04 setembro 2009

Philippe Coutinho- Uma grande perda de tempo

Por quê os três não podem atuar juntos?

Olá amigos blogueiros, já faz um tempo que eu estava querendo fazer um post sobre uma comparação entre o Alex Teixeira e o Philippe Coutinho. Na maioria das vezes, eu não tinha idéia de como poderia começá-lo e em qual assunto poderia tocar para fazer uma comparação entre ambos. Eis que hoje pela amanhã, quando fui dar aquele giro que dou diariamente na blogsfera, encontro um texto que fala justamente sobre isso; um texto que expressa muito bem tudo que eu queria dizer a vocês.

Tais palavras que poderão ver agora são do meu amigo Almirante, do blog do Almirante. Desde já quero parabenizá-lo pelo texto, pois ele toca exatamente em um tema que deve ser levado em conta pela comissão técnica vascaína: Alex quando foi lançado era uma promessa do futebol brasileiro, já Coutinho é muito mais do que isso, ele é uma promessa do futebol mundial!

Opiniões e elogios a parte, confiram abaixo o texto a qual vos falo:


É sempre preciso ter paciência com jovens talentos como o Coutinho. Não se pode simplesmente pegar uma camisa 10 e entregar a um garoto e dizer “toma, resolve aí nosso problema”. Foi exatamente o que fizemos com Alex Teixeira e deu no que deu. Tudo bem que agora ele decidiu justificar um pouco o status de promessa com que ascendeu aos profissionais, mas foi preciso tempo. Contudo, não podemos incorrer no erro de achar que Philippe Coutinho e Alex Teixeira são casos iguais. Não são.

Alex Teixeira surgiu nos profissionais em um momento muito pior, tendo logo de cara que assumir papel de protagonista. Um dia ele era gândula em São Januário, no outro, o garoto de 100 milhões, titular, e esperança de toda uma torcida desesperada por idolatrar alguém. Em meio a bagunça que era aquele Vasco de 2008, do campo ao gabinete da presidência, com jogadores totalmente descompromissados, com seus pré-contratos assinados com outros clubes, Alex não suportou e sucumbiu com o time. Depois de muita paciência, inclusive esse ano, Alex parece ter desabrochado e exibe aquele futebol que dele sempre esperamos.

Philippe Coutinho já entrou na equipe em um outro momento. Primeiro que encontrou um clube renovado, que busca se organizar de uma maneira mais profissional. Segundo que entrou no elenco profissional sob o comando de um técnico de verdade, alguém que sabe o quão arriscado e inoportuno é atribuir responsabilidades à um jovem de apenas 17 anos. Mas a fundamental diferença entre os dois casos reside nos próprios jogadores. Enquanto Alex Teixeira, até aqui, é uma promessa Vascaína, Philippe Coutinho é uma promessa do futebol mundial, tanto é que já arrumou as malas para integrar o elenco de um dos maiores clubes da Europa.

Todos entendem, ou pelo menos deveriam, a paciência e cuidado de Dorival Júnior em escalar Philippe Coutinho, mas não se pode confundir paciência com perda tempo. Atualmente, creio que estejamos perdendo tempo, aliás, um tempo que quase não temos. Toda vez que a nossa jóia esteve em campo, deixou na torcida a sensação de “quero mais”. Sensação que só aumenta e ganha urgência quando vemos Enrico, que até deu uma melhorada, em campo. Por que não usar o Coutinho, senão de titular, com uma assiduidade maior? Ele já mostrou que tem bola para entrar nesse time do Vasco, as condições são ótimas,o time vem fazendo uma campanha irretocável na série B, esta estruturado taticamente e psicologicamente. O cenário esta armado, mas a estrela segue no Banco, impossibilitada de brilhar. Uma pena...

4 comentários:

  1. Olá meu amigo Carlos Junior!! Estou sentindo sua falta lá no meu blog, apareça meu irmão vascaíno! sua presença é muito gratificante para mim. Em breve estaremos juntos como colunista no blog do Vascão. Quanto ao Philipe Coutinho, creio que o Dorival Junior está resguardando o garoto, para evitar maiores cobranças. Penso que já está mais do que na hora de utilizá-lo com mais frequência. Sábado teremos um jogo dificil em Goiânia, mesmo que ele não seja escalado de inicio, pelo menos na 2ª etapa, espero vê-lo em campo. Estamos juntos na torcida pelo nosso Vascão, e neste sábado teremos que fazer uma grande corrente positiva para mandarmos boas energias ao nosso time. O sentimento não pode parar jamais. Abraços meu irmão vascaíno. Que Deus nos ilumine sempre!!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Carlos Junior!! Estou sentindo sua falta lá no meu blog, apareça meu irmão vascaíno! sua presença é muito gratificante para mim. Em breve estaremos juntos como colunista no blog do Vascão. Quanto ao Philipe Coutinho, creio que o Dorival Junior está resguardando o garoto, para evitar maiores cobranças. Penso que já está mais do que na hora de utilizá-lo com mais frequência. Sábado teremos um jogo dificil em Goiânia, mesmo que ele não seja escalado de inicio, pelo menos na 2ª etapa, espero vê-lo em campo. Estamos juntos na torcida pelo nosso Vascão, e neste sábado teremos que fazer uma grande corrente positiva para mandarmos boas energias ao nosso time. O sentimento não pode parar jamais. Abraços meu irmão vascaíno. Que Deus nos ilumine sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Roberto, pode deixar que darei uma passada lá sim. E que ando meio ocupado e sem tempo para andar nos blogs, mas pode ter certeza que passarei por lá sim.

    Sobre o Coutinho, creio que ele já poderia começar a ser utilizado com maior frequencia hoje no lugar do Enrico. Sei que o Enrico tem um papel importante no esquema tático, mas o Vasco sempre jogou pra frente e pra vencer. Coutinho poderia ser muito bem utilizado hoje.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Olá, venha ser um colunista do Gigante da Colina:
    http://www.gigantedacolina.com.br/o-blog-do-gigante-da-colina-precisa-de-moderadores/

    Absss

    ResponderExcluir