28 novembro 2010

Pensando no futuro


O ano de 2010 pode não ter sido muito bom para o Clube de Regatas Vasco da Gama: sonhamos ser campeões do carioca, mas não conseguimos devido a um treinador ainda sem currículo ( Wagner Mancini), a “estrelas” como Dodô, que estava interessado em só finalizar as jogadas e em autopromoção, ao invés de dar ajuda efetiva ao time. Não se pode esquecer também das limitações do Titi, que fazia qualquer torcedor do Vasco ter um “ataque do coração” a cada 5 minutos .

A Copa do Brasil não foi muito diferente: mais uma vez tivemos o Vitória pelo caminho e, graças à fraqueza da nossa zaga, que permitiu que o time Baiano abrisse 2 a 0 em Salvador, a vaga quase foi para o espaço, já no primeiro jogo.

No jogo de volta fizemos 1 a 0, mas aconteceu o lance do pênalti,cometido pelo NIlton: era melhor ter deixado o atacante do Vitória fazer o gol, e não cometer a penalidade máxima, pois assim evitaria a sua expulsão, ainda no primeiro tempo. Para piorar, no final do jogo, o juiz errou ao não expulsar o goleiro Viáfara, do Vitoria, aos 30 do 2ª tempo. Afinal, no momento em que foi cometida a penalidade máxima, o atacante do Vasco que a sofreu tinha “ clara e manifesta possibilidade de fazer o gol” . Depois de uma dessas, é de se perguntar ao leitor: Por quê o Juiz utilizou dois pesos e duas medidas ?

Começamos extremamente mal o Campeonato Brasileiro,: a zaga falhava,e Fernando Prass, nosso ótimo goleiro, vivia tendo que fazer milagre; o meio de campo parecia anulado e dependíamos do talento de um jogador de 17 anos - Philippe Coutinho - que tentava carregar o time nas costas. Não era tarefa fácil, ainda mais que o forte do “ astro” Dodô não é o “trabalho em equipe” , mas somente a finalização das jogadas.

Durante a pausa para a Copa do Mundo, bons ventos sopraram em São Januário: a vinda do PC Gusmão, que até então vinha treinando o Ceará, acabou sendo um divisor de águas nesse ano . Acabou descobrindo um grande zagueiro, Dedé: quando entrou no time titular, nunca mais saiu. Junto com o PC Gusmão, chegaram também, jogadores experientes como Zé Roberto, o “maestro” Felipe e Eder Luis que deram outra “cara” ao time do Vasco. Tanto assim que, rapidamente, saiu das últimas colocações para uma situação intermediária na Tabela que lhe valeu uma vaga para a SulAmericana em 2011.

Mas o mais importante nesse final de ano não ocorreu dentro do campo, mas sim fora dele: foi a vitória da estrutura profissional , graças à permanência do diretor de futebol, Rodrigo Caetano. Certamente, essa foi a melhor coisa que a atual Diretoria poderia fazer para começar bem o ano de 2011. Afinal todos sabem a importância que ele tem dentro do Vasco da Gama.

Foi preciso ter muita paciência nessa renovação, mas a torcida resolveu se mexer e ajudou na renovação tão esperada, desmentindo as versões que davam como “certa” sua transferência ora para o Grêmio, ora para o Fluminense. Obrigado aos torcedores que assinaram o documento pedindo a permanência dele no Clube: o Vasco vai começar muito mais forte em 2011!
Até o próximo domingo

Elisa De vicq de Souza Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário