18 julho 2011

Vencer, mas sem convencer.....

Nação Vascaína,

Chegamos ao fim da 10º rodada do Campeonato Brasileiro. Neste momento o nosso amado clube está com 17 pontos, na 5º posição do campeonato. São 10 jogos, com 05 vitórias, 03 derrotas e 02 empates. São 15 gols pró, contra 14 gols contra, ou seja, com o saldo positivo de 01 gol.

Tal situação nos coloca no melhor início do nosso clube na era dos pontos corridos. Mas, aqui entre nós, o nosso time está vencendo, mas não está convencendo!

Podemos constatar isso a partir da simples leitura dos últimos jogos.. O Vasco está tendo uma enorme dificuldade nas partidas, até mesmo nas vitórias contra times mais fracos, como Atlético-Go, Atlético-Pr. Sofremos para bater o Atlético-GO, sofremos com o empate na 3a rodada no final do jogo diante do Figueirense. Cedemos também outro empate totalmente bobo contra o Grêmio. Sofremos uma derrota para o Cruzeiro dentro de nossos domínios (que embora não seja um time fraco, estava em péssimo início de campeonato), perdemos para o Corinthians no Pacaembu (2x1 foi pouco diante do futebol que apresentamos lá), vencemos o Inter por 2x0, e agora sofremos para bater o Atlético-PR dentro de nosso Caldeirão.

Mas e porque mesmo demonstrando as vitórias eu digo que o nosso time não está convencendo? Simples: PORQUE O VASCO PODE MUITO MAIS DO QUE ISSO!

O primeiro ponto que podemos apontar como falho é o nosso setor defensivo. Todos nós sabemos que o Vasco hoje possui uma das melhores duplas de zagueiros, com Dedé e Anderson Martins cobrindo o setor. Porém, Em 10 rodadas sofremos 14 gols, o que não pode se admitir para um time que possui um setor defensivo tão forte como o nosso.

As laterais continuam com o mesmo problema de sempre. A lateral direita vem deixando a desejar, uma vez que Fágner não vem atuando bem nos jogos, sendo pouco efetivo. Na lateral esquerda nem preciso comentar. Se já estava ruim com Ramon (que agora está no Corinthians) e Marcio Careca, sem o Ramon então piorou mais ainda. Vamos torcer para que a chegada do Julinho (que estava no Avaí) possa reforçar esse setor.

Com a chegada do Juninho Pernambucano (que digno de passagem, é o melhor do Vasco disparado), a equipe ganha em qualidade técnica mas perde um pouco na proteção. Ricardo Gomes precisa achar uma forma de reforçar o setor, mas mantendo o Juninho em campo.

Felipe, Bernardo e Diego Souza, todos responsáveis pela criação, vem sendo ineficazes. O último então nem se fala, tanto é que Diego sequer vem iniciando os jogos como titular. Bernardo ganhou a vaga mas também não vem sendo muito efetivo. Felipe vem errando muitos passes, o que acaba prejudicando e muito a ofensividade da equipe, uma vez que geralmente as melhores jogadas iniciam com bons passes dele, em virtude da sua boa visão de jogo. Mas Felipe peca por querer centralizar sempre seus passes, o que já está mais que manjado pelos adversários, sendo fácilmente marcado.

E o nosso ataque... Esses então precisam de uma conversa séria para saber o que vem acontecendo. Alecsandro vinha de uma péssima fase, errando tudo que podia (não é porque ele fez dois gols ontem que vou deixar de falar). Eder Luis, com seu complexo de Ronaldinho Gaúcho, que sair driblando todo mundo, perde a bola com facilidade, além de perder gols absurdos. Se tem um jogador que é titular sempre no Inacreditável Futebol Clube, este é o Eder.

O time é bom, mas precisa de treino e reforços. E quando digo reforços, digo REFORÇOS! O clube precisa colocar em mente que em 2012 vai disputar a Libertadores da América, e o Vasco tem a obrigação de entrar pra lutar pelo título. O Vasco precisa contratar jogadores que sejam comprovadamente eficientes, e não simplesmente fazer "apostas" em nomes (alguns até desconhecidos.. QUEM É KIM????)!

Ricardo também precisa treinar variações no seu esquema tático, além de treinar jogadas ensaiadas. O Vasco ultimamente tem ficado muito "previsível" e isso não é nada bom.


Seleção Brasileira....Alguém esperava mais de uma seleção comandada por um técnico fraco, que coloca como o principal da sua equipe um garoto de 18 anos?#FORAMANO!Bom galera, vamos aguardar a próxima partida diante do Atlético-MG para ver como a equipe vai se portar.
Até a próxima semana..

Flávio Frotté
twitter: @flaviofrotte
e-mail: ffrotte@gmail.com

8 comentários:

  1. Realmente, o Vasco não tá convencendo, o que não é nada bom. Depois da Copa do Brasil, é como se fosse outra equipe.
    Ricardo vem insistindo na lesma, tartaruga do Alecsandro, que pra mim, deveria mudar de profissão e deixar a vaga pro Elton, que é infinitamente melhor que o Alecsandro.
    E os reforços precisam ser de alto nível, pois realmente, hoje ainda to me perguntando quem é esse Kim.

