01 julho 2011

Considerações sobre o 'Trem-Bala'

http://www.netvasco.com.br/news/noticias16/arquivos/20110610-1612-1-trem-bala-da-colina.jpg

O Vasco conquistou recentemente a Copa do Brasil de forma merecida, mas se engana quem pensa que o Gigante da Colina não precisa de ajustes. O início do cruzmaltino no Campeonato Brasileiro, apesar de ser o melhor do clube na era dos pontos corridos, deixa claro que o técnico Ricardo Gomes terá muito trabalho para armar a equipe. Com deficiências nas laterais e no ataque, que desde a conquista em Curitiba não sabe o que é balançar as redes, o clube de São Januário terá que se reforçar caso queira brigar pelo título da mais importante competição nacional.

Partindo da idéia de que o time titular do Vasco deverá contar com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins, Ramon, Eduardo Costa, Juninho, Felipe, Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro, podemos chegar a conclusão de que o miolo de zaga e o meio-campo são os setores mais fortes do cruzmaltino. Apesar das falhas nos últimos, Dedé, eleito o melhor zagueiro do Brasil em 2010, e Anderson Martins, jogador técnico e que possui um talento maior do que seu companheiro, passam tranquilidade e formam uma das melhores duplas defensivas do país.

No setor central, Juninho e Felipe serão os responsáveis por comandar o 'Trem-Bala', pois Diego Souza ainda não conseguiu embalar com a camisa do clube da cruz de malta e já vem sendo preterido por parte dos torcedores, que já pedem Bernardo no time titular. Ainda no meio, mas falando da parte defensiva, o Gigante da Colina conta com o ótimo garoto Romulo, com o regular Jumar, com o bom Fellipe Bastos, com o 'monstro' Nilton e com o talentoso Eduardo Costa, além do versátil Allan. Tais opções levam todos a crer que o Vasco está bem servido na posição volante.

O mesmo não se pode dizer da lateral-esquerda que hoje conta com o limitado Marcio Careca e com o afobado Ramon, que há meses não consegue executar o mesmo futebol dos tempos de Série B. Há quem diga que o jovem Diogo, do Juniores, pode ser o futuro dono da posição, mas o garoto ainda não engrenou com a camisa cruzmaltina. Tais fatos fazem do setor um dos mais carentes do atual elenco vascaíno, que para muitos ainda possui problemas na lateral-direita. Essa conta com o talentoso Fagner, grande destaque do clube na temporada de 2010, com o paraguaio Irrazábal, que por um motivo misterioso nunca entra em campo, e com o jovem Max, que ainda não foi testado na sua posição de origem.

O ataque é outro setor que deixa os vascaínos preocupados, pois nem Alecsandro e muito menos Elton conseguem se manter jogando em alto nível por muito tempo. O segundo ainda pode ter a desculpa da falta de sequência, fato de que o primeiro não pode reclamar. Apesar de ter sido um dos artilheiros da Copa do Brasil, o ex-jogador do Inter não vem agradando os torcedores e tampouco os críticos, que já sugerem ao Vasco a contratação de um novo centroavante. Se não bastasse a falta de regularidade de Alecsandro, o Gigante da Colina ainda sofre com a falta de reposição no setor, que além dos citados possui Eder Luis, grande nome do time nas últimas partidas, Leandro, Patric e Caíque. Os dois últimos pouco jogam e há quem diga que serão negociados em breve.

AS APOSTAS


Ciente das deficiências da equipe, que hoje possui elenco inferior ao de clubes como Santos, Cruzeiro, Internacional e Corinthians, a diretoria cruzmaltina já se mexe em busca de reforços. O nome do zagueiro Renato Silva, ex-São Paulo, vem sendo discutido e a pedido de Ricardo Gomes ele pode acertar em breve. Tal contratação acabaria com a falta de reposição para os zagueiros Anderson Martins e Dedé, já que nem Cesinha e muito menos Douglas e Fernando passam confiança.

http://www.tocnoticias.com.br/restrito/fotos/marlon.jpg

Para o meio, nenhum nome foi especulado e há quem afirme que o Gigante da Colina irá apostar nos jovens Marlone e Guilherme Costa, duas de suas maiores promessas para o futuro. Tal iniciativa agrada aos torcedores, que há tempos sonham com um camisa 10 formado na Colina histórica.

Por falar na excelente e linda história do Vasco, o fato do clube ter tido artilheiros como Edmundo, Romário, Roberto Dinamite, Valdir Bigode, Ademir de Menezes e Sorato, traz uma responsabilidade a mais e praticamente obriga a diretoria do clube a procurar um atleta capaz de honrar suas tradições. Um dos maiores artilheiros do Gigante, o presidente Roberto Dinamite já admitiu a busca por um novo camisa 9.

SUGESTÃO E OPINIÃO


- Para a lateral-esquerda vejo dois bons nomes no mercado nacional: Julinho (Avaí) e Ávine (Bahia). Em caso de abertura de negócio com o tricolor baiano por seu atual camisa 6, incluiria Carlos Alberto na negociação.

- Para a zaga, aprovo a contratação de Renato Silva. Apesar disso, acredito que ele não seja zagueiro para brigar por posição com Dedé ou Anderson Martins, mas sim apenas uma boa peça de reposição. Eu, repito EU, tentaria a contratação de Anderson Polga ou de Rafael Tóloi, pois ambos teriam condição de fazer sombra aos titulares.

- Acredito que o desempenho do quarto homem do meio-campo é fundamental para o funcionamento do atual esquema do Vasco. A prova disso pôde ser vista nas partidas em que Diego Souza brilhou. Na maioria delas, nosso clube foi muito bem. Por conta dessa irregularidade do nosso atual camisa 10, acredito que a diretoria poderia tentar a contratação de um novo jogador, que seja do nível ou melhor que o atual.

- Para o setor de ataque, apesar de muitos acharem improvável, eu apostaria no santista Keirrison. É um jogador que tem raízes vascaínas e que tem talento. É fato que ele teve uma passagem apagada pelo Santos, mas é jovem e tem futebol suficiente para se recuperar. Outros jogadores que tentaria mesmo achando improvável que sejam tentados é Ricardo Oliveira, Nilmar e Eduardo da Silva.

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/25AD/26B5/0125/AD38/C373/24C7/keirrison-m-20091220.jpg

- Ricardo Gomes nos deu o título da Copa do Brasil e foi fundamental para a nossa recuperação, mas não consigo ter confiança em seu trabalho. Ultimamente ele tem feito escolhas estranhas e preterido jogadores que podem mudar o panorama de uma partida, como Jéferson. Se não bastasse muito, nosso treinador demora muito para mexer no time. Não estou pedindo a saída dele, que isso BEM claro, apenas acredito que ele poderia rever essas posturas.

- Deixo meus parabéns para o amigo MC Charles, que lançou recentemente uma música em homenagem ao Juninho Pernambucano. O refrão já tá na boca da torcida: 'ÔÔÔÔ Juninho Abala. É o Reizinho que chegou pra comandar o Trem-Bala'.

- Se puderem passem no meu blog pessoal e confiram um pouco do meu trabalho: http://gregojr.blogspot.com/.

Abraços e Saudações Vascaínas


Carlos Gregório Junior-
@CarlosGregJr

Nenhum comentário:

Postar um comentário