22 abril 2009

Mergulhando na Série B: Curiosidades em geral!


Esta é mais uma matéria do especial “MERGULHANDO NA SÉRIE B”, que visa investigar e conhecer os adversários e o que teremos pela frente nesse ano de 2009. A primeira matéria mostrou o desempenho dos clubes esse ano em seus campeonatos estaduais e na Copa do Brasil, a segunda revelou um pouco da história de cada um, e nessa, a terceira, saberemos um pouco das curiosidades da edição 2009 da segunda divisão.

Sobre a disputa:

Campeonato Brasileiro da Série B é a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, em algumas edições também denominado Taça de Prata ou Módulo Amarelo. Assim como a Primeira Divisão, teve início em 1971 e ao longo do tempo também teve diversos formatos. Nos anos de 1973 a 1979 e em 1993 não houve disputa. Em 2005 foi composta por 22 clubes, sendo que caíram 6 para a Série C e subiram 2 para a Série A. A partir de 2006 20 clubes participam. Desde 2004, a FBA é a gestora comercial da competição, entidade similar ao Clube dos 13. Fonte: Wikipédia

Dentre as equipes que competem nessa edição, 5 venceram a competição: São elas o Guarani(1981), Bragantino (1989), O Paraná (1992 e 2000), Juventude (1994) e o Brasiliense (2004).

Futebol dos Anos:

Respeitem os mais velhos: Dentre os 20 clubes que disputam a série B, apenas dois contam mais de 100 anos. São eles: Vasco da Gama, com 110 anos completos, e Ponte Preta, com 108.

“Noventões” temos em profusão: Guarani (98), Fortaleza (97),Juventude (95),Ceará (94), Campinense (94), Abc (93) e América (93).

Contamos ainda com 3 octagenários: Portuguesa (88), Figueirense (87) e Bragantino ( 81).

Na casa dos setenta temos dois: Bahia (78) e Atlético Goianiense (72)

“Sessentão” apenas um, o Vila Nova(65)

Com a carta de motorista recém tirada, temos duas equipes, ambas com 19 anos: Paraná e São Caetano.

Finalmente, três crianças: Ipatinga com 10 aninhos, Brasiliense em sua fase de criança chatinha, com 8, e o Duque de Caxias, nenê de colo ainda, 4 anos.

Futebol Colorido:

A Edição 2009 da série b contará com 4 clubes tricolores, sendo que, curiosamente, 3 deles -Bahia, Paraná e Fortaleza- adotam as mesmas três cores- o Azul, o vermelho e o Branco.Haja segundo uniforme! O Outro tricolor é o Duque de Caxias, que preferiu o laranja, o azul e o branco, como as cores de seu pavilhão.

As cores predominantes nessa série b serão os clássicos preto e Branco. Seis clubes usarão o alvi-negro, são eles: Vasco da Gama, Ponte-Preta, Ceará, Bragantino, ABC e Figueirense.

Três equipes usarão o Branco e o verde, são elas: Juventude, Ipatinga e Guarani.

Alvi-Rubros são dois: América e Vila Nova, sendo que, em ambos, o Vermelho predomina.

Filiais do Flamengo, os Rubro-negros, estarão em dupla na série B: Campinense e Atlético Goianiense

O azul do São Caetano, Amarelo gema do Brasiliense, e o verde e vermelho da Lusa fecham as cores do campeonato.

Futebol dos mascotes:

Na verdade, trata-se de uma verdadeira selva dos Mascotes.

Lá no céu a briga ta boa. Não bastássemos ter uma Gralha( Paraná), um Azulão( São Caetano), um Papagaio( Juventude), um Urubu (Figueirense), uma Águia( Duque de Caxias), temos também dois seres mitológicos de arrepiar, os Dragões( América RN e Atlético GO). O Super Homem(Bahia) que se cuide quando for levantar vôo, se cuide também quando vier cá pra baixo, porque os Leões(Bragantino,Portuguesa e Fortaleza) estão

famintos. Fuja dos Leões, mas não marque muita bobeira, pois os Tigres(Ipatinga e Vila Nova) também estão na caça, assim como também está o Bugre(Índio), que só torce pra não dar de frente com um Elefante( ABC). A Macaca(Ponte Preta), que é tão safa quanto a raposa(Campinense), que fique bem segura à seu galho para não cair na Boca do jacaré(Brasiliense). FIM.

“aahhh!!! Conta mais Vovô(Ceará)!!!”

O Vasco contra eles:

O Vasco leva vantagem no confronto contra 14 de seus adversários.

Empata em 2 deles, contra Ponte Preta (8 vitórias,13 empates e 8 derrotas) e Ipatinga(1 vitória e 1 derrota).

Perde para 3. Contra o Juventude (3 vitórias,10 empates e 7 derrotas), Contra o São Caetano (5 vitórias, 1 empate e 7 derrotas) e contra o Guarani (11 vitórias, 9 empates e 16 derrotas).

Dentre todos os adversários, o que menos jogou contra o Vasco, foi o Campinense, 1 vez.. Seguido de Ipatinga, Brasiliense e Duque de Caxias,2 vezes.

O clube que mais nos enfrentou ao longo da história foi o Bahia, tendo jogado 54 vezes. O duelo, aliás, é bastante equilibrado. São 20 vitórias Vascaínas, contra 19 do Bahia.

Um comentário:

  1. Otimo post almirante!!

    Me recordo de quando o Vaco jogava com o Bahia eram sempre jogos equilibrados.

    A Ponte tb é um grande time

    sera interessante essa serie b!!

    ResponderExcluir