01 janeiro 2008

RESPONSABILIDADE SOCIAL



Responsabilidade Social

Introdução

A história do Vasco nos mostra a preocupação permanente com o aspecto social. Desde a sua fundação, em 1898, o vascaíno orgulha-se do clube pelo pioneirismo, pela defesa intransigente dos menos favorecidos.

O Vasco, mais do que um celeiro de craques formados em suas divisões de base, é na realidade uma fábrica de "cidadãos". Para realizar essa tarefa é a única instituição brasileira que disputa, além do futebol profissional, mais 20 modalidades esportivas.

Crianças chegam a São Januário na sua fase de formação e recebem todo o apoio necessário para que um dia virem atletas e, mais do que isso, estejam preparadas para a vida, pois em não se realizando no esporte, com certeza, terão recebido toda uma formação necessária para buscarem outros caminhos.

É com o pensamento voltado para o lado da responsabilidade social que o Vasco montou e continua ampliando uma estrutura invejável. Este é o compromisso maior da Diretoria Vascaína.

Fábrica de Cidadãos

O Vasco já formou e continuará formando os seus craques. A estrutura magnífica de São Januário se assemelha a uma fábrica que não pára nunca, trabalha-se dia e noite. A Sede de São Januário conta com uma estrutura de primeiro mundo, acolhe ao todo 108 atletas residentes que contam com alimentação, apoio médico, odontológico, educacional e psicológico sem a necessidade de sair do clube.

A Pousada do Almirante oferece todo o conforto para os atletas que residem em suas dependências. Inaugurada no dia 5 de maio de 1987, a Pousada já hospedou moradores ilustres como Jardel, Carlos Germano, Geovani, Sony Anderson e, mais recentemente, Morais, dentre outros que começaram a carreira nas divisões de base do clube.

Atualmente, cerca de 50 garotos das categorias mirim, infantil e juvenil ocupam os alojamentos, além de 22 juniores. Dos 12 aos 18 anos, os atletas podem usufruir dos cuidados dos profissionais do futebol amador, que os cercam de carinho. Longe das famílias, os meninos têm tudo o que precisam e muito mais. Comida e roupa lavada, conforto, atenção, lazer e instrução. Na Pousada, podem utilizar a capela para fazer suas orações, estudar numa sala específica ou jogar vídeo-game com os companheiros. Mas, claro, a atividade principal é o futebol. Todos se dedicam aos treinos diários para retribuir em campo o que o Vasco vem fazendo por cada um deles.

O Vasco da Gama possui aproximadamente 100 núcleos espalhados por todo o Brasil, com aproximadamente 10.000 atletas cadastrados. Além disso a Escolinha do Almirante, de futebol de campo e salão, conta com cerca de 650 crianças inscritas.

Os atletas que residem em São Januário recebem todas as refeições com balanceamento nutricional: café da manhã, lanches, almoço, merenda escolar, jantar e ceia. Aqueles que estudam no Colégio Vasco da Gama têm todo esse custeio feito pelo Vasco.

No entanto, o clube foi mais além. Em 8 de março de 2004, entrou em funcionamento o Colégio Vasco da Gama, que se situa dentro de São Januário. Desta forma, a Colina Histórica se torna mais do que nunca fonte de cultura e aprendizado aos atletas do presente e Homens para o resto da vida.

A maioria dos alunos faz parte das equipes de futebol, futsal, remo, basquete e atletismo. Crianças a partir dos 10 anos, atletas federados pelo clube, residentes ou não, estão matriculadas nos cursos da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries dos ensinos médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A estrutura da escola é excelente. Em 6 salas, bibliotecas e auditório, 18 professores ministram as aulas em dois turnos para conciliar com os de treinos dos atletas. Laboratórios de informática e de ciência são uns dos projetos em pauta.

A diretoria teve também outros motivos para optar por uma escola em São Januário: segurança e bem-estar dos atletas. Os alunos precisavam deixar a sede para freqüentar escolas nas proximidades e, às vezes, voltavam à noite, gerando preocupação com a violência da cidade grande.

A primeira turma, formada em 2004, teve 21 alunos. Em 2005, 51 formandos passaram pelo tapete vermelho rumo ao diploma. Em 2006, o clube teve a honra de formar 26 alunos. Em 2007, há 170 alunos no Colégio Vasco da Gama, com previsão de 30 formaturas no final do ano.

Além da rotina diária, o clube e o Colégio Vasco da Gama se preocupam também em levar todo o tipo de informação a seus alunos. Debates e palestras são realizados constantemente, visando alertar aos jovens sobre temas como violência, saúde, entre outros.

Responsabilidade

O Serviço Social foi implantado no Vasco em 1986, mas a preocupação com a formação educacional de seus atletas já era notada desde 1977, quando a Associação de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP) fornecia bolsas de estudos e atendimentos de outras necessidades sociais. Com o fim dessa ajuda externa, o Vasco assumiu a responsabilidade financeira junto às escolas particulares, proporcionando a todos os atletas darem continuidade a seus estudos.

Esta postura do clube propicia a centenas de jovens, muitos chegando ainda crianças, todo o suporte para que um dia, como atletas ou não, se tornem algo muito mais importante, verdadeiros cidadãos.

Mais do que nunca a frase do Presidente Cyro Aranha continua viva "Enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal".

Instalações

Para o desenvolvimento deste Projeto Social, além das instalações tradicionais, como piscinas, campos de futebol, ginásios, quadras de tênis, o Vasco possui as seguintes instalações:

- Pousada do Almirante: acomodação para 48 atletas menores de 18 anos e 20 maiores de 18 anos;
- Restaurante do Amador: cerca de 7.800 refeições servidas por mês;
- Enfermaria;
- Consultório Odontológico;
- Consultório Médico;
- Sala de Musculação com aparelhagem de última geração;
- Banheiras de hidromassagem;
- Escolinha do Almirante (Futebol de Campo e Futsal): 650 atletas; e
- Complexo Poliesportivo João da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário