03 março 2009

CARLOS ALBERTO, O CAPITÃO QUE PRECISAVAMOS!

Desde da saída de Mauro Galvão em 2001, o Vasco está carente de um líder dentro do seu grupo. Líder esse que tem como principal função facilitar o contato do treinador com o grupo. Tanto em caso de divergências internas quanto em caso de reinvindicações do grupo. Em resumo, o capitão deve ser um jogador que se der bem com todo o grupo.

Romário, Edmundo e até mesmo Jorge Luís são exemplos de capitães recentes. Diferentemente de Carlos Alberto, os citados não tinham bom relacionamento com todo o grupo. Edmundo, por exemplo, não se dava bem com Leandro Bonfim e nem com Leandro Amaral, dois dos jogadores mais importantes do clube em 2008.

Já Romário, foi outro que não apresentou um perfil necessário de capitão. Diferentemente de Edmundo, o que prejudicava o baixinho era a ausência em treinos e em viagens do clube. Como será que reagiam os jogadores sabendo que o seu "líder" não estaria com eles? A quem iriam recorrer?

É por essas e outras que o capitão tem que se comprometer com o grupo, ou seja, ter a confiança e o respeito de cada jogador. Pode até ocorrer de um jogador não se dar bem com Carlos Alberto, mas, sem dúvida alguma, tem que haver um respeito para com ele, pois o lado pessoal não deve ser levado para o ambiente de um grupo.

Um exemplo da liderança de Carlos Alberto perante o grupo, aconteceu hoje após a expulsão de Nílton do treino. Após o fim do treino, Carlos Alberto se dirigiu a Nílton e teve um conversa bastante produtiva. No término dessa conversa o volante se dirigiu ao treinador e ao companheiro Edgar e pediu desculpas na frente de todo o grupo.

Atitude como essa de Carlos Alberto,que passam despercebidas diversas vezes, é a que deve ser seguida por todo capitão de um clube, pois se ele é capitão é para auxiliar o treinador em casos como este.

Parabéns ao Carlos Alberto e a o Técnico Dorival Junior, que escolheu o capitão certo para o Vasco!

Abraços, Saudações Vascaínas a todos

2 comentários: