de Alex Teixeira, Alan começou a se destacar e logo após foi vendido para onde? Europa, mais uma vez.

Esses são apenas três dos milhares de jogadores que eu poderia citar aqui. Com a ida dos nossos garotos, é o futebol brasileiro que sai perdendo. E se eles ficassem no Brasil? Com certeza a história do futebol brasileiro seria diferente e os times brasileiros seriam os melhores do mundo, inclusive o nosso Vasco, é claro! Talvez seja esse o segredo para o Vasco e os outros clubes brasileiros: manterem seus atletas aqui. Não é uma coisa fácil, eu sei, mas olhem o exemplo do Neymar, ele trocou a Europa pelo Santos.

Será que já não passou da hora da CBF acordar e perceber o quando os clubes brasileiros saem prejudicados com essa inferioridade que existe entre futebol europeu x futebol brasileiro? Pra finalizar, ai vai mais uma matéria com Marcelo e Dico, ex jogadores da base vascaína e que hoje estão lá também, na Europa.

Nome: Marcelo dos Santos Ferreira
Idade: 21 anos
Clube: Ribeirão-Portugal
Posição: Zagueiro


1- Existe muita diferença em jogar no Brasil e na Europa?

Marcelo: Ah, existe sim. É um tipo de jogo diferente, aqui na Europa o jogo é muito mais rápido e o esquema tático é diferente também.

2- O clima no Brasil e ai na Europa é bastante diferente, isso é um problema para a adaptação de alguém que sai do Brasil pra jogar ai?

Marcelo: Depende a região que você pega. Aqui em Portugal é igual o clima do sul do Brasil, mas em outros países já é mais frio. Demora um pouco pra se adaptar.


3- Como você falou antes, o jogo daqui e daí são diferente, quais são essas diferenças?

Marcelo: Aqui os jogadores procuram jogar mais rápido, dar 1, 2 toques na bola. Em relação ao esquema tático, aqui na Europa eles utilizam muito os pontas, chamados aqui de extremos, e a defesa joga em linha. A arbitragem deixa o jogo correr mais, não apita várias faltas que no Brasil seriam apitadas.

4- Os treinamentos são basicamente iguais, ou existe diferença também? É um tipo de treinamento mais “pesado” o que aqui no Brasil?

Marcelo: Ah, aqui eles utilizam muita posse de bola e campo reduzido, bastante finalização, mas não tem muita diferença no treinamento não.

5- E a torcida, como é? Mais ou menos "empolgados" que os brasileiros?

Marcelo: Ahhhh, torcida igual a brasileira não existe. Aqui em Portugal eles não são muito empolgados, mas não sei nos outros países né.

6- O futebol Europeu tem uma grande "moral" digamos assim, no mundo inteiro. O sonho de quase todos os jogadores é poder ir jogar na Europa, pois a estrutura e a remuneração são melhores. Tem alguma coisa ai em Portugal que tu não gosta no futebol, que preferia do jeito brasileiro?

Marcelo: Não, acho que não, aqui tudo é muito organizado.

7- Prefere jogar no Brasil ou em portugal?

Marcelo: Prefiro jogaR no Brasil, por causa dos amigos e família. Mas me adaptei muito bem aqui, é parecido com o Brasil, a língua, etc. Só falta a família e os amigos mesmo.

Nome: Iderlon Silva Santana (Dico)
Idade: 20 anos
Clube: Vasco de Sines
Posição: Meia


1- Pra ti, o que falta no futebol brasileiro para ser valorizado como o futebol europeu?

Dico: Eu acho que falta investimento,estrutura.

2- Se os jogadores brasileiros, no lugar de irem para a Europa ficassem no Brasil, faria com que a qualidade do futebol aqui seria melhor?

Dico: Sim claro. Na maioria das vezes esses jogadores saem dai por que não tem muita visibilidade como aqui na Europa tem, e isso acaba fazendo com que eles venham pra cá.

3- Qual a principal diferença de jogar na Europa e no Brasil?

Dico: É a diferença de qualidade. Aqui os jogadores não são muito bons tecnicamente. O jogo é mais corrido, mais toque de bola e no Brasil não. No Brasil a qualidade é bem superior a daqui, os jogadores tem mais qualidades.

4- A adaptação ai é muito complicada?

Dico: Um pouco, devido ao jeito deles jogarem e isso dificulta um pouco no início, mas depois é tranqüilo.

5- Prefere jogar no Brasil ou ai na Europa?

Dico: Olha..sinceramente eu prefiro jogar aqui porque aqui é mais organizados os clubes e tem mais visibilidade.

6- Qual foi o principal motivo que fez você aceitar ir jogar na Europa?

Dico: O principal motivo foi a minha família, porque se hoje estou aqui é por causa deles. Sempre quis ir para um clube e ajudá-los, penso assim.

Hoje era isso galera! Jogadores queridos, fiquem no Brasil! Isso provavelmente fará a CBF melhorar a estrutura e a organização do nosso futebol.

Beijo, Saudações Vascaínas
Laís Eger
Segue:
@laiseger

Um comentário:

  1. Muito boa sua coluna Laís..
    Realmente, são os nossos próprios jogadores que dão o brilho ao futebol Europeu, e infelizmente esse brilho acaba ofuscando a beleza do futebol brasileiro.
    Falta estrutura adequada, organização, e mais inúmeros fatores para que possa o Brasil ter uma estrutura tão boa quanto na Europa.
    Que a Copa de 2014 possa ajudar o Brasil a resgatar esses jogadores, fazendo com que nossos craques brilhem em solo pátrio..
    Bjs

    ResponderExcluir