11 março 2009

LUÍS FABIANO, O CAMISA 09 DA SELEÇÃO BRASILEIRA



Bom amigos blogueiros, hoje continuaremos a nossa série JOGADORES DE FUTEBOL.

Dssa vez é com uma grande honra que apresento para vocês o craque Luís Fabiano, ou melhor, eu não, a nossa grande amiga Pam, São-Paulina e Fã nº 1 deste grande jogador, é quem passará para vocês a história de vida do camisa 9 da seleção brasileira.


Saudações Fabianistas, hoje publicação especial, estaremos contanto a história do Fabuloso no futebol, desde o ínicio de sua carreira até hoje nos campos espanhóis!!

LUIS FABIANO, DO "BURACANÃ" PARA O MUNDO

Luis Fabiano Clemente nasceu no dia 8 de novembro de 1980, no bairro de Jardim Proença, em Campinas. Poucos anos depois, nos campos de terra batida do mesmo bairro nasceria o artilheiro Luis Fabiano. Desde pequeno, o brinquedo preferido era a bola e a principal diversão estufar as redes adversárias. Os primeiros chutes foram dados em um campo de terra próximo a casa em que morava, conhecido como "Buracanã", que como o próprio nome sugere ficava em uma área rebaixada e fazia os garotos sonharem em um dia jogar no maior estádio do mundo.

De lá Luis Fabiano foi direto para os campos de várzea de Campinas onde atuou por equipes amadoras como Alvorecer e Arco-íris. As partidas do artilheiro eram sempre acompanhadas de perto pelo avô Benedito, o maior incentivador de sua carreira. Nesse período, Luis Fabiano curiosamente atuava em outra posição: a meia-direita.

Mas para se tornar um jogador profissional, Luis teve que superar algumas barreiras, que quase o fizeram desistir do sonho. Com apenas 14 anos, em sua primeira tentativa de se tornar profissional, foi dispensado da equipe infantil do Guarani. Triste, ficou sem jogar durante um ano. Nesse período pensou em desistir, mas, em 1995, surgiu juma nova oportunidade de voltar aos gramados por um convite de um amigo que jogava na equipe juvenil do Ituano. Luis Fabiano passou no teste e, um ano depois, transferiu-se para a Ponte Preta, realizando um sonho antigo do avô que era torcedor fanático da Macaca.

Na Ponte, Luis Fabiano teve um crescimento rápido: despontou na Copa São Paulo de Juniores de 1998, quando a Ponte Preta foi vice-campeã, perdendo do Internacional (RS) nos pênaltis. Sagrou-se vice-artilheiro da competição, com cinco gols, e foi eleito um dos destaques da Copa daquele ano. Ainda em 98, estreou pela equipe profissional da Macaca e transformou-se em um dos principais artilheiros da equipe. Participou da campanha que levou a Ponte de volta à 1ª divisão do Campeonato Paulista e do plantel que levou o time campineiro às finais do Campeonato Brasileiro de 1999. Permaneceu na Ponte até o ano de 2000, quando se transferiu para o Rennes da França.

Com apenas 19 anos de idade, Luis Fabiano ficou no clube francês por um semestre, mas não teve muitas oportunidades de atuar. Em 2001, apareceu a chance de voltar a jogar no Brasil. O São Paulo o contratou por empréstimo e Luis Fabiano realizou uma boa temporada. Logo no jogo de estréia como titular, contra o Botafogo, no Maracanã, marcou dois gols e ajudou a equipe a conquistar o título do Torneio Rio-São Paulo. No total, marcou 30 gols em 49 jogos em 2001, com média de 0,61 gol por jogo.

No primeiro semestre de 2002, o artilheiro voltou ao Rennes, que ainda detinha os seus direitos federativos, mas permaneceu por apenas seis meses, pois na segunda metade do ano foi contratado em definitivo pelo São Paulo Futebol Clube.

Nova fase
O Campeonato Brasileiro de 2002 marcou o início de uma nova fase na carreira de Luís Fabiano. Satisfeito pelo fato da diretoria do São Paulo apostar em seu futebol e contratá-lo por um valor alto para os padrões nacionais (cerca de US$ 2 milhões), o jogador foi artilheiro da competição, com 19 gols, e passou a ter uma grande identificação com a torcida são-paulina. A média de gols do jogador também aumentou significativamente: em apenas um semestre, Luis Fabiano marcou 21 gols em 25 jogos - média de 0,84 gol por jogo.

