07 fevereiro 2009

DANILO- O PRÍNCIPE DE AÇO DO VASCÃO

Seu estilo tão clássico, imponente, ao conduzir a bola como se os adversários sequer existissem, logo lhe valeu o apelido de "Príncipe Danilo". Mas havia mais por trás desse volante inesquecível do Expresso da Vitória: era um símbolo de obstinação e recuperação.

Quando Danilo ainda estava jogando no América-RJ- clube ao qual sempre foi ligado, tendo sido técnico na década de 1970- um acidente quase o matou. Levado às pressas para o hospital, constatou-se que as duas pernas do craque estavam quebradas, e em 39 lugares. A volta seria difícil, quase impossível.

Lutando contra a lógica, Danilo voltou, e direto para o time do América. Mas era visível que aspernas ainda não estavam recuperadas do acidente, pois em muitos lances hesitava,e mancava um pocuo ao conduzir a bola.



Acabou emprestado ao clube Canto do Rio, de Niterói, por volta de 1939. Não ficaria muito tempo por lá. Logo o Vasco o encontraria e apostaria no seu futebol.

Como costuma acontecer com o Vasco até hoje, apostaram certo. Em pouco tempo, Danilo voltava a exibir o futebol elegante de sempre, com passes precisos e muita visão de jogo, sobrando tempo ainda para a maracação. Era jogador demais para um só. E ainda por cima, um homem de aço, recuperando-se de duas fraturas graves.


O céu era o limita na recuperação de Danilo Alvim. Jogando cada vez mais, ajudou o Vascão a conquistar o título do Sul-Americano de 1948, e no ano seguinte estaria na Seleção Brasileira de 1949, para ser campeão Sul-Americano de seleções.

Em 1950, esteve no grande time brasileiro que goleou a Espanha por 5 a 1,mas que perderia para o Uruguai na tragédia do Maracanã. Coisas da vida.



FICHA TÉCNICA DE DANILO ALVIM:

Nome: Danilo Alvim

Nascimento:
03/12/1920

Local:
Rio de Janeiro-RJ

Morte:
16/05/1996

No Vasco:
de 1939 a 1953

Títulos Pelo Vasco:
Cariocas de 1947/1949/1950/1952 e o Sul-Americano de 1948

Um comentário:

  1. Boa tarde carlos, já colaborando com o blog com a coluna visaõ de um, torcedor, solicito que o meu bliog tambem seja linkado no blogs parceiros. o nome do meu blog é vasco da gama, e o endereço é vascodagama.blogspot.com
    o blog o sentimento não para já esta lionkado lá ok
    abcs e vamos a vitoria amnanhã.
    O Sentimnento Não Pode Parar

    ResponderExcluir