    Parabéns pela coluna Toddynho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido diversas críticas ao Felipe, na minha visão injustas. Primeiro porque se trata de um jogador ímpar no futebol brasileiro, mal posicionado no campo e ficando erradamamente com funções defensivas.
    A meu juízo, o Felipe é jogador a ser marcado e não cabe ao maestro ficar correndo atrás de atacantes e laterais adversários e fazendo cobertura ao Rídiculo Márcio Careca, e o RG precisa fazer um esquema em que tanto o Felipe quanto o Juninho, fiquem à vontade pra distribuir as jogadas, as invertidas de bola e os passes precisos e dribles que são peculiares a eles. Tem que acertar isso, pois vejo o Felipe marcando e o Alan e o Rômulo "criando", isso não existe!
    Quanto ao Alecsandro, não se trata de um craque mas na minha visão é muito mais jogador que o Élton disparado e não entendo por que sempre pedem a sua entrada no time devido àquele gol pela Copa do Brasil contra o Atlético PR.
    Saudações VASCAÍNAS!
    VASCO Bi Campeão Mundial 53-57, Campeão Mundial FIFA 2011 Futebol de Areia, Tri Campeão RIO-SÃO PAULO 58-66-99, Bi Campeão da Libertadores 48-98, Campeão Mercosul 2000, Tetra Campeão Brasileiro 74-89-97-2000, Campeão da Copa do Brasil 2011.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Gomes tem claramente uma implicância com Elton.
    Alecsandro pode até ser melhor jogador do que Elton, mas é visível que ele está numa péssima fase.
    Não acho justo deixar o cara apodrecer no banco, quando se percebe que ele está em melhor fase do que o atual titular.

    ResponderExcluir
  4. Flamengo tenta André, ex-santos....
    Fluminense contrata Sóbis e espera anunciar Martinuccio.
    Botafogo ainda tenta Diego, ex-santos.
    E o Vasco me traz Kim...

    honestamente, é pra chorar....

    ResponderExcluir
  5. Companheiro Revoltado, o Fluminense também trouxe Deco, tido como grande contratação, e o que ele fez com a camisa do flu ? Nada. Quer mais exemplos? Vamos lá, o Atlético-MG contratou em 2010 o própio Diego Souza, contratado com status de craque, e o que ele rendeu ? Nada (não que no Vasco ele tenha achado seu futebol dos tempos de palmeiras); Palmeiras trouxe o Vágner Love (antes de passar pelo Fla) tido como grande destaque e qual foi o retorno? Nenhum. Por outro lado...quem era Dédé a 2 anos atrás? Quem era Leandro Amaral antes do Vasco? Quem era Conca antes do Vasco? Eu mesmo nunca tinha visto nenhum deles jogarem antes, e tiveram seu relativo sucesso. Contratações de jogadores renomados podem dar certo ou não. Contratações de jogadores desconhecidos podem dar certo ou não. Eu como qualquer torcedor Vascaíno gostaria de ver um Nilmar no meu time, entre outros grandes jogadores, mas só porque a diretoria contrata um cara que eu nem conheço eu vou sair achando que o cara é o maior perna de pau do mundo, sem nem ao menos ter visto seu futebol. Digo novamente, queria que o meu Vascão trouxesse jogadores de ponta, pra melhorar ainda mais nosso bom time, mas só porque os que vem não são os jogadores dos sonhos eu não vou começar a cornetar sem o cara entrar em campo. Vou torcer pra dar certo, se não der, paciência, pelo menos uma chance eu dei.

    Um abraço a todos, Saudações Vascaínas

    ResponderExcluir
  6. Também acho que só dentro do campo teremos uma idéia do atacante Kim. Pior do que isso é a todo jogo do VASCO, a gente ter preocupação com goleiro. O que foi aquilo no jogo de sábado? Não é perseguição não, mas quem já teve goleiros de Seleção como o VASCO, não pode ficar tomando susto com esse cara. Faz defesas, até certo ponto difíceis e em outros lances se mostra um verdadeiro "mão de quiabo".
    VASCO CAMPEÃO DE TUDO!!!

    ResponderExcluir
  7. está rolando um abaixo assinado para pedir a expusão do Eurico Miranda do vasco. Assinem e repassem para todos seus amigos e amigas assinarem também.
    E fica aí o pedido: quem puder ajudar a divulgar em todas as redes de relacionamento possíveis aí está o link do abaixo assinado:

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2011N11855

    Saúdações Vascaínas.

    ResponderExcluir
  8. Abaixo assinado legal é o que tenta reconhecer o título mundial de 1957 no 1º TORNEIO DE PARIS, que está rolando na Internet e tem repercutido menos do que merecia.
    Esse movimento é que tem que ser amplamente divulgado e esquecer de uma vez por todas o nome do Ex-Dirigente, que já teve sua História mas agora é passado.
    VASCO CAMPEÃO DE TUDO!!!

    ResponderExcluir