Em 2003, Luis Fabiano foi artilheiro do campeonato paulista e vice-artilheiro do campeonato brasileiro e da Copa do Brasil. Mas o maior feito foi a contribuição do atacante para que o São Paulo atingisse um objetivo que o clube já perseguia há quase dez anos: voltar disputar a Taça Libertadores da América.

Em 2004, Luis Fabiano ajudou o São Paulo a chegar à fase semifinal da Taça Libertadores da América. O artilheiro ainda sagrou-se artilheiro da competição com oito gols.

Com apenas 23 anos, Luis Fabiano tornou-se um dos maiores artilheiros da história do São Paulo Futebol Clube. Com 118 gols em 160 partidas disputadas pelo tricolor, o jogador possui a segunda maior média de gols da história do clube (0,74 por jogo), atrás apenas do lendário Arthur Friendereich, considerado o Pelé dos anos 20.

De volta à Europa
No segundo semestre de 2004, Luis Fabiano voltou ao futebol europeu com o objetivo de ser reconhecido como um dos melhores atacantes do mundo. E para alcançar esse objetivo não haveria uma equipe melhor do que o FC Porto, então campeão europeu e português.

Em sua chegada, Luis Fabiano foi recebido por três mil torcedores no estádio do Dragão, na cidade do Porto. Entretanto, sua passagem pela equipe portuguesa foi apagada: ele não se firmou na equipe e viveu uma de suas piores fases. Em 2005, foi contratado pelo Sevilla.

Na Espanha, voltou a jogar melhor, e passou a jogar - e marcar gols - com maior frequência na equipe que conquistou a Copa da Uefa em 2005/06, Supercopa Européia 2006 , Copa da UEFA 2006/2007, Copa da Espanha 2007, Supercopa Espanha 2007 , fora os torneios disputado pelo time na temporada, ganhou o prêmio de melhor jogador 2007 pelo Sevilla e por ai vai......

Seleção Brasileira
A primeira convocação de Luis Fabiano para a Seleção Brasileira aconteceu em junho de 2003. Ele estreou com a camisa canarinho no jogo amistoso contra a Nigéria, em Abuja, e deixou sua marca: anotou um dos gols da seleção na vitória por 3x0. Luis Fabiano também foi convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira para todos os jogos das Eliminatórias da Copa de 2006, contra Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Em 2004, Luis Fabiano conquistou seu primeiro título pela Seleção Brasileira. Em uma histórica final contra a Argentina, na Copa América disputada no Peru, a Seleção Brasileira empatou no último minuto e venceu nas cobranças de pênaltis.

Em 2008, a consagração, titular absoluto no time de Dunga, Fabuloso aos poucos vai conquistando a confiança dos torcedores verde e amarelo e assim dando continuidado ao seu trabalho.

Perfil do Fabuloso

Nome: Luís Fabiano Clemente

Data de nasc: 8/11 de 1980

Local de nasc: Campinas, Brasil

Signo: Escorpião

Hobby: Pesca

Um medo: Avião

Um filme: "Coração Valente"

Um cantor: Snoop Dogg

Canto da casa: Banheira

Apelidos: Fabigol, Fabuloso

Clube atual: Sevilla

Posição: Atacante

Número: 10

Altura: 1,82m

Peso: 81 Kg

Chuteira: 42

Estado Civil: Casado

Data de Casamento: 29/12/2005

Carreira

1995: Guarani-SP

1997: Ituano-SP

1998-2000: Ponte Preta-SP

2000: Rennes - França

2001: São Paulo FC-SP

2002: Rennes - França

2002-30/08/2004: SPFC/SP

31/08/2004-06/2005: Porto FC

2005: FC Sévilla - Espanha

Um comentário:

  1. opa opa opa
    dalhe fabuloso!!

    Post ficou muito show =D
    valeu por lembrar dele rsrs..

    t+

    ResponderExcluir