22 janeiro 2009

BOTAFOGO, FLAMENGO OU FLUMINENSE? QUEM SERÁ VICE?

VEJAM ABAIXO, COMO FLAMENGO, FLUMINENSE E BOTAFOGO VEM PARA O ESTADUAL DE 2009.

Comparem os elencos e digam o que acham.


OBS: VASCO É O TEMA DESSE BLOG, MAS NÃO PODEMOS IGNORAR O FUTEBOL DE MODO GERAL. SEM O FUTEBOL NÃO EXISTIRIA O VASCO!

VASCO DA GAMA É MINHA PAIXÃO!

Campeão Carioca 2009


Quem será o Vice- Campeão?


BOTAFOGO

Um novo Botafogo. É isso que o torcedor pode esperar do alvinegro carioca em 2009. A saída de 14 atletas, sendo 9 titulares, e a contratação de 12 jogadores decretaram o fim de vez da "era Cuca" e o verdadeiro início da "era Ney".
Ney Franco é um bom treinador e faz parte da boa nova safra de técnicos. Terá que começar um novo Botafogo, mas terá a chance de dar sua cara ao time. Perdeu jogadores importantes, como os zagueiros Renato Silva e André Luís, os volantes Túlio e Diguinho, o lateral Triguinho, o meia Zé Carlos, o maestro Lúcio Flávio e os atacantes Jorge Henrique e Wellington Paulista. Porém, desses, apenas Lúcio Flávio fará muita falta.

Para recompor o elenco, chegou quase um novo time: os zagueiros Wellington e Teco, do Cruzeiro, além do retorno de Juninho, que estava no São Paulo; os volantes Léo Silva, do Cruzeiro, Fahel, do Goiás, e Batista, destaque no Avaí; os meias Maicossuel, do Palmeiras, e Jean Carioca, do ABC-RN; e os atacantes Reinaldo, do JEF United e ex-Fla, Diego, do Nacional-PORT e ex-Cruzeiro, e Victor Simões, que estava na Coréia e jogou pelo Figueirense.

Com essas peças, o time deve ter o seguinte formato, no 4-4-2: Renan (Castillo), Alessandro, Teco, Juninho e Eduardo; Leandro Guerreiro, Fahel (Batista), Túlio Souza (Lucas Silva) e Maicosuel; Reinaldo e Victor Simões (Diego).

A equipe tem dois bons goleiros a disposição. Renan precisa de experiência, mas mostra ter um grande potencial. E Castillo, apesar de alguns erros, ganhou a confiança do torcedor. Na lateral-direita, Alessandro está mais maduro e terá a sombra de Thiaguinho, que fez um ótimo Brasileiro. Na zaga, Teco e Juninho, no papel, é uma dupla que pode ser ótima. Fecha a defesa o lateral-esquerdo Eduardo, que ainda precisa mostrar serviço com a camisa botafoguense.

Leandro Guerreiro tem a missão de ser o cão de guarda no meio-campo, e pode fazer isso. Ao seu lado, Batista ou Fahel ajuda na segurança e também na saída de bola. O volante vindo do Avaí pode ser um dos bons nomes desse time e merece muita atenção. E ainda tem Léo Silva para a posição. Na ligação, Túlio Souza e Lucas Silva brigam por uma vaga e pela chance que não tiveram em 2008. O novo camisa 10 será Maicossuel, o que não me anima muito. Tem velocidade e saída de jogo, mas não convenceu em uma grande equipe. É esperar pra ver.

No ataque, dois ótimos nomes. Reinaldo sabe fazer gol. Não é craque, matador, etc. Mas sabe balançar as redes. E ao seu lado um jogador forte e de velocidade: Victor Simões, que estava no futebol coreano. Para quem não lembra, o atacante se destacou no Figueirense em 2007 e pintou como grata revelação. No banco, um Diego louco para roubar a vaga de quem vacilar, além da promessa Laio.

Se esse Botafogo é melhor do que o da "era Cuca" só o tempo irá dizer. Ainda faltam algumas peças de confiança, como um lateral-esquerdo (que pode ser Léo, ex-Santos)e mais um meia (o nome especulado e muito perto é Renato, ex-Atlético-MG e Vasco). Porém, uma palavra pode definir esse grupo: operário. É desse jeito que veremos o Botafogo: saí o futebol bonito, e entra um futebol coletivo, tático e com muita disposição.

FLAMENGO

Um "novo-velho" Flamengo. Apenas três reforços, e com a base de 2009 mantida. A grande diferença está em Cuca. Um técnico sedento por tíulos e querendo espantar a fama de "pé-frio" ou de "bonzinho demais". O grande mal de início de temporada é achar que todo time precisa se reforçar. Logicamente que isso é bom e muitas vezes necessário. Mas, manter uma base pe melhor ainda.

Do time comandado por Caio Júnior, saíram o volante Jaílton, que foi pro Flu, eDiego Tardelli, para o Atlético-MG, entre outros menos importantes. Chegaram do Santo André o zagueiro Douglas, o volante Willians, além do meia Zé Roberto, ex-Botafogo e vindo do Schalke 04.

A chegada mais importante foi Cuca. Foi a melhor escolha, entre outros comentados. Se a diretoria e a torcida tiver paciência, veremos um Flamengo forte. A idéia do treinador é aproveitar a base formada por Caio Júnior e dar chance a alguns "esquecidos".

A formaçao tática ainda não está definida. O Fla 2009 pode vir num 3-5-2, com Bruno; Aírton (Douglas), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Kléberson, Ibson, Zé Roberto e Juan; Marcelinho e Obina. Ou no 4-4-2, com Willians no lugar de um zagueiro, provavelmente Aírton, e com Ibson jogando mais solto.

A defesa é forte. Bruno é ótimo goleiro. Muito "mala", mas é bom goleiro. Léo Moura e Juan foram os jogadores que comandaram o time em 2008. Quando eles funcionaram, o time foi bem. Falta apenas um poder maior de marcação para ambos. E a zaga é firme, segura e experiente. Só não posso opinar sobre Aírton ou Douglas como terceiro zagueiro.

O meio-campo é técnico, mas de pouca marcação. Se for no 3-5-2, Kléberson e Ibson vão dar uma saída de bola muito boa, mas sem muito poder de marcação. Willians, Toró ou Jonatas podem fazer isso, dando maior liberdade aos dois. E o 10 da equipe será Zé Roberto. É bom jogador, mas precisa ter a cabeça no lugar e querer ser atleta. Melhor que Marcelinho Paraíba ele é. Mas os dois podem formar uma dupla de ligação e com boa chegada ao ataque, caso Cuca jogue num 4-3-2-1.

Falando em ataque, eis o grande problema de Cuca. Obina é o xodó, mas não inspira confiança. Vandinho e Josiel precisam mostrar se tem potencial. O primeiro ainda me dá esperanças, mas o segundo nem tanto. Caso Marcelinho não queira ser mais atacante, será mais um problema para Cuca. Quem pode aparecer como surpresa é o ótimo garoto Everton, que veio do Paraná ano passado. É esperar para ver.

Ainda faltam peças, como bons reservas para os laterais e um bom atacante, alguém que chegue para definir. Fala-se em Mota, ex-Cruzeiro, no qual não vejo como solução. Também é preciso pensar um substituto para Ibson, que deve mesmo partir no meio do ano.

Com o que tem em mãos e com um bom atacante, veremos um bom Flamengo. Particularmente, eu espero um time jogando um futebol parecido com o apresentado no 5 a 2 sobre o Palmeiras, ano passado. Cuca tem capacidade para isso, mas a palavra-chave do Flamengo em 2009 é uma: paciência.

FLUMINENSE

O Fluminense é, sem dúvida, o time que melhor contratou até agora. Com isso, começa mais um ano com um dos melhores elencos do Brasil, junto ao São Paulo e ao Internacional. Assim, o torcedor tem grandes esperanças que 2009 pode ser um ano muito melhor que 2008. E olha que o ano passado foi até que bom.

É claro que o time perdeu peças importantes, todos titulares e que fizeram uma temporada muito boa pela equipe, principalmente na Libertadores. Porém, teve capacidade de repor pelo menos em mesmo nível. Outro ponto positivo foi a manutenção de René Simões. Treinador do tipo "paizão" e psicólogo, que conquistou a confiança do grupo e pode fazer muito mais nesse ano.


A debandada foi considerável. Saíram quatro dos cinco bons jogadores da equipe: o lateral-esquerdo Júnior César, o volante Arouca e o atacante Washington foram todos para o São Paulo; e Thiago Silva, um dos melhores zagueiros brasileiros, foi para o Milan. Além deles, saíram o zagueiro Roger, dispensado, o volante Ygor, para a Portuguesa, e o atacante Somãlia, que foi ao Náutico.

Porém, René e a diretoria trabalharam bem para reforçar o elenco. Foram 11 reforços: o lateral-direito Mariano, do Atlético-MG; os zagueiros Xandão, do Guarani, e Cássio, do Avaí; o lateral-esquerdo Leandro, do Palmeiras; os volantes Jaílton, do Flamengo, e Diguinho, do Botafogo; os meias Masquinho, do Figueirense, Leandro Domingues, do Cruzeiro, e Leandro Bonfim, do Vasco; e os atacantes Leandro Amaral, do Vasco, e Roger, do Sport. Só faltou um goleiro para ser um time. Todos boas peças que buscarão vaga no time titular.

Com tantas opções, o técnico René Simões pode atuar tanto no 4-4-2 como no 3-5-2, mas sem mudar os 11 titulares. Isso se deve a Jaílton, que pode fazer a função de terceiro zagueiro. O provável time é: Fernando Henrique; Wellington Monteiro, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Jaílton, Diguinho, Leandro Domingues e Conca; Leandro Amaral e Roger. Sem mistérios.

Fernando Henrique está em alta com a torcida, e merece isso. Já vinha atuando bem, mas algumas falhas deixavam o torcedor ressabiado. Em 2008, fechou o gol e a grande fase o fez titular absoluto do time. Na lateral-direita, Wellington Monteiro segue no time, mas não é nada demais. Mariano tem bom potencial e pode roubar a vaga. Na zaga, Luiz Alberto segue capitão e chefe do setor, e terá agora a companhia de Edcarlos, o que ainda não me pega. Xandão é uma grata revelação do Guarani e pode ganhar o espaço. Na esquerda, Leandro é, se não melhor, no mesmo nível que Júnior César, e vem crescendo nas últimas temporadas.

O Flu tem hoje um meio-campo que mescla pegada, qualidade e velocidade. Jaílton deve ser o homem de combate, podendo atuar também como terceiro zagueiro. Diguinho foi um dos melhores volantes do Brasileirão, sabe roubar bem a bola e sair com qualidade. E sobra Fabinho, que cresceu na mão do atual treinador. Mais a frente, Leandro Domingues tem velocidade e sabe conduzir bem a bola, mas é muito irregular. Já o argentino Dario Conca é muito bom jogador. Digo sempre que o grande problema do argentino é a falta de mídia, porque saber jogar como ninguém. Só precisa chamar mais o jogo para si. E esse pode ser o seu grande ano. E Tartá e Maicon, garotos de Xerém, merecem espaço.

No ataque, Leandro Amaral volta para tentar fazer o que não pode no ano passado e tem agora a missão de ser o nome do ataque tricolor. Só que, diferente de 2008, não tem ao lado grandes nomes como Dodô e Washington. Tem Roger, que chega do acordo para liberar Arouca ao São Paulo. Além dele, René tem Ciel (!) e Alan, ex-Londrina e que já surpreendeu nos treinos e pode ganhar mais chances esse ano. Mas ainda falta um atacante.

Esse é o Flu 2009. Ainda faltam peças para a lateral-direita, um zagueiro experiente, um meia mais regular para atuar junto com Conca e um atacante. Para o ataque, se fala em Fred, do Lyon. Seria excelente. Mesmo sem essas peças, eu vejo o Flu como grande favorito para o Carioca e como candidato para levar a Copa do Brasil. Olho no tricolor!


ESSA AVALIAÇÃO É DO GRANDE AMIGO RODRIGO GUTUZO, DO BLOG PITACOS DA BOLA

VALEU RODRIGO, AGORA TEMOS A CERTEZA QUE A DISPUTA PARA VICE SERÁ MUITO GRANDE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário