21 fevereiro 2009

Paulo Sérgio, Um Verdadeiro lateral....

POR: ALMIRANTE

BLOG DO ALMIRANTE



Se no início do ano passado você perguntasse a um Vascaíno, quais são os destaques da equipe, nove entre dez citariam Wagner Diniz. E naquele catado Vascaíno, ele de fato era peça de destaque. Mesmo com futebol limitado, o lateral era um verdadeiro trunfo da equipe, pois não havia nínguém melhor que ele para cavar penalidades. E nós fomos nos acostumando a isso, crendo que Wagner Diniz era um bom lateral por essa sua capacidade de cavar penâltis. Fomos nos esquecendo, por exemplo, que um lateral tem de ter alguma qualidade de cruzamento. Esquecemos que um lateral não pode ser apenas ofensivo, mas que também tem que fechar firme na defesa. E tudo isso porque ele sabia cavar penântis. Raras vezes ele conseguiu algo maior que um penâlti. A tônica de suas atuações variava, era penalti ou nada.


Mas esse ano, sem alarde, chegou Paulo Sérgio. O lateral chegava com um vice campeonato Brasileiro nas costas, e tinha a difícil missão de substituir o que nós críamos ser um bom lateral.Confesso que não conhecia seu futebol, mas lembro-me que quando ele chegou noticiaram que ele tería sido o jogador com melhor aproveitamento nos cruzamentos na série A. Pensei comigo mesmo: "Taí, uma coisa que o Wagner nunca soube fazer". Restava-nos comprovar se ele realmente possuía tão estimada habilidade. Felizmente não era boato. Com seus cruzamentos sempre venenosos, suas cobranças de falta e sua contagiante disposição, tanto para atacar e sobretudo para defender, vimos que tinhamos nos acostumado com muito pouco no nosso flanco direito. Agora que vímos o que é um lateral.


Paulo Sérgio, em pouco tempo, fez a torcida esquecer-se de Wagner Diniz.Dos 17 gols na temporada, Paulo sérgio participou diretamente de 5. Até agora foram 4 assistências, sendo 3 delas se valendo do seu principal atributo, o cruzamento de qualidade, e marcou 1 gol, cobrando precisamente uma falta. Além de eficiente no ataque, o lateral também se mostra um excelente defensor. Tão rápido quanto seu antecessor mas muito mais forte, ganha a maioria dos duelos pelo seu setor, sempre jogando sério como deve jogar-se lá atrás. Não que eu esteja cuspindo no prato que comi, mas agora sim temos um lateral.

Um comentário: