13 agosto 2009

Vasco tem a terceira maior torcida do Brasil!


Olá amigos blogueiros, antes de começar a falar do que interessam, gostaria de pedir desculpas a todos os leitores do blog por minha ausência durante esse tempo, tive uns problemas com a internet e com o PC, além dos velhos problemas com a faculdade. Aproveito a oportunidade também para agradecer aos meus companheiros de blog, pois foi graças à ele que o blog se manteve atualizado e com textos interessantes.

Explicações a parte, minha postagem de hoje fala sobre um tema que é bastante discutido entre torcedores do país inteiro, as maiores torcidas do país. Todos sabemos que quando uma pesquisa desse nível é realizada ela não vai a todos os cantos do país e se concentra na parte de baixo do mapa brasileiro, ou seja, nas regiões centro-oeste, sudeste e sul. Talvez isso explique o grande número de torcida por parte dos times paulistas.

Não estou querendo discutir o domínio do Flamengo e do Corinthians quanto as maiores torcidas do Brasil, muito pelo contrário, para mim esses dois clubes tem sim as maiores torcida do Brasil e não tem mais o que discutir, mas quanto a terceira maior torcida isso sim é uma coisa que devemos analisar com bastante coerência.

É fato que a torcida vascaína no nordeste é infinitamente maior do que a torcida de todos os times paulistas. Digo isso porque moro nessa região e vejo um grande número de pessoas com a camisa do Vascão na rua. Isso pode ser explicado pela influências das radios cariocas na região e pelo amplo domínio dos cariocas no futebol durante as décadas de 70, de 80 e até mesmo de 90.

Com base no grande número de torcedores vascaínos no nordeste e no norte do país, muitas pessoas ligadas ao futebol e a torcida vascaína contestam uma recente pesquisa em que o clube vascaíno aparece na quinta posição no ranking das maiores torcidas do país. Um dessas pessoas que contestam tal pesquisa é o ex-vice de futebol do Flamengo Kléber Leite. Segundo ele a torcida vascaína é maior do que as torcidas de São Paulo e Palmeiras, além de afirmar que a pesquisa realizada prestigia os clubes paulistas por contar com um grande número de entrevistados da região sudeste e um número muito baixo de torcedores da região nordeste e norte do país.

Para mim, o Kléber foi muito feliz na sua colocação. Não que eu queira colocar em cheque o tamanho da torcida do Palmeiras e o recente crescimento da torcida do São Paulo, mas acredito que se uma pesquisa coerente for realizada, a torcida do Vascão aparecerá entre as três maiores do país. Com todo respeito a torcida do Palmeiras, mas ela não e nem nunca será maior que a torcida do Vascão. Quanto a torcida do São Paulo ela pode ate ser crescido, mas não é e nem nunca será maior que a nossa torcida. Para comprovarem o que estou falando, esqueçamos os torcedores da estado de São Paulo e da estado do Rio de Janeiro e façamos uma pesquisa com os demais estados do Brasil. Garanto que nessa pesquisa o número de torcedores vascaínos será infinitamente maior.

É um assunto muito complicado de se discutir e de omitir uma opinião, mas como não gosto de ficar encima do muro, vou deixar a minha opinião: O VASCÃO TEM A 3ª MAIOR TORCIDA DO BRASIL!

E Para você amigo blogueiro, temos a terceira maior torcida do Brasil? Qual a sua opinião em relação a esse assunto?

Abraços e Saudações Vascaínas
Carlos Junior

65 comentários:

  1. Meu nome é Rodrigo moro no Rio e tudo o que foi postado está certo e coerento, pois em uma recente viagem que fiz ao Espírito Santo, o número de pessoas que vi com a camisa do Vasco nas ruas foi surpreendente, até mais que no Rio, então temos de contestar mesmo a FlaGlobo com sua política de só favorecer aos Flamerdistas e suas corjas de morimbundos.

    ResponderExcluir
  2. num há nem o que se discutir aki em patu no rio grande do norte, conto nos dedos os torcedores de outros times aki o vasco divide o gosto da população contra os flamenguista, e nunca que a torcida do são paulo e palmeiras é maior do que do vasco aqui!!! Isso é conversa pra boi dormir concerteza VASCÃO 3ª MAIOR TORCIDA DO BRASIL!!! É só ver o VT jo jogo do américa RN que vcs terão uma prévia de como é a torcida aki, e olhe que ali num é nem 1 terço da massa cruzmaltina!!!!!! aki no RN

    wagner viana

    ResponderExcluir
  3. Aqui em alagoas mesmo o Vasco tem uma torcida enorme, aja em vista que eu participo de uma torcida chamada Confraria do Vasco aqui em Maceió e nos reunimos em um barzinho que é a casa dos vascainos. em todos os jogos do Vasco, o bar esta lotado. por isso eu tambem acho que nós temos a 3º maior torcida.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Junior, não sei se você lerá esse comentário, mas digo e afirmo que você foi uito feliz neste post, e digo mais, tenho uma prova que afirma sua colocação. Tenho uma edição da conceituada Revista Placar, que afirma em pesquisa que somos a 3º maior torcida do País, na época em 1989, a colocação era assim:
    1º Flamengo
    2º Corinthias
    3º Nenhum (pessoas que alegaram que não curtiam futebol)
    4º Vasco
    5º Palmeiras
    6º Cruzeiro
    7º São Paulo
    8º Fluminense
    9º Santos
    10º Botafogo
    11º Atlético/MG
    12º Internacional
    13º Gremio
    14º Sport
    15º Coritiba
    16º Atlético/PR
    Acredito que de la pra ca deve ter mudado alguma coisa, mas aposto que não perdemos a 3 colocação.
    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  5. é um assunto bastante discutivel mais acredito que o Vasco fique entre as cinco maiores torcidas do Brasil. Em relação a posição ai eu não sei o certo.

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o post.Ate vi em uma reportagem da globeesporte.com ano passado quanto o vasco foi jogar fora do brasil la na africa num campeonato que perdeu para o Hamburgo. La na noticia falava que muitas pessoas so conhecia que gostavao do Vasco.

    ResponderExcluir
  7. Esses paulistas sao foda ¬¬
    daqui a pouco vao qre
    bota o santos, barueri etc
    na nossa frente --'
    Vascaoo 3ª maior torcida do brasil
    teve epoca qe eu vi
    comentaristas alegando
    qe a do vasco era na frente
    ate do corinthians ae eu ja nao sei
    axo qe nao xega a isso tudo nao..
    mas sei la ne..
    eu axo qe tipo nesses estados
    mas afastados ngm torce
    mto pra paulistas nao
    e mas vasco ou flamengo
    corinthians domina mto em sp
    mas qm sou eu pra fala algo
    um vascaino fanatico rs
    mas agente tenta ter coerencia
    ao maximo rs
    mas e isso ae 3ª sem discusao !
    e nao foi so contra o america de natal qe tava xeio de torcida do vasco nao contra a portuguesa tbm nao sei se vcs tiveram a chance de apanha lotado mas do vasco qe da portuguesa !!!!
    e isso ae vo para de escreve se nao ngm vai ler isso td kkkkkkkkk
    abraço saudaçoes vascainas !

    ResponderExcluir
  8. Ola!

    tomei conhecimento dessa pesquisa agora, mais aqui no Espirito Santo não tem torcedores dos times de São Paulo. Aqui quem manda é só os times do Rio - na verdade Vasco e Flamengo sem medo de errar, as duas maiores torcidas do Estado, num amistoso entre Vasco e Desportiva o estadio estava cheio de vascaino a Desportiva foi uma estranha no ninho.
    Abraços,

    Timinha Campos

    ResponderExcluir
  9. o corinthians só tem mais torcida que o vasco pq sp tem 41 milhões de habitantes e 14 milhões torcem para o corinthians e no rj só tem 5 milhões de vascaínos,essa diferença de 9 milhões q fazem o corinthians conseguir se manter na frente do vasco no total do brasil,pq o vasco tem mais torcida q os três paulistas nos demais estados com exceção do paraná onde há um dominio paulista,por isso que o vasco é a terceira maior torcida do brasil,com cerca de 18,5 milhões de torcedores contra 20 do corinthians ,15 do sp e 12 do palmeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso e mentira antes o palmeiras tava em 3 o sao paulo ultrapassou o vasco esta em 5

      Excluir
  10. ISSO EU NÃO DISCUTO MAIS COM NINGUEM, E DISCORDO DO NOSSO AMIGO, O VASCO É A SEGUNDA POTENCIA EM TORCIDA NO PAIS E DISSO EU NAO TENHO NENHUMA DÚVIDA.FAÇA UMA PESQUISA NOS 4 CANTOS DO PAIS E VC VERÁ QUE A TORCIDA DO CORINTHIANS É SÓ EM SAO PAULO ASSIM COMO TODOS OS TIMES DE LA.BRINCADEIRA MAIOR É TORCIDA DE PALMEIRAS E SÃO PAULO SER MAIOR QUE A NOSSA, ISSO É CHAMAR A GENTE DE OTÁRIO....

    ResponderExcluir
  11. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK COM ESSAS MERDAS DE TIME QUE OS CARIOCAS TEM QUEREM FALAR DE TORCIDA....VASCAINOS SE CONFORMEM COM 5º OU 6º LUGAR....A TORCIDA DE VOCÊS PAROU DE CRESCER FAZEM MAIS DE 20 ANOS.....O CHORO É LIVRE.....UM NA SEGUNDA DIVISÃO E 3 LUTANDO PRA NÃO CAIR....KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  12. Amigo, você realmente está desinformado ou não quer enxergar a verdade!
    Para seu conhecimento, que você demonstra ter pouquíssimo, o maior recorde de público nas duas esferas do campeonato brasileiro (A e B) é do jogop VASCO e IPATINGA, com quase 80.000 mil pagantes, isso mesmo, PAGANTES. Passou à frente de um jogo do Flamengo que conseguiu 74.000. E no jogo do Vasco quem mandava era a torcida do Vascão.
    Se informe melhor antes de postar comentários destituídos de veracidade, ok?

    ResponderExcluir
  13. A MASSA DO VASCÃO É A VERDAEIRA MAIOR TORCIDA DO BRASIL!!DISSO EU NÃO TENHO DÚVIDAS!A GLOBO MANIPULA PARA O FLAMERDA!VASCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  14. Pelo amor de Deus gente o vasco com certeza é a 2ª maior torcida do Brasil,basta olhar o publico do vasco na serie b do campeonato e a do Corinthians.olha o nr de paper view contratados entre vasco e Corinthians. A nível de Brasil eu nao faço esta comparação.Saõ paulo e Palmeiras maior que a do Vasco e chamar a gente de burros nao é mesmo?Façam o seguinte teste pra tirar de vez esta duvida....coloca um jogo do vasco contra qualquer time paulista em qualquer lugar do Brasilcom execeção de Rio e São Paulo e me falem resultado......Sou mineiro ,moro em Belo Horizonte e sei do que estou falando....o Vasco é forte no Brasil inteiro.....Saudações a todos os vascainos.

    ResponderExcluir
  15. Apesar de ser flamenguista, sou amante do futebol, e principalmente do futebol carioca.
    concordo sim com o post do amigo, o vasco realmente é uma torcida nacional, diferente sp e palmeiras.moro no espirito santo, em vila velha e aqui só tem time do rio, principalmente flamengo e vasco. mas vamos lá, o que está acontecendo é uma queda repentina dos clubes do rio de janeiro, onde os mals resultados refletem na mídia barrista de são paulo, diferente do rio eles são unidos. nós do futebol carioca temos que nos unir também é notório como a arbitragem vem puxando para os times de sp, a coisa está feia, se não houver união daqui a pouco os grandes jogos do maraca vão ser transmitidos na segunda divisão.

    portanto, concordo, vasco terceira maior torcida do brasil. abraço a todos.

    ResponderExcluir
  16. O Vasco tem sim uma torcida muito mais nacional do que Palmeiras ou São Paulo. Concordo com o 3º lugar.
    Agora comparar com o Corinthians ja é exagero, pq eles dominam sp e isso faz toda diferança no tamanho nacional. Só perdemos pro Corinthians no PR, MS, MT, MG, PE, CE, SC, GO.

    ResponderExcluir
  17. Engraçado, um tema que sempre faço como discução nas rodinhas de Futebol, acho que em primeiro lugar devemos fugir as agressões como um amigo ai em baixo escreveu, somos adversarios em futebol, mas não nessessariamente inimigos, sou Flamenguista desde 1956, e amo meu clube, mas não posso deixar a verdade de lado, na minha modesta o pinião a torcida do Vasco é a segunda maior do Brasil, e ainda acredito que da uma boa margem de frente ao Corintians, em qualquer cidade do Brasil existe um colonia Vascaina, inclusive em SP, e corintianos em quase todo Brasil são gatos pingados

    ResponderExcluir
  18. o cr vasco da gama e com certeza a segunda ou terceira mair do Brasil nunca a quinta e um clube nacional que nem o mengo

    ResponderExcluir
  19. Maiores torcidas sem os grandes clubes vejam e somem:

    na paraíba

    sp 1.028.000
    fla 842.500
    vasco 690.000
    flu 385.000
    palm 385.000
    cor 75.000

    no es:

    vasco 1.400.000
    fla 700.000
    flu 385.000
    fogo 220.000
    pal 32.000
    cor 6.400

    em alagoas:

    vas 1.075.000
    cor 640.000
    fla 525.000
    pal 202.000
    flu 40.000
    fogo 20.000

    amazonas:

    fla 1.500.000
    vas 1.125.000
    pal 375.000

    natal:

    vas 1.122.000
    cor 588.000
    pal 534.000
    fogo 267.000
    fla 82.000
    grê 58.000
    sp 31.000
    flu 7.500

    roraima:

    fla 172.000
    vas 145.000
    pal 30.000
    cor 28.000
    grê 22.000
    flu 13.000

    sergipe:

    vas 615.000
    cor 340.000
    fogo 285.000
    pal 245.000
    sp 205.000
    fla 84.000
    flu 76.000

    rondônia:

    fla 520.000
    sp 292.000
    vas 233.000
    grê 222.000
    cor 175.000
    pal 35.000
    flu 20.000

    amapá:

    vas 300.000
    fla 154.000
    cor 150.000
    flu 9.000

    ms:

    cor 550.000
    sp 480.000
    vas 346.000
    pal 240.000
    fla 215.000
    fogo 180.000
    flu 97.000
    grê 13.000

    minas:

    fla 3.360.000
    pal 1.560.000
    vas 1.280.000
    fogo 576.000
    cor 524.000
    flu 440.000
    sp 174.666
    grê 112.000

    bahia:

    fla 3.040.000
    vas 1.465.000
    fogo 855.000
    pal 622.000
    flu 560.000
    grê 300.000
    sp 275.000
    cor 150.000

    paraná:

    cor 3.890.000
    pal 1.608.000
    fla 152.500
    grê 105.000
    sp 27.800
    vas 2.500
    flu 2.500

    pernambuco:

    sp 700.000
    vas 233.000
    fla 233.000
    flu 233.000
    cor 233.000

    pará

    flu 976.000
    vas 776.000
    cor 776.000
    fogo 715.000
    pal 675.000
    sp 490.000
    fla 320.000
    grê 13.000

    ceará:

    fla 1.157.000
    vas 1.130.000
    flu 960.000
    fogo 445.000
    pal 360.000
    cor 280.000
    sp 95.000

    maranhão:

    vas 2.735.000
    flu 1.200.000
    fla 600.000
    cor 510.000
    sp 370.000
    pal 270.000

    santa catarina

    fla 1.400.000
    vas 980.000
    flu 973.000
    grê 728.000
    pal 280.000
    fogo 240.000
    sp 110.000

    goiás:

    vas 1.210.000
    fla 800.000
    flu 773.000
    sp 585.000
    cor 470.000
    fogo 267.000

    brasília:

    vas 1.430.000
    cor 400.000
    fla 213.000
    fogo 111.000
    flu 53.000
    pal 48.000
    sp 15.000

    piauí

    fla 980.000
    vas 780.000
    cor 430.000
    sp 250.000
    fogo 220.000
    flu 190.000
    pal 120.000

    mt

    fla 850.000
    sp 640.000
    cor 460.000
    pal 220.000
    san 220.000
    vas 125.000
    flu 125.000

    tocantins:

    vas 390.000
    fla 195.000
    cor 185.000
    flu 95.000
    fogo 65.000
    pal 50.000
    sp 50.000

    acre:

    vas 170.000
    fla 115.000
    fogo 80.000
    sp 80.000
    flu 55.000
    pal 55.000
    cor 55.000

    rj:

    fla 7.500.000
    vas 3.800.000
    flu 1.581.000
    fogo 1.265.000
    cor 316.000

    sp:

    cor 11.893.000
    sp 8.612.000
    pal 5.331.000
    san 2.871.000
    fla 820.200
    vas 410.100

    rs:

    grê 5.300.000
    inter 3.950.000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A torcida Vasco é do Vasco mesmo,agora do flamengo é terceirizada.,a quarta maior torcida do Brazil,lembrando nao precisamos de apoio de torcedor de outros times.



      ,lembrando nao precisamos

      Excluir
  20. DESCULPEM É COM OS GRANDES CLUBES

    ResponderExcluir
  21. Isso é resultado de pesquisa mal intensionada. O vasco jogou a série B em 2009 e ficou provado nos jogos fora do RJ o tamanho da torcida. Hoje não seria exagero nenhum dizer que num pais continental que a torcida vascaína seja ou a primeira ou a segunda maior. É vasco e Flamengo ou é flamengo e vasco. O restante vem bem atrás.

    ResponderExcluir
  22. E outra o torcedor que aparece com a camisa do corinthians nos jogos do time, em boa parte nem corinthiano é e sim fã de Ronaldo fenômeno.

    ResponderExcluir
  23. REALMENTE, A MASSA VASCAÍNA É IMENSA EM TODO O BRASIL, COMO DIZ O MARAVILHOSO HINO DO CLUBE,NORTE SUL, NORTE SUL DESTE PAÍS!A MASSA DO VASCO, EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA, É A VERDADEIRA MAIOR TORCIDA, DO RIO, DO BRASIL E DE TODO O MUNDO!O VASCO TÊM MUITA TORCIDA EM PORTUGAL , NA ÍNDIA E EM TODO O MUNDO!SÓ NO BRASIL SÃO MAIS DE 37.000.000 DE TORCEDORES!O VASCÃO, É A VERDADEIRA MAIOR TORCIDA, DO RIO, DO BRASIL E DE TODO O MUNDO!!!!!VASCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  24. Concerteza o vasco tem a terciera maior torda...
    esse akras qnd vão fazer essas pesquizas fazem em são paulo ai fica complicado aki mesmo no nordeste tem muitos vascainos nada a se comparar com o palmeiras e ate mesmo com o são paulo que e so tem vira-casaca.

    ResponderExcluir
  25. eu sou vascaino e moro aqui no rio eu estive ha pouco tempo em vitoria e pude perceber que as torcidas que prevalece naquele estado são vasco e flamengo e concordo que o vasco tem a 3 maior torcida de todo territorio nacional!

    ResponderExcluir
  26. porra eu queroo saber o numero de torcedores do vasco da gama o pior time do rio de janeiroo ...

    uma vez flamengo sempre FLAMENGOoO

    ResponderExcluir
  27. ainda acho q a torcida do VASCO É Á SEGUNDA MAIOR DO BRASIL!

    ResponderExcluir
  28. pow moro no maranhao, ando pelo piaui, ceara,recife belem, jah fui ate em brasilia veio so da vasco e flamengo.
    todos sabem que o ibop é praticamente da globo.
    o mesmo ibop é q manipula os indices de programaçoes da tv brasileira dando sempre o primeiro lugar a globo.
    acreditar em ibop é foda.
    a globo tenta destruir a torcida do vasco fazendo isso.
    dizendo q o curintia tem mais torcida que o vasco..
    e curintiano ainda acredita e descute tbm coitados nao tem dinheiro p conhecer o brasil.
    o verdadeiro ranking é:
    1°fla
    2°vas
    3°cor
    4°SP
    5°flu
    6°pal

    ResponderExcluir
  29. RAPAZ SINCERAMENTE MORO EM FORTALEZA E CONHEÇOA DEDO UNS 10 CORINTIANOS,PALMEIRENSES COLOCA AI UNS 5 E SAO PAULINO IDEM, AGORA VASCAINOSS TEM PRA MAIS DE METRO,NOREI EM SAO LUIS MARANHAO A MASSA VASCAINA É AINDA MAIOR ,EM NATAL NOOSSAAAA SO DA VASCO E EM VILA VELHA ES PARECE QUE SO TEM VASCO E FLAMENGO E ALGUNS BOTAFOGUENSES E TRICOLORES,VE SE VCESSS MIDIA BRASILEIRA VÁ ENCHER A PACIENCIA DE OUTROS POIS NOS APROXIMADAMENTE 20 MILHOES DE VASCAINOS NAO AGUENTAMOS MAIS , SAUDAÇOES VASCAINAS A IMENSAAAAAAAAAAAAAA TORCIDAAA VASCAINAAAAAA EM TDOOOOOOOOO BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    ResponderExcluir
  30. realmente o vascao é no minimo a 2 maior torcida do brasil mas infelizmente aqui em sergipe a torcida do flamendo é a maior e sem duvida algumha a torcida do vascao fica em segundo lugar em sergipe.

    ResponderExcluir
  31. realmente, essas pesquisas sao mal elaboradas venham pra o nordeste e vejam a força do vascao

    ResponderExcluir
  32. sou so maranhão essas pesquisas aie tão erradas o único time com todo respeito que te mmais torcedor é o urubu o coritnhians talvez mas palemiras e são paulo numca terão mas que nós ...temos torcida organizada aqui Naçao Vascaína Carolina Carolina-Ma!!!

    ResponderExcluir
  33. concordo plenamente com o seu post.
    Digo isso porque moro no Espírito Santo, um estado de aproximadamente 3.600.000 habitantes, sendo 1.000.000 de Vascaínos, um número absurdo em um Estado tao pequeno, acho sim que essas pesquisar nao tem fundamento

    ResponderExcluir
  34. sou do do sul de sc a maioria dos catarinences sao sao pucha saco de gaucho e ficam torcendo pra gremio e inter maais a 3 fica com flamengo com uma relacao de para cada 3 do flamengo tem 1 do vasco e o curinthia pode empatar com o vasco mas vajo mais vascainos q curinthia por isso axo sim q o vasco pode ter a 2 maior torcida do pais e com pouca diferenca para o flamerda

    ResponderExcluir
  35. SOU DO PIAUÍ AKI CONCERTEZA E DIVIDIDO VASCÃO E MENGÃO!! CORINTHIAS CONTA NOS DEDOS .

    ResponderExcluir
  36. moro aqui na Bahia, hoje tem 3 dias da conquista da copa do Brasil, na noite do título, ninguém conseguiu dormir, foi uma revolução, todo sul da Bahia praticamente parou, e hoje sábado teve uma gigantesca passeata." até os próprios flamenguistas disseram nunca ter visto nada igual." Aqui quando joga Vasco x Flamengo,a cidade pára. Sem dúvida, o Vasco tem a 3°, ou até mesmo a 2° maior torcidda do Brasil.

    ResponderExcluir
  37. Cra nunca vi alguem explica tão bem como esse cra eu sempre tive esse pensamento e claro como vascaino tenho o dever de trazer torcedores pro meu timão e penso se todos os vascainos ficesem igual a eu transformase 3 flamengistas ou tres corintianos ou 3 seja oq for vamos ter uma torcida muito grande.Venho pensando graça ao trem bala ter saido a estação e num paro e nenhuma de novo,nos estamos lotando os estadios no São Januario não da mas pra senta no estadio do coritiba na final da copa do brasil tinha muito vascaino morador de la e alguns que viajaram como o Caique figura conhecida ta em todos os jogos devemos ter quase a torcida do Corintians mas mesmo assim num chegamos então nem vou discutir isso e tb ja que o flamengo tem muito torcedor que gosta de mudar pro time que ta ganhando direto e a parada do Bruno que mato a mulher lá muita gente mudo pro outros times do rio a maioria pro vasco,onde tem vasco tem uns 3.000,00 4.000,00 torcedores pensa bem mas os que n vão.Então vc ainda n acredita no que o cra falou??????

    ResponderExcluir
  38. Aqui em Manaus no campeonato de futebol de areia do Brasil, mais de 31 mil pessoa na arena para ver Fla x Vasco.Dividido meio a meio.Quando o Vasco foi campeao da copa do Brasil de 2011, as ruas ficarm interditadas: para qualquer lugar que vc olhass tinham varios vascainos com camisas, flamulas, bandeiras, buzinaços, carros com bandeiras vascainas.Essa é a força do Vasco no Norte.

    ResponderExcluir
  39. disser que a torcida do vasco e menor que a do palmeiras namoral e muita sacanagem neh pqp a torcida do vasco e grande pra kct em todo canto que eu voo encontro vascaino seja aqui no rio ou fora do rio aqui no rio vc nem ve botafoguense e fluminense direito e so vascaino e flamenguista na escola onde estudei era sempre assim a maioria era td vascainoo ou flamenguista no meu curso a mesma coisa so vascainoo e flamenguista nao tem como disser q a do palmeiras e maior que a nossa acredito sim que a torcida do vasco possa ser maior que a do sao paulo tbm pois o que eu vejo de vascaino espalhado por esse brasil e realmente INCRIVEL.

    ResponderExcluir
  40. eles estao brincando isso é desespero da mídia de sao paulo (mídia podre) que tentam de quaquer maneira colocar os paulistas no cenario nacional e conquistar com isso alguma coisa do interesse deles e tentando calar a boca do povo na maior.por que eles nao fazem uma consulta em todo brasil coloquem identidade cpf e time que torce pra ver . isso nao interessa a eles por que com certeza iria se descobrir que.1 fla 2 vasco 3 corinthians 4 sao paulo 5 palmeiras 6 flu essa é a pura realidade nao se deixem iludir...até e muito obrigado (sr. sem fraude e sem manipulaçao,só verdade.)

    ResponderExcluir
  41. Cara aqui no es eu posso dizer pq moro na cidade de castelo.O ranking de torcidas aki na cidade é: 1:Flamengo 34% 2:Vasco 31% 3:Flu 14% 4:Botafogo 10% 5:Corinthians 3% 6:São Paulo 2,5% 7:Palmeiras 2% 8:Grêmio: 1,8% 9:Cruzeiro: 1% Outros: 0,7%

    ResponderExcluir
  42. sou vascaino e confesso q a torcida do flamerda é a maior por q quando viagei de sp para alagoas vi mais flamenguista e a torcida do vascão e não vi muito, e ja q a discursão é entre a terceira maior do brasil posso dizer q a do vasco não é mais como antes pois muitas pessoas do nordeste vão mais para sampa e quando voltam para sua terra natal eles voltam com camisas de times de sp como a do corin. a do são paulo e palmares e então os conhecidos e parentes passam a torcer, e é por isso q a do vascão não é como antigamente onde podia até mesmo discutir com a do flamerda para ver quem tinha mais torcida.
    hj eu so lamento e fico triste por isso

    ResponderExcluir
  43. eu sou vascaino e sei que a torcida do vascão deu uma caida mas acredito q o são paulo e muito menos os nossos irmãos palmeirenses tenha mais torcedor que a gente.

    ResponderExcluir
  44. para quem vai ler esse comentario eu queria ou melhor eu quero ver a torcida do vascão no são januario ou no engenhão com faixas escritas assim: somos a terceira maior torcida do brasil e isso nimguem tira.
    pois eu estou em sp, e tambem dizer que se o policiamento não deixar pode ter certeza de que isso é ordem da mídia.

    ResponderExcluir
  45. se esse ano o vascão ganhar algum titulo o vascaino emcubados vão aparecer, pois digo isso por que moro desde criança em sp e apos o titulo o titulo da copa do brasil eu passei a ver mais vascaino e tambem conheço tres vascainos que nem si quer tem a camisa do vascão e eles disseram que so iram comprar se o vasco for campeão brasileiro.
    ô meu primeiro titulo que vi o vasco ganha foi a copa do brasil, mas ae o vasco pode fica sem ganha titulo que sou vascaino pois meu maior titulo se chama vasco da gama.

    ResponderExcluir
  46. Moro aqui em Ninheira MG. A torcida do Vasco aqui na minha cidade só perdia para os mulambos. Mas o povo viajam muito para São Paulo e com o passar do tempo as coisas mudam e hoje aqui é assim Fla.cor.Sp. pal. Vasco. cru e galo. Evaldo Bispo.

    ResponderExcluir
  47. CARLOS JUNIOR, kd sua referência de pesquisa??? kd sua fonte????? o mesmo vale pro cara que colocou uns dados DIVIDIDOS POR ESTADO. ...O que eu sei é que o VASCO É A

    5a TORCIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. o vasco tem a história mais popular de qualquer time que existe...torce pro vasco éa maior prova de amor que se pode ter pelo brasil e pelo seu povo... o vasco é o time quem melhor expressa a alma do povo brasileiro proletário, suburbano.multirracial e mestiço.
    é o time mais democrático do brasil...teve aideia de aceitar todos tipos de pessoas...branco negro e português.../+/

    ResponderExcluir
  49. Aqui em Macapa e em todo o Amapa so existem duas torcidas Vasco e Flamengo.Acredito que a do Fla seja entre 20 e 30 porcento maior em 3°,acredite quem quiser,vem a do Botafogo.A torcida dos times paulistas aqui e insignificante,se juntar tudo,talvez nao chegue a cinco mil,isso num universo de mais ou menos 600 mil pessoas.

    ResponderExcluir
  50. Meu Deus, querer comparar a torcida do vasco a ser 1\3 da do corinthians va la, kkk, agora dizer que tem metade??? se ta lokoo fioooo!! A TORCIDA DO VASCO INTERIA SE RESUME AO TAMANHO DA FILE SO NA ZONA SUKL DE SAMPA!! DIGA NÕ AOS TIMES SEM TORCIDA COMO : VASCOOOOOOO!! KKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A torcida do corinthians inteira em sao paulo se resume a metade da torcida do VASCO no Nordeste.

      Excluir
    2. A torcida do VASCO é maior que a do corinthians e a diferença chega,no mínimo,aos 5 milhões e quando essa verdade vier `a tona aumentará ainda mais devido ao número de corintianos que morrerão ao constatarem esse fato.

      Excluir
  51. VASCO TEM TORCIDA, NUNCA VI ALGUEM USANDO??? KK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem nunca vi corintiano fora de sao paulo.

      Excluir
  52. AONDE O VASCO TEM TORCIDA FIO, EM 2000 QUASE DIVIDIMOS O MARACANA COM VCS, ACORDA FIOOOOO, SE TA LOKO MANO,KKKKKKKKKKK, SEU FANFARRÃOOOO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vasco tem torcida nao so´em todo o Brasil como no mundo.O que sao 10 mil perto de 80 mil,achas que isso e´dividir estadio.Para de falar merda e acorda,seu otario.

      Excluir
  53. O OUTRO AI FALANDO DE TORCIDA DO VASCO EM AMAPA,KKKK, O QUE ISSO IMPORTA,KKKK, O QUE IMPORTA É A TORCIDA NO SEU ESTADO, ,LA ESTÃO OS TORCEDORES DE VERDADE, ENTÃO TEMOS 15 MILHÕES DE TORCEDORES DO CORINTHIANS EM SP POR BAIXO, CONTRA 4 MILHÕES DE VASCAINOS NO RIO POR CIMA,KKKKKKKK!!! VAI CORINTHIANSSSS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E´o outro ai falando"que esta´aqui e nao e´"em Amapa´"e sim no Amapa´e o que importa e´que esse teu time de merda nao tem torcida aqui so´tem Vasco e Flamengo.Aqui tem torcedores do VASCO de verdade.Essa torcida do corinthians nao e´capaz de lotar nenhum estadio fora de sao paulo.Em 2011 voces foram jogar com o america-MG em Minas e a "grandiosa"torcida de voces vieram todos de sao paulo,tambem pudera,Minas fica coladinha em sao paulo,tambem jogaram com o sport na ilha do retiro e outra vez a torcida pegou a estrada de sampa ate o recife.Recentemente houve um torneio de beach soccer em Manaus e nos jogos do corinthians nao dava 20 pessoas.Como eu ja´disse antes 15 milhoes de torcedores o VASCO tem so´no Nordeste,POR BAIXO.

      Excluir
  54. Façam as contas 15 milhoes no Nordeste + 4 milhoes no Sudeste + 5 milhoes no Norte + 2 milhoes no Centro-Oeste.Corinthians 15 milhoes em sao paulo + 5 milhoes no resto do Brasil.
    VASCO=26 milhoes(POR BAIXO)
    corinthians=20 milhoes(POR CIMA).
    Essas pesquisas so´servem para inflar o ego paulista, mas, nao sao a verdade.

    ResponderExcluir
  55. Curintia não tem torcida no norte, é raro ver gambá..
    Timinho que só tem título roubado
    Vascão clube nacional.
    Região norte 29 milhões de há habitantes, 6,9 vascaínos ou talvez um pouco mais.
    Vendedora externa.

    Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imperio rubronegro:flamengo manda no brasil. so vai crescer no brasil a torcida do vasco e botafogo.

      Excluir
  56. Só quero que o dono do Blog tá flaabdo bosta e nao se baseou em nenhuma pesquisa, jamais que o Vasco é 4 maior trocida, Terceira muito menos ainda e quiçá a segunda

    ResponderExcluir