24 janeiro 2009

Guia dos 12 pequenos do Carioca

Conheçam aqui no Blog o Sentimento não Para, um pouco mais sobre os times de pequeno porte que irão disputar o campeonato carioca de 2009.

Essa matéria foi feita pelo amigo Matheus Mandy do site Futnet. É muito interessante, vale a pena conferir!

Americano
O time campista irá disputar a Carioca com a base de equipe que foi vice-campeã da Copa Rio, em 2008. O Americano ainda se manteve em atividade, pois os jogadores do clube foram todos emprestados ao São João da Barra, time da terceirona carioca. Além disso o clube trouxe alguns jogadores do Nova Iguaçu, campeão da Copa Rio no ano passado, entre eles o goleiro Diogo Silva, o meia Diego Salles e o atacante Éberson. Além disso, o ídolo Bráz retornou ao time, assim como os laterais Rondinelli e Ernani e o volante Kim. Quem chegou e se destacou na pré-temporada foi o atacante Kieza, que veio do futebol capixaba. O Cano entrará na competição para tentar vagas nas semi-finais, uma vez que já está garantido na Série D do Brasileiro.

Madureira
O tricolor suburbano espera nessa temporada repetir os sucessos dos anos anteriores: em 2006 a equipe foi vice-campeã do Campeonato Carioca, em 2007 foi vice-campeã da Taça Guanabara e em 2008, onde foi o melhor dos times de menor investimento. O time que disputou a Série C foi completamente reformulado. Somente o goleiro Renan e o volante Wágner estão mantidos. As contratações em destaque são as do meia Abedi, do zagueiro Ciro ex-Vasco, dos volantes Emerson ex-Grêmio e Victor ex-Vasco, dos meias Adriano Felício ex-Botafogo e do filho de Zico, Thiago Coimbra e dos atacantes Alex Alves ex-Botafogo, Jones ex-Macaé. Além disso o zagueiro Arthur, revelação da Série B do Carioca e o atacante Adão que estavam emprestados ao Aperibeense estão de volta ao clube. Também chegaram ao time, os zagueiros Alysson que foi revelado pelo Bahia e estava no futebol turco e Paulão que já passou por Vasco e São Paulo juntamente com os laterais Claudemir e Rogerinho que estavam disputando a Série B do Brasileiro pelo Paraná Clube e o atacante Júnior Amorim ex-CRB, que disputou o Carioca de 2007 pelo América.

Volta Redonda
Vice-Campeão estadual em 2005, o time do Volta Redonda vem bastante modificado com relação ao campeonato do ano passado, somente o goleiro Dida, olateral Júlio Cézar e o zagueiro Dedé ficaram. O time da Cidade do Aço se mexeu e acertou com o goleiro Donizeti que jogou pelo Brasiliense e pelo Gama, além do zagueiro Júnior Baiano que jogou a Copa do Mundo de 1998. Na lateral esquerda quem chega é Vanderson que fez um bom estadual ano passado pela Cabofriense, o atleta tinha vínculo com o Figueirense. O volante Tiago Costa que foi revelado pelo Botafogo e estava no Bangu e os atacantes Zambi ex-Nova Iguaçu e Jessé que jogou pelo Americano, Noroeste e Criciúma em 2008 também são caras novas no elenco. Da parceria com o Flamengo, vieram a dupla de Fernandos, o meia Fernandinho e o atacante Fernandão, que no ano passado foi destaque no América do Rio. A diretoria ainda dispensou o paraguaio Salinas, o visto de trabalho de jogador demorou para sair e a direção do clube o dispensou.

Friburguense
O time da região Serrana do estado manteve a base de sempre, com o goleiro Adriano, o zagueiro Sérgio Gomes e o atacante Ziquinha, este último foi destaque do Angra dos Reis na Campanha do time na Série B Estadual. Quem também está de volta ao clube, é o volante Roberto Júnior que estava emprestado ao Vasco. Outra cara conhecida do clube, é o atacante Gláucio que foi revelado pelo Botafogo. Além disso também retornaram ao clube, o lateral Crispim, e os meias Thiago Santos ex-Fluminense e Elan ex-Flamengo. Mas o Frizão sofreu um duro golpe na reta final da preparação, o lateral direito Éverton foi emprestado ao Flamengo.

Duque de Caxias
O time de Xerém começa o Carioca com boas perspectivas. O time subiu para a Segunda Divisão do Brasileirão, vislumbra um novo horizonte no estadual. A base da equipe foi mantida: o goleiro Borges, a dupla de zaga Tinoco ex-Fluminense e Tica, os volantes Cléber e Silva ex-Vasco, os meias Renatinho e Geovani ex-Vasco e Cruzeiro e os atacantes Dudu e Edvaldo ex-Botafogo. A equipe se reforçou com o atacante Deni e o volante Léo, que foram campeões da Copa do Brasil de 2006 pelo Flamengo, com os zagueiros Eduardo Teles do América Mineiro e Henrique do Ipatinga. O lateral esquerdo André Silva que foi campeão Brasileiro em 1995 pelo Botafogo também foi contratado, assim como volante Alberoni e o lateral direito Arílson ex-Fluminense, para o ataque o clube trouxe o atacante Anderson, que foi revelado pelo Vasco e estava no Lucena, da Espanha. Também ficaram para 2009, o meia João Rodrigo e os veteranos Marcelo Cardoso e Cadu.

Mesquita
O Tubarão da Baixada, se reforçou com nomes conhecidos para tentar fazer bonito em 2009. A equipe que quase foi rebaixada no ano passado trouxe jogadores com bagagem no futebol, como os volantes Maricá, Ives e Haroldo, ambos com passagem pelo Vasco. Para o lado esquerdo o time trouxe Nil ex-Friburguense e Guarani para a lateral e o veterano Esquerdinha ex-Botafogo e São Caetano para o meio. Na zaga quem defenderá o time serão Alemão ex-Botafogo e Volta Redonda e Alex Braz que jogou a Série B pelo Ceará. Para volantes também chegaram Argeu ex-América do Rio e Rocha ex-Flamengo. Para o setor ofensivo o atacante Gleisson Freire que estava no exterior, o também atacante André Jerônimo que defendeu o Ceará no ano passado e o meia-atacante Renan que foi revelado pelo Fluminense e estava no Volta Redonda chegaram. O atacante Leandro Netto retornou após empréstimo ao Brasiliense, quem será o titular do gol será Marcelo Leite, revelado pelo Flamengo e que estava no Sendas.

Cabofriense
O camarão da região dos lagos vem para o campeonato de 2009 com um time muito jovem, os mais experientes são o lateral Neném que estava emprestado ao Aperibeense e o volante Marcos Marins que estava emprestado ao Silva Jardim. Da parceria que o clube tem com o Cruzeiro, vieram o goleiro Flávio Henrique que jogou a Série B pelo Marília, o volante Ênio, o zagueiro Simões, que foi revelado no Botafogo e os atacantes Fabinho e Anselmo Ramón. A equipe também trouxe um atacante estrangeiro, o paraguaio Federíco Martínez. Além disso o zagueiro Demerson que estava no Goytacaz e os volantes Da Silva e Felipe Dias, ambos ex-Flamengo também irão defender o time de Cabo Frio. Mas os principais destaques são os do meia Ernane, que jogou no Bahia e no Vasco e o lateral direito Valdir, eleito craque da Série B do Carioca, onde atuou pelo Bangu. Quem também está de volta, é o atacante Wesley Pipico, que estava emprestado ao CFZ.

Macaé
O Macaé Esporte Futebol Clube se reforçou bastante para o seu segundo campeonato na elite do estado. Dos jogadores do ano passado ficaram os goleiros Lugão e Rerysson, os volantes Otávio, Dos Santos, André Gomes e o camaronês Steve, além do atacante Osmar ex-Fluminense. Para a lateral esquerda o time trouxe Éverton que foi revelado pelo Madureira e estava no Brasiliense e conta com o retorno do Bill, que estava emprestado ao Goytacaz. Na zaga a equipe terá a volta de André, que estava emprestado ao Vasco. No ataque, o time alvi-anil contará com Jackson que foi revelado pelo Flamengo e na lateral direita terá Chiquinho, que surgiu no Vasco e estava no Marília. Apesar de dois goleiros remanescentes, o time contratou outro arqueiro, Darci que estava no Bahia. No meio campo vieram Carlos Alberto, que teve excelente passagem pelo Friburguense, Marciel que revelou-se no Fluminense e estava na Turaquia, e Marciano que já jogou no Coritiba e estava no futebol cearense. Ainda chegaram ao clube, o meia Gláuber ex-Botafogo e os atacantes Roma ex-Flamengo, Léo Santos ex-Juventude e Bangu e Léo Macaé ex-Vasco.

Bangu
Após quatro anos na segundona do Rio de Janeiro, o Bangu está de volta a elite com um único pensamento: se manter na Série A. Para o gol, veio Thiago Eller, irmão de Fabiano Eller e que estava no Bacabal, do Maranhão. A equipe conseguiu manter alguns jogadores do título da Série B Carioca, como o atacante Bruno Luiz, o volante Gleisson ex-Figueirense e o ala Michel. A equipe tem dois reforços conhecidos do futebol carioca, o zagueiro Ajala ex-Mesquita e Nova Iguaçu e o atacante Leandro Assumpção, artilheiro da Série B local no ano passado pelo Olaria e que já tem passagens por Madureira e Flamengo. A principal contratação do clube foi a do volante Douglas Silva ex-Flamengo e Grêmio, o atleta foi revelado no clube e acertou sua volta para a disputa do Carioca por carinho ao Bangu. A equipe ainda espera fechar a contratação do volante Marcão ex-Fluminense e que estava no CFZ.

Boavista
O time de Bacaxá tentará se classificar para a Série D do Brasileiro e quem sabe conseguir o acesso para a Série C do Brasileiro. Para isso o clube manteve os goleiros Erivélton e Silvio Luiz, além de contratar Vinicius do Criciúma. Os jogadores emprestados também retornaram, casos do zagueiro Bruno Costa, dos laterais Flavinho e Paulo Rodrigues, do volante Thiaguinho e do meia Rodrigo Beckham. Alguns jogadores conhecidos também chegaram, casos dos campeões brasileiros de 2001 pelo Atlético-PR, Cocito e Gustavo. Além disso chegaram ao clube, o lateral Joaquim ex-Botafogo, o zagueiro Anderson Luiz ex-Flamengo e Bangu, o volante Rogério Rios ex-Bahia e o zagueiro Pessanha, que estava no Internacional. Os destaques do time são o meia Têti ex-Vasco e Botafogo e o zagueiro Santiago ex-América do Rio e que estava no futebol do Distrito Federal. Além disso o atacante Felipe Adão ex-Botafogo será mais um reforço para o ataque, que também tem Édson Di, Fábio Saci e Roberto Santos. O volante Mancuso ex-Cruzeiro e Ceará e o lateral esquerdo Hamilton ex-Botafogo e Náutico completam o elenco do time alvi-verde.

Resende
O time do sul-fluminense manteve muitos jogadores da boa campanha de 2008, como os laterais Bruno Leite ex-Vasco e Marquinhos ex-Fluminense e Botafogo, os volantes Leozinho, Márcio Gomes ex-Botafogo e Naílton, além do atacante Bruno Reis ex-Fluminense. Além disso a equipe se reforçou com o atacante Hiroshi, que foi campeão da Série B Carioca pelo Bangu no ano passado, aliás o ataque também conta com outros dois reforços bem conhecidos: o atacante Bruno Meneghel ex-Vasco e que estava no Bahia e o tetra-campeão mundial com a seleção brasileira, Viola. Ainda chegaram duas figurinhas carimbadas do futebol carioca, o zagueiro Fabão e o meia Fabiano Silva. Quem tomará conta da meta alvi-negra, será Cléber Moura ex-Madureira e que foi campeão com o Bangu na Série B no ano passado. A equipe contará também com muitos jovens promovidos das categorias de base, o técnico Roy terá um time muito jovem a sua disposição.

Tigres do Brasil
O caçulinha dos 16 times da elite estadual terá como objetivo se manter na primeira divisão nessa temporada de estréia. Para isso manteve o goleiro Marcos Paulo, o meia Clayton ex-Ceará, o zagueiro Aílson ex-Volta Redonda e o lateral Oziel, que já jogou no Botafogo e no Paysandu. No meio campo, outro jogador de destaque é o veterano meia Yan, que estava no Bacabal, do Maranhão e já jogou por Flamengo e Fluminense. O trio de atacantes do elenco será formado por Gilcimar Prego, campeão da Copa Rio pelo Nova Iguaçu, além do jovem Paulo Krauss, que foi revelado pelo São Paulo e do interminável Sorato, campeão da Série A de 1989 pelo Vasco. O capitão do time, é o zagueiro Zé Carlos que já jogou no Atlético-MG, no futebol russo e foi revelado pelo Fluminense, além disso, o jogador foi rebaixado ano passado com o América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário