03 fevereiro 2009

Vai começar o campeonato Argentino

Hola! Que tal, nação brasileira. Esta coluna vai trazer para vocês todas às terças-feiras um resumo do que passou e do que estar por vir no mundo do futebol de nossos hermanos. Sou jornalista, autor do documentário “Estación La Boca: As cores da diferença”, sobre o bairro do Boca Juniors e autor do primeiro blog sobre Futebol Argentino.

Para quem não conhece, o campeonato argentino é dividido em dois semestres, e acompanha o calendário europeu. No segundo semestre do ano começa o Apertura, e no primeiro semestre tem início o Clausura.

No último Apertura, o campeão foi o Boca Juniors, em um disputadíssimo triangular final, mas o mais interessante do campeonato não foi o campeão, mas sim, o último colocado. O tão temido River Plate, campeão do último Clausura, terminou em último lugar e sem o seu técnico Diego Simeone.

Para este Clausura se espera um pouco mais da equipe, que nasceu vizinha ao Boca Juniors, mas hoje está em Nuñez. O River, dos grandes argentinos, foi o que mais se reforçou, com quatro jogadores e a ainda com um novo técnico, Nestor Gorosito. Ainda é aguardada a chegada de Ortega para reforçar a equipe.

O Clausura começa apenas neste sábado, com grandes expectativas, o Boca já foi campeão do Torneo de Verão, que terminou com o River nas últimas posições também. Resta saber como as equipes vão tratar o campeonato, já que a Libertadores está aí também.

Libertadores 2009

Amanhã o Estudiantes de La Plata recebe o Sporting Cristal pela partida de volta da pré-Libertadores. O primeiro jogo deu Sporting, 2 a 1, mas agora a equipe do Rei da Amércia, Juan Sebastian Verón, promete a virada. Uma vitória simples garante a equipe arge
ntina na fase de grupos.

Seleção Sub-20

Debaixo de uma chuva interminável, a seleção Sub-20, comandada por Checho Batista, campeão Olímpico de 2008, perdeu por 2 a 0 da seleção brasileira. Os gols foram de Alan Kardec e Giulino. A seleção albi-celeste ainda não engrenou e está em penúltimo lugar no hexagonal final (que classificará 4 equipes para o mundial da categoria no Egito.

No final da partida ainda aconteceu um desentendimento entre Franco Zuculini e Patrick, que culminou com os dois atletas expulsos.

Maradona

O técnico da seleção principal, diferentemente do treinador brasileiro, convocou ontem cinco jogadores que atuam na Argentina para o amistoso contra a França, no próximo dia 11. Boquense declarado, Maradona deixou de fora um dos maiores craques do futebol mundial da atualidade, Juan Román Riquelme, pois o jogador do Boca tem partida no domingo e não estaria apto a jogar na Terça no estádio do Velodromo na França.

Os convocados para a Seleção foram: Juan Pablo Carrizo (Lazio de Italia); Sergio Romero (AZ Alkmaar de Holanda); Javier Zanetti (Internazionale de Italia); Martin Demichelis (Bayern Munich de Alemania); Gabriel Heinze (Real Madrid de España); Daniel Díaz (Getafe de España); Nicolás Burdisso (Internazionale de Italia); Walter Samuel (Internazionale de Italia); Javier Mascherano (Liverpool de Inglaterra); Fernando Gago (Real Madrid de España); Maximiliano Rodríguez (Atlético de Madrid de España); Jonás Gutiérrez (Newcastle de Inglaterra); Luis González (Porto de Portugal); Lionel Messi (Barcelona de España); Sergio Agüero (Atlético de Madrid de España); Carlos Tévez (Manchester United de Inglaterra); Ezequiel Lavezzi (Napoli de Italia); Lisandro López (Porto de Portugal); Germán Denis (Napoli de Italia); Ángel Di María (Benfica de Portugal); Juan Sebastián Verón (Estudiantes de La Plata); Marcos Angeleri (Estudiantes de La Plata); Cristian Ledesma (San Lorenzo); Daniel Montenegro (Independiente); Emiliano Papa (Vélez Sársfield.


Não deixem de visitar o Blog Futebol Argentino e ficar por dentro do dia-a-dia do Futebol de Nossos Hermanos.

Saludos.
Wagner Bordin

14 comentários:

  1. eu, flamenguista, não vou falar muito
    o layout do blog é bom!
    HAHAHAHAHA
    amigos, amigos.. negócios a parte =p

    o TPM³ passou por aqui ;)
    http://www.tpm-3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Carlos.
    Acompanho seu blog e ele está se tornando cada vez mais completo. Sou Vascaíno, mas é muito legal saber o que está acontecendo no mundo da bola. Futebol Inglês e agora esta coluna muito legal também do Futebol Argentino. Parabéns, e que seu blog cresça cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Carlos.
    Acompanho seu blog e ele está se tornando cada vez mais completo. Sou Vascaíno, mas é muito legal saber o que está acontecendo no mundo da bola. Futebol Inglês e agora esta coluna muito legal também do Futebol Argentino. Parabéns, e que seu blog cresça cada vez mais.

    ResponderExcluir
  4. FAla ae, como o Larri falou ae em cima o layout é bo mmesmo, mas eu como flamenguista nem posso comentar muito!

    so espero q o vasco volte logo pra primeira, pq não vai ter graça so jogar estadual contra vc´s!

    parabens pelo blog e boa sorte meu chapa!

    abraços

    Mijei de Rir - Alegria e diversão!

    ResponderExcluir
  5. Olha eu por aqui novamente, vou dar uma olhada em outrso post :)

    ResponderExcluir
  6. Cada vez melhor, e crescendo cada vez mais...
    É isso Carlos.
    Muito legal mesmo, novo visual e novas colunas.
    Isso dá uma qualidade, pouco encontrada em outros blogs.
    Parabéns, e parabéns Wagner pela Coluna. Muito legal também.
    Agora o que vale é que o Alan Kardec marcou ontem e nós ganhamos da Argentina.

    ResponderExcluir
  7. Te indiquei a um selo!
    vai no meu blog depois pega-lo!


    www.o-despertador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. muito bom esse blog, cada vez mais informativ e com posts muito bem escritos, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Fala Carlos, o que achou do Post?
    Me de um feedback depois? Estou vendo que algumas pessoas gostaram. Fico feliz.
    Valeu pelo espaço
    Saludos hermano.

    ResponderExcluir
  10. mto bom o post wagner!

    parabens

    fiz parceria com dois blogs da argentina olha la nos meus blogs parceiros

    pra facilitar pra tu tb
    as noticias

    so q é em espanhol

    ResponderExcluir
  11. Eu vi...
    Valeu, eu acompanho bastante alguns blog de lá tb...
    Até a proxima semana, já com Informações da primeira rodada do Clausura...
    Saludos

    ResponderExcluir
  12. Com certeza cada vez melhor. Muito pouco tempo de vida, e um dos melhores blogs sobre o Vascão, e sobre futebol agora também. Diversas colunas, esta agora sobre futebol argentino. É bom Carlos, para nos mantermos atualizados sobre tudo. Parabéns...
    E Parabéns aos novos colunistas que estão mandando bem também

    ResponderExcluir