22 julho 2009

Bismarck

Em pé: Paulo Roberto, Mazinho, Donato, Zé do Carmo, Fernando e Acácio
Agachados: Geovani, Romário, Vivinho, Henrique e Bismarck
Crédito: www.crvascodagama.com

Um dos maiores exemplos do exito da manufatura de talentos nas divisoes de base do Vasco foi Bismarck. Tendo comecado no futebol de salao infantil do clube, Bismarck passou para o futebol de campo e foi convocado para todas as selecoes brasileiras que se formaram em todas as categorias. Bismarck subiu para os profissionais do Vasco em 1987, ja' depois de iniciada a campanha do bicampeonato estadual. Em poucos jogos tornou-se titular, a equipe subiu de producao e brilhantemente alcancou o titulo. Em 1989, Bismarck foi campeao brasileiro pelo Vasco. Foi convocado para a selecao em 1990, mais para adquirir experiencia, visando futuras convocacoes. Injustamente, devido ao fraco desempenho do Brasil na Copa, acabou queimado e nao foi mais convocado. Porem Bismarck continuou sendo um dos principais jogadores do Vasco, ja' ao lado de Bebeto. Teve um ano brilhante em 1992, quando o Vasco obteve a melhor campanha no campeonato brasileiro, so' nao chegando a final por contingencias do futebol, e se sagrou campeao estadual de forma invicta.

Bismarck faz parte do seleto grupo de jogadores que bateram a marca dos 100 gols pelo Vasco.

Meio campo habilidoso e com extrema facilidade em bater na bola,o apoiador é um exemplo claro do pontencial da “fantástica fabrica de craques” das décadas de 80 e 90. Foi convocado para todas as categorias das Seleções BrasileirasO jovem craque estreou em 87 e logo se tornou um dos jogadores mais importantes daquele elenco, que contava com: Geovani, Romário, Dinamite, entre outros.


Em 1989 levou, junto com Bebeto, o Vasco ao título brasileiro. Com apenas 19 anos, fez parte do grupo que decepcionou o Brasil na Copa de 90, na Itália, mas se quer entrou em campo, graças ao estilo de jogo adotado pelo técnico da Seleção, Sebastião Lazaroni.

Se despediu do clube em 93 após conquistar o bi campeonato carioca (92/93) e foi para o Japão,onde virou ídolo do país e ajudou a levar a paixão pela bola, assim como Zico, aos asiáticos.

Nome: Bismarck Barreto Faria
Nascimento: 11/9/1969, São Gonçalo-RJ
Período: 1988 a 1993
Posição: Meio-campo ou atacante

Pelo Vasco
1987 - 9 jogos e 4 gols
1988 - 67 jogos e 23 gols
1989 - 35 jogos e 12 gols
1990 - 51 jogos e 17 gols
1991 - 41 jogos e 12 gols
1992 - 59 jogos e 27 gols
1993 - 33 jogos e 14 gols
Total - 295 jogos e 109 gols

O seu futebol já vinha por algum tempo despertando a cobica de varios clubes do exterior, e quando parecia certa a sua transferencia para a Alemanha, o Vasco acabou vendendo o seu passe para o clube japones Yomiuri Verdy. La', Bismarck projetou-se como o melhor jogador do Japao e o principal expoente dos titulos do Verdy naquele pais.

Fonte


3 comentários:

  1. Vc poderia fazer um desses do goleiro que jogou no vasco e bateu o recorde de sem levar gol.Seu que esse goleiro era estrangeiro.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Diogo
    Valeu pela visita e comentário. O goleiro estrangeiro que jogou no Vasco por mais tempo foi o argentino Andrada mas ele não bateu esse recorde. Segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), Mazaropi goleiro do Vasco da Gama é que ficou por mais tempo sem tomar gol em campeonatos de primeira divisão.
    Visite este link aqui no blog e confira http://vascaominhapaixao.blogspot.com/search?q=mazaropi

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Meu tio diz que ele jogou demais

    Eu realmente não sei, nao acompanhei, mas pelo que descrevestes ai, ele sempre sera idolo do Vascão!!

    ResponderExcluir