26 dezembro 2008

CONHEÇA UM POUCO AS DIVISÕES DE BASE DO VASCÃo

Em 2008 muitos jovens formados na colina tiveram oportunidades no time principal. Desses muitos garotos, alguns se deram bem e caíram nos braços da torcida e outros ficaram marcados negativamente pela má campanha do time durante o ano. veja a avaliação de cada um.

Rodrigo Antônio- Volante- Desde de 2007 treinando com o grupo profissional, Rodrigo é um desses casos em que o momento não favoreceu para o seu lançamento no futebol. Estreou no time profissional contra o Itabaiana durante um jogo da copa do brasil e a partir daí começou a ser um dos jogadores mais bem vistos no elenco, se não pela torcida, pelo treinador. Durante o ano muitos treinadores passaram por São Januário, e com todos que passaram por lá, sem exceção,Rodrigo foi titular. É muito elogiado dentro do clube, possui um grande poder de marcação, mais um coisa que precisa ser melhorada é sua saída de bola.Ao lado de Pablo,que foi negociado com o Zaragoza da Espanha, Rodrigo foi o coringa no elenco. Jogou de tudo, lateral direito, lateral esquerdo, líbero, zagueiro e na sua posição original de volante.Por isso, apesar de ter a grande rejeição da torcida vascaína, Rodrigo Antônio teve seu contrato renovado e ficará no clube até 2011, isso claro se algum time europeu não adquirir seu direitos federativos, por que esse menino tem talento e vai provar isso esse ano na série B.

Edú Pina- Lateral Esquerdo - Edú é um jogador muito bem visto dentro do clube, não pelo o que apresentou na equipe principal e sim pelo que vinha mostrando nas categorias de base. Com uma habilidade reconhecida e uma força física impressionante Edú não foi muito bem esse ano nos profissionais. Quem convive com o garoto sabe que ele pode render muito mais do que apresentou, mais precisa de um tempo de adaptação, que não foi possivel em 2008. É praticamente o mesmo caso do Rodrigo Antônio, teve o azar de pegar um time totalmente desarrumado e graças a isso não pode apresentar seu futebol. Mesmo com mais baixos do que altos momentos na temporada 2008, Edú Pina teve seu contrato renovado até o fim de 2011 e a aposta da diretoria e de todos que com ele trabalha para acabar de vez com a maldição da camisa 6 de São Januário, que desde da sáida de gilberto em 2001 não encontrou um substituto a altura.

Byro- Volante- Sofreu do mesmo problema dos citados acima, entrou no time no momento errado. Após se destacar na Copa São Paulo de 2008, Byro era muito aguardado pelos torcedores que assistiram a Copa São Paulo e viram que o garoto tem potencial. A tão esperada estréia foi em um jogo contra o Santos e não foi das melhores. Logo em sua estréia cometeu um pênalti e saiu de campo causando um má impressão na torcida vascaína que não o acompanhou na Copa São Paulo. Após essa partida, Byro não teve a chance de se redimir, sofreu um contusão e só voltará a jogar em 2009. Muitos torcedores vascaínos não sabem o potencial desse garoto. Byro é um jogador que possui um boa noção defensiva, sabe cobrir os zagueiros e sair jogando. Se for aproveitado corretamente vai trazer muitos benefícios para o Vasco no futuro, tanto dentro de campo como fora dele também.

Mateus- Volante - De todos que foram lançados em 2008, talvez seja o que mais agradou a torcida. Fez toda a torcida lembrar de Andrade, que fez sucesso no clube em 2006. Mateus é um jogador que apresenta uma boa saída de bola e um chute muito forte. Desde de 2007 treina com o grupo profissional e é bastante elogiado por seus colegas de trabalho. Apesar de ter uma boa técnica, Mateus deixou a desejar no poder de marcação e tem plena consciência disso, tanto é que já prometeu em 2009 treinar para melhorá-lo e assim se tornar um dos grandes volantes da história recente do Vasco. Junto com Souza teve seu contrato renovado até 2011 e a aposta da diretoria e de Dorival Junior para o Meio-Campo na serie B. O ano de 2009 para Mateus promete ser um ano em que ira se firmar de vez no time titular, é para isso que a torcida torce e espera que aconteça.

Souza- Volante- É um das maiores apostas para 2009, teve seu contrato renovado até 2011 e conta com a confiança da diretoria, da torcida e do novo treinador. Assim que chegou ao clube Dorival Junior já deixou o recado: " Conto com o Souza e com o Mateus para 2009, confio muito no futebol deles." Souza teve muito azar em 2008, quando ia se firmando como titular absoluto do time, sofreu um fratura no pé e só voltará a jogar em 2009. Tem uma boa saída de bola, sabe se posicionar na marcação e tem muita habilidade. Se destacou na Copa São Paulo 2008 e tem tudo para em 2009 cair de vez nas graças da torcida e trazer o Vasco de volta de onde nunca devia ter saído, a série A.

Bruno Gallo - Meia- É um dos jogadores mais elogiados do elenco cruzmaltino, pois arrebentou em todas as categorias da base vascaína, é um meia esquerda bastante habilidoso, tem um grande facilidade em passar pelos adversários. Estreou pelo profissional em um jogo da Copa do Brasil, contra o Itabaiana, mais graças a expulsão de Vílson teve que ser substituído aos 34 minutos do 1º tempo. Recentemente foi incorporado ao elenco profissional em definitivo e já em 2009 fará parte da Caravela que tentará trazer de volta nosso Vascão para a série A.

Alex Teixeira - Meia- É a maior aposta da diretoria e da torcida para 2009. Passou por todas as seleções de base brasileira e tem um multa rescisória no valor de 100 milhões de reais. Possui um grande habilidade, uma grande velocidade e principalmente, vontade de se um jogador reconhecido. Em 2008 alternou mais bons do que maus momentos, ao lado de Mateus e Mádson foi talvez um dos únicos destaques do time que caiu para a Série B. É o jogador mais cobiçado do elenco, Chelsea e Arsenal já tentaram levar o garoto, mais a diretoria segurou e espera que Alex Teixeira se transforme em 2009 em um craque,assim como Romário e Edmundo, revelados na Colina.

Alan Kardec- Atacante- "Um outro que sofreu e certamente é um atacante altamente promissor é o Alan Kardec. Agora, o Alan Kardec tem uma característica como jogador, em que o time tem de jogar para que ele possa jogar. O time tem de ter. determinada estrutura de jogo. Um time que não alçava uma bola, uma equipe que não alçava uma bola na grande área, como queria que um atacante com as características dele tivesse um bom desempenho? Era obrigado a voltar à intermediária para retomar o jogo, armar o jogo. Ora, isso não existe. Você ali contraria absolutamente as características do jogador. Ele, de alguma forma, foi sacrificado. No meu modo de entender, injustamente. Creio que ele vai ter uma nova oportunidade, uma oportunidade de restabelecer a sua auto-estima, crescer com o jogo dele e ser útil para nós" essa opinião do Mandarino diz tudo, é exatamente esse pensamento que a diretoria do vasco deve ter e a torcida também , pois o garoto tem talento e acredito que 2009 será o ano dele escrever seu nome em São Januário.

Eduardo- Lateral Direito- Chegou ao Vasco no ano de 2007 com status de grande revelação da Série B do ano anterior pelo CRB de Alagoas. Tem um potencial reconhecido pela maioria da comissão técnica vascaína. Depois de um 2007 apagado, Eduardo foi emprestado ao Duque de Caxias, onde no carioca de 2008 se destacou e ganhou nova oportunidade no Vasco. Talvez Eduardo tenha sido prejudicado pela falta de sequência de jogos, sempre que atuava era só 15 ou 30 minutos e na grande maioria improvisado na Ala esquerda, que não é a sua. Em 2009 Eduardo deverá receber mais oportunidades, pois potencial ele tem, o que falta é oportunidade para ele apresentar seu futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário