24 fevereiro 2009

A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA PARA UM TIME DE FUTEBOL

A partir de hoje, o blog O SENTIMENTO NÃO PARA, falará sobre vários assuntos que as vezes passam despercebidos pelos torcedores, mas são determinantes para uma equipe em qualquer lugar no mundo.

PREPARAÇÃO FÍSICA

Bom, para que um clube alcance seus objetivos, é necessária a preparação física, principalmente no início de temporada, essa preparação é conhecida como pré-temporada.



A pré-temporada é a hora em que a comissão técnica tem o primeiro contato com o elenco no ano. É a hora dos jogadores recuperarem, não totalmente, a sua forma física após as férias. Muitas vezes, alguns jogadores não jogam há muitos meses, e precisam de um tempo maior para conseguir voltar a forma física, caso do Ronaldo, que não joga há mais de um ano e está fazendo um trabalho intensivo para recuperar a forma física e voltar aos gramados, principalmente nas academias de ginástica.



Muitos treinadores, realizam jogos-treinos com times das cidades que estão realizando a pré-temporada, para fazer a "parte final" da preparação durante a pré-temporada.



Após a pré-temporada, começam os campeonatos estaduais. Nas primeiras rodadas, os times grandes podem ser surpreendidos pelos pequenos, devido ao tempo menor para a pré-temporada, mas ao longo do campeonato, os times considerados grandes, vão adquirindo a forma física. Ai que entra a preparação física, nos primeiros treinos para o campeonato, é prioridade a preparação física, coisa que pode parecer inútil para alguns torcedores, mas é muito importante para os jogadores. Com a forma física alcançada, os times grandes dificilmente perdem pontos para os pequenos, já que a técnica e a qualidade dos jogadores prevalece.



Hoje em dia, vários clubes possuem aparelhos tecnológicos que axuiliam na preparação, moStrando dados sobre cada atleta, comparando seu rendimento com os demais do grupo e também com os seu últimos resultados, além de mostrar o que ele pode melhorar e como.


Alguns clubes no cenário futebolístico brasileiro, utilizam a praia para realizar treinamentos físicos mais "puxados", porque a areia força mais os músculos dos atletas. Por isso, não se assuste se encontrar seu ídolo treinando quando você for à praia.


Por isso, esse tempo vascaíno sem jogar será muito importante para que os jogadores fiquem mais preparados e entrem na Taça Rio voando.

É isso amigos, espero que tenham entendido a importância da preparação física para um time de futebol. Sem ela nenhum time vai a lugar nenhum.

S.V ~

Luís Barreiros

P.S: na próxima semana explicaremos a preparação psicológica

2 comentários:

  1. é mto importante msm leke

    se nao fosse vc acha q o maldini estaria jogando ainda?

    axo q nao

    ResponderExcluir
  2. mesmo com isso, o maldini não vem la essas coisas, a preparação ajuda, mas a idade é determinante para o rendimento

    ResponderExcluir