26 novembro 2010

Conheça Washinton Tomaz, atacante da base vascaína

Link

Por: Carlos Gregório Junior (@CarlosGregJr)

O Vasco sempre se destacou no cenário nacional, no que diz respeito ao futebol, por ser um clube que formador de artilheiros, de atletas capazes de levantar a torcida com gols e belas jogadas. Romário, Edmundo e o próprio Roberto Dinamite são exemplos que não deixam mentir.

Entretanto, nos últimos anos o Gigante da Colina vem sofrendo com a falta de um camisa nove revelado no clube. Anderson, William, Muriqui e Alan Kardec foram alguns que tentaram e não conseguiram obter sucesso. Atualmente a aposta é no jovem Lipe, que ainda não estreou pelo time de profissionais.

Apesar do artilheiro dos juniores ser apontado como uma das grandes apostas para 2011, outros atacantes sonham em ter uma oportunidade e um deles é o nosso entrevistado de hoje: Washinton Tomaz.

Amigo de Phillipe Coutinho e um dos destaques da equipe sub-18 do Vasco, o jovem de Três Corações, Minas Gerais, aceitou bater um papo conosco e o resultado dessa conversa você pode conferir abaixo:


Bom Washinton, para começar gostaria que você falasse um pouco sobre sua carreira. Quais foram os clubes por onde você passou? Quais as maiores dificuldades que você enfrentou até agora? Quem sempre te apoiou? Em que ano chegou ao Vasco e até quando tens contrato com o clube?

Bom , comecei a jogar em Três Corações, na escolinha da Sonia (Canto do Rio ). Em 2004 fui para o Cruzeiro , onde fiquei até o começo de 2005; Depois vim para o Vasco. Acho que a maior dificuldade que temos é ficar longe da família, mas temos que superar isso e tudo que aparecer se quisermos vencer na vida. Quem sempre me apoiou foi a minha família e os meus amigos. Devo muito a eles. E tenho contrato até 2013.


Como você já dever saber, o Vasco sempre foi um clube que revelou grandes jogadores para o ataque, grandes artilheiros. Romário, Valdir, Sorato, Jardel, Edmundo e o próprio atual presidente Roberto Dinamite podem servir como exemplos. Com base nisso te pergunto: Com qual dos jogadores que citei acima você acredita que seu estilo de jogo mais se assemelha?


O meu estilo de jogo é um pouco diferente deles , eu gosto de sair mais da área e buscar o jogo. Gosto de pegar a bola e ir pra cima. Mas gosto e sou muito fã do estilo do Romário. Já tive a oportunidade de fala rapidamente e treinar ao lado dele . Ele me perguntou se eu jogava com o filho dele , aí falei que jogava e que ele era meu amigo .


Nós últimos anos tem sido comum no futebol brasileiro a saída de jogadores ainda com idade de juniores. No futebol carioca podemos citar os recentes exemplos do Phillippe Coutinho e do Wellington Silva, que antes mesmo de completarem 18 anos já estavam vendidos. Com base nisso Washinton te pergunto: Você pensa em sair cedo do Brasil ou pensar em consagrar-se com a camisa vascaína? Aproveitando, qual é o time dos seus sonhos?


Claro que todo jogador sonha em jogar na Europa , mas eu quero sim jogar profissionalmente no Vasco. Gosto muito daqui e quero pode fazer minha história no clube. Sonho em jogar no Barcelona , no Milan e no Real Madrid, os grandes clubes do mundo.


Já tive a oportunidade de conversar com alguns funcionários do clube e esses me confidenciaram que o clima no clube, o ambiente, é muito bom. Com base nisso te pergunto: O que você poderia falar sobre o ambiente do clube? Quais são seus melhores amigos de Vasco? E qual é o funcionário que você mais se dá bem?


O ambiente aqui no Vasco é ótimo, gosto de todo mundo aqui dentro , todo mundo me trata muito bem e não tenho do que reclamar. Os melhores amigos são:Diogo, Romulo Oliveira , Willen e o Luciano . Tenho amizade com todos os funcionários.


E o Phillipe Coutinho? Soube que tinha uma bela amizade com ele. Conte para o torcedor vascaínos alguns momentos engraçados ao lado dele.


Pô, momentos tive muitos e engraçados. Ele desde quando cheguei sempre me acolheu muito bem. A família dele sempre me dava conselhos bons , estávamos sempre juntos brincando, rindo a beça. Só tive momentos bons com ele e com a família dele. Pra mim, eles são como uma minha família.


Carlos Alberto, Felipe, Ramón, Fernando Prass, Dedé, Zé Roberto, Eder Luis e Fagner; Esses são os jogadores tidos como referência hoje dentro do elenco vascaíno. Com base nisso te pergunto: Qual dos jogadores do elenco atual serve como espelho para você? Já teve contato com esse jogador? O que vocês conversaram?


Já sim. Carlos Alberto, Dedé e Zé Roberto. O Dedé um bom exemplo, não vinha jogando há algum tempo, mas sempre treinava forte, não deixava nunca a peteca cair. Hoje é um dos principais jogadores do Vasco. Mas esses outros também são exemplos, com certeza.



Dependendo do seu rendimento nos treinamentos e nas partidas dos juniores, você pode a qualquer momento receber uma chance nos profissionais. Foi assim com o seu amigo Diogo e com tantos outros que hoje fazem parte da equipe profissional do Vasco. Como base nisso te pergunto: Como você vem se preparando diariamente para receber essa oportunidade? Conte para a torcida como é o dia-a-dia de um jogador dos juniores do Vasco.


Dependemos de como a gente vem atuando pelo juniores. Temos que está sempre preparado, porque a qualquer momento pode acontecer isso que aconteceu com Diogo. Basta tá bem e esperar uma oportunidade. O segredo é treino e concentração.


O futebol, assim como a vida, é repleto de momentos alegres e de momentos tristes. Com base nisso te pergunto: Qual o melhor e o pior momento da tua trajetória como jogador? Por qual motivo?


Acho que o pior momento no futebol é quando não estamos jogando, mas aí temos que ter muita força de vontade, muita dedicação, para poder mostrar que temos condições de jogar. E o melhor momento é quando você tá jogando, ganhando títulos e atingindo suas metas.


O que representa o Vasco, o clube que vem te dando a oportunidade de realizar seu sonho, hoje para você?

O Vasco para mim é como se fosse minha segunda casa. E por isso, se Deus quiser, irei dar muitas alegrias para a torcida vascaína.

Agora deixando um pouco de lado a sua carreira, gostaria que você falasse um pouco da equipe de juniores do Vasco. Como vem sendo a preparação para os Campeonatos que estão por vir e para os que vocês disputam no momento?

Olha a preparação nossa é sempre forte. Trabalhamos muito todos os dias: físico e técnico. Também treinamos na praia e realizamos muitos coletivos. Enfim, vem sendo uma preparação muito boa.


Por fim, abro esse espaço para você agradeça a quem quiser e para que mandes um recado para a imensa torcida vascaína.


Quero agradecer primeiramente a Deus, a minha família e a todos que me apoiaram e me apóiam até hoje. Para a torcida gostaria de dizer que enquanto eu estiver aqui no Vasco, honrarei essa camisa e sempre darei meu máximo para poder ajudar esse clube.


Nome: Washinton Tomaz Francisco

Data de Nascimento: 14/03/1992

Local de Nascimento: Três Corações-MG

Altura: 1,73 m

Peso: 62 kg

Twitter: @washintontomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário