05 janeiro 2009

05/01/2009 - O DESPERTAR DE UM GIGANTE

Bem, enfim dia 5 de janeiro, início das atividades do futebol carioca para 2009, em especial, do nosso Vascão, que este ano começa fazendo uma pré temporada sensata, ao invés de disputar torneios milionários (apenas os organizadores ganham os tais milhões) pelo mundo, enquanto seus rivais se esforçam por uma melhor preparação nos campeonatos a serem disputados no Brasil. Esta falta de preparação nos levou ajudou a nos levar aos resultados que obtivemos no Campeonato Carioca 2008. Se fomos eliminados nas duas semifinais por disputas de pênaltis? Sim, mas poderíamos ter ganho os confrontos, certo? Só pra lembrar, 2008 começou oficialmente para nós com uma derrota para o Madureira...



Ainda naquele ano, que mais uma vez foi o ano do “quase” na Copa do Brasil, tivemos alguns bons jogos, mas apenas contra times de pequena expressão. Diante do Sport, sofremos vendo o time caindo na Ilha do Retiro por 2 a 0, e aqui no Rio, com uma festa que eu julgo uma das mais bonitas que eu já pude presenciar nesses meus 18 anos de Vasco, fomos eliminados nos pênaltis também, com uma cena que já era de costume de o torcedor vascaíno assistir, um pênalti perdido por Edmundo.



O ano foi passando, e então chegamos ao Campeonato Brasileiro, não vou falar aqui de mudanças na diretoria pois sinceramente não acho que isso tenha afetado de forma direta o time, então posso concluir que desde o início do campeonato tivemos um time apático, um dos piores elencos de todos os brasileiros disputados pelo Vasco (se não o pior). E sabe por quê? Porque o time Jogava sem vontade, sem raça, não se entregava em campo, com exceção de algumas poucas vezes. A falta de compromisso (em alguns casos até mesmo pelo fato de jogador já estar compromissado com outro clube para a temporada seguinte) e até mesmo de profissionalismo rendeu ao Vasco o pior dia de sua história, dia 07/12/2008. Nunca vou esquecer deste dia. Paguei 35 reais na mão de um vendedor “alternativo” (sim, um cambista, se os políticos deste país não são um exemplo, você acha que eu vou ser?), fiquei do lado de fora bebendo com os amigos aguardando o tal “abraço simbólico” marcado na comunidade do Vasco, mas não vi acontecendo, então entrei no estádio. Muita festa, muitas mentiras ditas por torcedores que se diziam estar acompanhando os outros jogos pelo rádio (quem foi que não cantou, ÔÔ, É SÓ GANHAR VASCOO....), muita luta e fé, para que o nosso grande amor, que o nosso primeiro amigo, não passasse por esta vergonha. Infelizmente, a realidade foi aparecendo com o primeiro gol do Vitória. No segundo tempo ainda houve luta, inclusive a torcida num belíssimo gesto se uniu, com todos dando as mãos e orando o Pai Nosso, seguido de palmas de toda a torcida. Mas o Senhor achou melhor para nós o rebaixamento. Tudo bem, meu lema sempre foi “Deus escreve certo por linhas tortas”. Decidi apoiar mais ainda meu time de lá pra cá, não é à toa que vim parar aqui, e estou redigindo este pequeno texto.


Voltando ao início do assunto, se por um lado o dia 07/12/2008 marcou a nossa queda, este dia 05/01/2009 marcará o levante de um gigante adormecido. Gostaria de pedir a todos que confiem nos reforços que estão chegando. Estou muito confiante no trabalho do técnico Dorival Jr. e acho que o time pode sim brigar por títulos. Na minha opinião, precisamos ainda de uma dupla de zaga, um lateral esquerdo, mais um volante, e ao menos um homem de referência no ataque. Mas acho que isso pode vir com o tempo. Este ano tudo está diferente, e o Vasco começa 2009 na série B, mas se comportando como um time grande, diferentemente do que vem ocorrendo nos últimos anos.

Finalizando, se for pra dizer uma frase à torcida vascaína, eu diria, “O sentimento não pode parar!”, mas, se pudesse apenas pedir uma pequena palavra, eu pediria a seguinte:

FÉ !

Feliz Vasco novo a todos os vascaínos ! Prometo que voltarei aqui diversas vezes em 2009 para comemorar grandes conquistas do nosso VASCÃO !

Abraços do amigo Alisson Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário