20 agosto 2009

Sai Nilton, Entra Mateus!


Olá amigos blogueiros, já faz um tempo que defendo a maior utilização de atletas formados no clube entre o time de titulares. Parece que agora o que eu tanto queria está acontecendo, pois Dorival parece querer dar mais oportunidades para jogadores formados no clube. A maior prova disso, foi quando no treino da última Quarta-Feira ele sacou o volante Nílton do time titular e colocou Mateus.

Renan Oliveira e Rafael Tóloi, vieram da base e estao se destacando em suas respectivas equipes

Não que eu queira um time formado apenas por jogadores formados na base do clube, mas acredito que um elenco de qualidade começa por jovens valores. Para comprovar o que estou falando vou citar os exemplos de Goiás e Atlético Mineiro, time que estão na parte de cima da tabela no Brasileirão e que tem como destaques do seu time jogadores formados no clube. No Goiás, destaco o zagueiro Rafael Tóloi, o meia Felipe Menezes e o volante Amaral; No Atlético destaco o zagueiro Welton Felipe, o meia Renan Oliveira e o atacante Éder Luís.

Tais exemplos que citei acima, são fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido a anos no Atlético Mineiro, no Goiás e em muitos outros clubes do futebol brasileiro, um trabalho voltado para a revelação de jovem talentos que possam chegar ao profissional preparados para ajudar o time nos seus objetivos. Como todos sabemos, a base do Vascão ficou abandonada durante anos na gestão Eurico Miranda, mas tal exemplo deixado pela diretoria anterior não pode ser seguida pela atual encabeçada pelo nosso eterno ídolo Roberto Dinamite.

O maior aproveitamento da base por parte do Vasco não é o grande problema, pois ele sempre aconteceu. O maior problema é o aproveitamento no time profissional de jogadores de qualidade, que possam fazer a diferença em uma partida e, porquê não, em um campeonato. Nesse ano, parece que estamos conseguindo esse objetivo. Cestaro (apesar de não ter jogado, é muito elogiado por Carlos Germano), Souza, Alex Teixeira e Vílson, por exemplo, são jogadores que vieram da base do clube e estão se destacando no time de profissionais. Claro que para um clube da grandeza do Vasco isso é muito pouco, mas se formos olhar para os últimos 5 anos e recordarmos os últimos jogadores que o clube revelou, garanto que não iremos reclamar.

Souza vem sendo destaque do Vascão na Série B


Muita coisa ainda deve ser melhorada para que tenhamos no futuro uma base melhor, assim como fizeram Goiás e Atlético Mineiro. A meu ver, essa é a melhor hora para investirmos na base, pois temos uma boa direção e bons exemplos de "sucesso" no time de profissionais. Quem sabe daqui a algum tempo não surgem novos Pedrinhos, novos Felipes e, porquê não, novos Dinamites?!

É como sempre dizem os grandes treinadores: " Com uma boa base, o clube tem meio passo andado para fazer um bom papel em uma competição!". Portanto, parabéns ao Dorival por está dando oportunidade a jogadores formados no clube e boa sorte ao Mateus, caso seja ele o escolhido para enfrentar o Ipatinga no Maracanã, que ele siga os exemplos de Vílson, Souza e Alex Teixeira para acrescentar mais qualidade e ajudar o elenco a fazer um bom papel nessa Série B.

O que você pensa a respeito disso amigo blogueiro?

Abraços e Saudações Vascaínas
Carlos Junior


6 comentários:

  1. Em poucas palavras:
    - Nílton vem caindo de produção a cada partida, Matheus em seu lugar pode vir a desempenhar um melhor rendimento.
    - A Base é a salvação para todos os clubes brasileiros, uma boa base pode salvar financeiramente um clube além de formar bons elencos, enquanto conseguir mante-los no elenco.
    - Na minha opinião Souza esta devendo, vem jogando pro gasto, digo isso porque sei o futebol que este jogador pode render, se usar todo seu potencial, vira craque, e é seleção na certa, mas por enquanto ta devendo.
    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc meu amigo Carlos!! É através de um bom trabalho de base que iremos revelar novos talentos como vc bem citou no seu post e incluiria tb o Filipe Coutinho que vc não citou porquê infelizmente já não pertence mais ao Vasco. Nosso clube sempre revelou grandes talentos e é chegada a hora do presidente Roberto Dinamite, fazer novamente do Vasco um celeiro de craques. Confio muito no trabalho do Rodrigo Caetano para alavancar a base do Vasco, ele tem uma grande experiência nesse aspecto, já demonstrada em sua passagem pelo Grêmio. O Dorival Junior é um profisional estudioso e está atento a tudo isso, com certeza dará a oportunidade necessária para os novos talentos aparecerem no time principal do Vasco. Abçss!!

    ResponderExcluir
  3. Carlos Junior quero falar com vc urgente.add fernando_queiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Fernando, vou te add no msn!

    Abração e Valeu pela visita

    ResponderExcluir
  5. Realmente o Nilton caiu muito de rendimento. Concordo com vc amigo Jefferson. Se o Mateus pensa em se firmar no vascao, essa é a hora.

    ResponderExcluir
  6. É Roberto, eu nao pus o Coutinho, pois sabia que alguem ia dizer que ele nao pertence mais ao Vascão. Mas concordo com vc, ele é uma grande revelação sim.

    ResponderExcluir