15 maio 2011

Estamos a quatro passos paraiso


O Vasco tem uma chance de ouro para voltar à Copa Libertadores. Não temos culpa se os times de maior expressão que disputaram a Copa do Brasil, não conseguiram eliminar times que podem ser considerados menores, como por exemplo, o São Paulo que foi eliminado pelo Avaí. Não desmerecendo nenhum dos outros três times que chegaram até aqui, mas francamente somos os favoritos e é ai que mora o problema. Quando o Vasco depende só dele, em alguns casos acaba perdendo. Já tivemos vários outros casos em Copas do Brasil passadas que times bem inferiores de torcida acabaram ganhando de outros com uma torcida infinitamente maior. Sendo assim , a torcida vai ter que ter muita paciência com o time nesses próximos jogos. Sei que estamos há exatamente 9 anos sem um grande título mas temos que ter muita calma. Não podemos em hipótese alguma vaiar o time do Vasco nesses jogos, nem que esteja perdendo por 2 X 0, temos sim é que apoiar time neste momento. Aliás falando em apoiar, a torcida do Vasco provou mais uma vez a sua força na última 5ª feira. O horário do jogo era terrível, mas mesmo assim, quase 22 mil guerreiros compareceram a São Januário para apoiar o time. Dizem que eram tantos torcedores que conseguimos parar a Avenida Brasil na ida para o estádio, e praticamente parar a ponte Rio – Niterói, após o jogo onde alguns torcedores do Vasco promoveram um “buzinaço”.
Mas falando sério, fizemos um primeiro tempo bem razoável e um segundo tempo ridículo. Permitimos que o Atlético Paranaense, que não é um grande time, deitasse e rolasse, perdemos uma infinidade de gols e por incrível que pareça, o Rômulo fez muita falta, não só na parte defensiva como também na parte ofensiva. O goleiro do Vasco, Fernando Prass em alguns momentos pareceu nervoso, alternou defesas fantásticas com saídas de gol péssimas e por muito pouco o Vasco não perdeu o jogo . Temos muito que melhorar. O Vasco vem tendo muitos problemas na lateral esquerda. O titular Ramon vive a sua pior fase no Vasco, vai bem no ataque, péssimo na defesa , cometendo faltas infantis e sendo expulso nos momentos em que o Vasco mais precisa dele. Seu reserva Marcio Careca provou no último jogo que consegue ser pior do que o Ramon. Ainda me pergunto o motivo de ele ter sido escalado, a lateral esquerda parecia uma grande avenida . A zaga começou mal, mas terminou de forma brilhante. Dedé se mostrou um pouco nervoso no inicio do jogo, mas com o passar do tempo mostrou o futebol que todos nós conhecemos. Anderson Martins vem provando, cada dia mais, que merece vestir a camisa do gigante da colina e se encaixou perfeitamente com o futebol do Dedé e eles não tem culpa se o Prass não está em uma fase excelente. Aconteceu um milagre em São Januário, depois dessa atuação. O lateral direito Fagner vai ter que se esforçar muito para recuperar a posição. Allan que teve que quebrar um galho na lateral direita, acabou dando certo e pode em alguns momentos ser mais produtivo que o próprio Fagner. Allan fez uma partida tecnicamente perfeita e depois de mais essa atuação eu duvido que ele volte a atuar como volante e acho que ele achou sua real posição.
Sobre os volantes do Vasco só tenho uma coisa a dizer: perigo, perigo, perigo. Sei que foi uma situação inesperada e que ninguém esperava que o Rômulo desfalcasse o time no jogo de 5ª feira, no primeiro jogo contra o Avaí. Mas por outro lado ficou definitivamente provado que não existe a menor possibilidade do Eduardo Costa, que só sabe fazer falta e ser suspenso, jogar junto com o Felipe Bastos. O Eduardo Costa comete algumas falhas e o Felipe Bastos quando joga com o ele acaba sendo obrigado a ficar mais preso na marcação sem poder ajudar tanto na armação. Nossa dupla de armadores não teve uma atuação nada brilhante e jogou bem abaixo do esperado. Bernardo, apesar da idade, tentou provar para a torcida do Vasco de todas as formas que pode ser titular. Ele está começando a voltar a render o que rendia a algumas rodadas. Falando em rendimento o camisa 6 do Vasco não rendeu nada na armação , e pior, o gol do Atlético Paranaense começou quando ele perdeu a bola para o meio de campo Paulo Baier. O jogador do Atlético tocou para o atacante Madson e este cruzou para o gol do Argentino Nieto e a zaga do Vasco só olhou. Chegou à hora de falar do ataque ou tentativa de ataque: Eder Luis jogou bem, tentou, ele não teve culpa alguma, mas não tem como ele formar uma dupla de ataque com o camisa 10 do Vasco - Diego Souza. Penso que em uma próxima ocasião, o treinador do time da Colina não deveria pensar na hipótese de colocá-lo no ataque, simplesmente porque ele não esta conseguindo jogar. Ele rendeu bem melhor no jogo de ida no Paraná quando jogou no meio de campo. Sobre o outro atacante teremos uma briga boa, uma bela dor de cabeça para o técnico do Vasco. Ele terá que escolher entre Alecssandro que pode fazer lindos gols, mas é um pouquinho lento e não tão carismático, mas pelo menos faz gol e o atacante Elton, também conhecido como salvador da pátria. Posso não gostar muito do futebol dele, mas em algumas situações ele é o atacante ideal para o Vasco. A partir desse momento o Elton pode ser considerado uma bela sombra para o titular, mas mesmo assim ainda prefiro o 1º.
Por hoje é só. Nós, torcedores nos comprometemos a apoiar incondicionalmente o time do Vasco até o final. Espero que no final nós sejamos coroados com o titulo inédito da Copa do Brasil. Precisamos de um grande título, estamos há nove anos sem conquistar nenhum título importante. O Vasco é grande, e todo grande time tem que estar sempre participando da Copa Libertadores, campeonato onde espero que o Vasco esteja no ano que vem. E lembrem-se torcedores, jogadores, comissão técnica faltam apenas 4 jogos- 360 minutos- para voltar para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído, o lugar dos campeões. Acredito fielmente que dos quatro o Vasco é o grande favorito e espero que a minha previsão dê certo.
Até o próximo domingo,
Elisa de Vicq de Souza Dantas

Um comentário:

  1. Amigos Vascaínos é isso aí. Vamos apoiar de forma incondicional o GIGANTÃO DA COLINA, sem vaias e acima de tudo muita paciência pois se trata de uma competição eliminatória e, apesar de sermos o único Clube Grande na competição é preciso atenção redobrada, marcação por pressão e precisão nos passes e principalmente nas conclusões. Espero grande jogo do Felipe e que os atacantes melhorem a pontaria, principalmente o seu Éder Luís que perde gols inacreditáveis e que nos custou a perda do Estadual. Portanto será fundamental fazer o maior número de gols aqui em casa, com apoio do torcedor e se possível evitar levar gols.
    VASCO BI CAMPEÃO DO MUNDO 53-57 e CAMPEÃO MUNDIAL FIFA 2011 FUTEBOL DE AREIA!!!

    ResponderExcluir