09 fevereiro 2009

ADEMIR DE MENEZES


Ademir de Menezes, o "queixada" é um dos maiores ídolo da história do nosso Vacão. Chegou ao vasco em 1942 vindo do Sport Recife e conquistou seis títulos pelo Vascão, sendo um deles o Sulamericano de 1948.

Ademir era um jogador insuperável nas arrancadas com a bola sob controle, chamadas de "rush", o artilheiro usava os dois pés para o arremate a gol e com uma característica muito especial, não tomava distância da bola, o que acabava por surpreender zagueiros e goleiros.

Foi titular absoluto da seleção brasileira, onde ocupava a posição de centroavante, tendo sido o artilheiro da Copa do Mundo de 1950, com oito gols. Ademir, ao marcar 35 gols em 41 partidas vestindo a camisa da seleção brasileira, ostenta uma das maiores médias de todos os tempos.

No primeiro Campeonato Estadual, disputado no Maracanã, o Vasco sagrou-se campeão com dois gols de Ademir contra o América (Vasco 2x1 América). Ficou conhecido, também, como o carrasco do Flamengo, no qual quase sempre marcava gols.


ADEMIR- O HOMEM QUE ACABOU COM A "PRAGA DO ARUBINHA"


Em 1944, o Vasco perdeu a decisão para o Flamengo, com um gol do argentino Valido que, até hoje, é colocado em suspeita- existe tese que ele teria se apoiado no zagueiro vascaíno Argemiro.

No entanto, o maior prejuízo foi moral, pois os jogadores começavam a acreditar que a "Praga do Arubinha" existia mesmo. O autor de tal feitiço teria sido um ponta do Andaraí, chamado Arubinha, que em 1937, após uma goleada de 12 a 0 do Vascão, teria enterrado um sapo sob um das traves São Januário. Segundo a praga, o Vasco passaria doze anos sem títulos.

Em 1942, quando veio do Sport Recife, Ademir de Menezes ja sabia da praga. Poucos ligavam, mas aquilo mexia com o elenco e mais ainda com Ademir, apelidade de "Queixada" por causa de seu queixo muito grande.

Liderando o Vasco, levou o time a uma campanha demolidora, vencendo todos os clássicos.

O próprio Ademir lembrou anos depois que o sapo de Arubinha foi "encontrado" em São Januário. Numa cerimônia festiva, os vascaínos jogaram o sapo ao mar, no final do campeonato, espantando para sempre e iniciando com bons fluídos um período de glórias do Expresso da VItória.

VÍDEO SOBRE A VIDA DE ADEMIR DE MENEZES


FICHA DE ADEMIR DE MENEZES


Nome: Ademir Marques de Menezes

Nascimento: 08/11/1922

Local
: Recife-PE

Morte:
11/05/1996

Local:
Rio de Janeiro-RJ

No Vasco:
de 1942 à 1945 e de 1948 à 1956

Jogos pelo Vasco: 392

Gols pelo Vasco: 301


Fontes de Pesquisa: Site Oficial do Vasco/Revista Meu Time dos Sonhos(2006)- Placar/ Série Grandes Clubes (2001)- Lance

2 comentários:

  1. Oi Jr! Tem um selo no meu blog pra vc!

    http://wwwjanineribeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog realmente!

    Saludos de Buenos Aires.

    ResponderExcluir