A fundacao do clube
Na virada do seculo XIX, o remo era o esporte soberano no Rio de Janeiro, a capital da republica. No dia 21 de agosto de 1898, um grupo de 62 rapazes, na sua maioria, imigrantes portugueses, reunido numa sala da Sociedade Dramatica Filhos de Talma, no bairro da Saude, decidiu fundar uma associacao dedicada a pratica do remo. A ata de fundacao comeca com as seguintes palavras historicas:
"Aos 21 dias do mes de agosto de 1898, as 2:30 horas da tarde, reunidos na sala do predio da Rua da Saude numero 293 os senhores constantes do livro de presencas, assumiu a presidencia o Sr. Gaspar de Castro e depois de convidar para ocuparem as cadeiras de secretarios os senhores Virgilio Carvalho do Amaral como 1o. e Henrique Ferreira como 2o., declarou que a presente reuniao tinha o fito de fundar-se nesta Capital da Republica dos Estados Unidos do Brasil, uma associacao com o titulo de Club de Regatas Vasco da Gama (...)"
A ata de fundacao prossegue relatando o procedimento adotado para eleger a primeira diretoria do clube. Terminada a apuracao, foi eleito para presidente o comerciante Francisco Goncalves do Couto Junior, com 41 votos. A sessao terminou as 3:45 da tarde.
Dois meses mais tarde, em 24 de outubro, foi enviado o pedido de filiacao a Uniao Fluminense de Regatas.
A escolha do nome, pavilhao e emblema
Inspirados pelas celebracoes do quarto centenario da descoberta do caminho maritimo para as Indias, os fundadores da nova agremiacao lhe deram o nome de Club de Regatas Vasco da Gama, para cujo pavilhao foi escolhido o fundo preto, representando os mares ignotos do Oriente; atravessado por uma faixa branca, inicialmente horizontal, mas logo mudada para diagonal, representando a rota desbravada pelo almirante portugues; com uma Cruz de Malta no centro, simbolo ostentado pelas caravelas portuguesas da epoca da epoca dos "descobrimentos".
Em 1903, foi adotado um emblema circular que exibia uma caravela com a Cruz de Malta, e na decada de 20 foi criado o escudo atual, onde a caravela aparece no centro do fundo negro cortado pela diagonal branca, com as iniciais CR e VG entrelacadas, respectivamente, acima e abaixo da faixa diagonal.
O primeiro uniforme usado pelos remadores vascainos ja' tinha a faixa diagonal, porem na direcao oposta a faixa do uniforme dos dias de hoje. A Cruz de Malta ficava no centro, e nao no lado esquerdo do peito, conforme mostra esta ilustracao publicada no Jornal do Brasil de 20 de maio de 1902.
O simbolismo da Cruz de Malta
A guisa de curiosidade, vale mencionar o duplo erro de interpretacao que foi cometido na adocao da Cruz de Malta como simbolo do Vasco: o primeiro, heraldico; o segundo, historico. Segundo os manuais de heraldica, a cruz escolhida para o emblema do Vasco e' na realidade chamada de Cruz Patée, ou Pátea, segundo algumas traducoes. A Cruz de Malta possui um formato diferente, no qual cada um dos quatro bracos da cruz e' bifurcado. Mas o fato e' que o Estatuto do Clube sempre utilizou esta designacao para o simbolo que representa o Vasco. Por outro lado, nem uma nem outra cruz nada tem a ver com Portugal e sua historia, e muito menos com o navegador Vasco da Gama. A cruz que as suas naus portavam, assim como todas as caravelas portuguesas, era na realidade a Cruz de Cristo, instituida pelo Rei D. Diniz no seculo XIV, e que era outorgada aos navegadores lusos em reconhecimento aos seus feitos no alem-mar.
As primeiras sedes
Os primeiros socios do clube utilizavam uma garagem de barcos localizada na Travessa Maia, uma passagem que unia a Rua Santa Luzia, que ficava na beira da praia do mesmo nome, ao Boqueirao do Passeio. Havia tambem uma sede social num sobrado na Rua da Saude, em frente ao Largo da Imperatriz.
Um ano depois da sua fundacao, o clube quase acabou quando, devido a uma polemica em torno de uma possivel transferencia da sede para a Praia de Botafogo, o seu primeiro presidente, Francisco Goncalves do Couto Junior, renunciou e fundou o C.R. Guanabara, levando consigo a maioria dos associados, porem retornou `a presidencia do Vasco em 1901, depois de sanadas todas as divergencias. O clube nao so' sobreviveu, como estava destinado a glorias que seus fundadores nem nos seus sonhos mais delirantes poderiam vislumbrar.
Em 1900, o Vasco transferiu-se para sua primeira sede propria, um barracao na Ilha das Moças, mantendo porem seu espaco na garagem de Santa Luzia. Mas as reformas urbanas pelas quais passou a cidade do Rio de Janeiro durante o governo Rodrigues Alves modificaram radicalmente a orla maritima. A Ilha das Moças foi aterrada para a construcao do atual Cais do Porto e, em 1903, a sede vascaina foi transferida para a Travessa Maia numero 13, junto da garagem de barcos. Ainda devido `a modificacao da orla, em 1905, o Vasco e outros clubes nauticos foram realojados numa area na Ponta do Calabouço, onde ate' hoje o clube possui uma sede nautica.
Fonte: Mauro Prais
/+/ THE FEELING NOT STOP /+/José Guilherme
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