04 novembro 2009

Exclusivo: depoimento de um torcedor que esteve no Castelão e nas confusões

Após ler sobre as confusões ocorridas no Castelão, no sábado passado, fiquei curioso em saber a verdade e fui atrás de testemunhas que estiveram presentes e consegui um depoimento que fala muita coisa que poucos sabiam.
Pela segurança do torcedor vascaíno, ele será identificado por " W.G ".
Confira abaixo a entrevista exclusiva:
BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Antes de tudo gostaria de te agradecer por nos ajudar a esclarecer e saber um pouco mais sobre os bastidores do jogo contra o Fortaleza, no sábado passado.
W.G: valeu.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Bom, você me disse que esteve no Castelão, certo?
W.G: certo.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Foi com alguma organizada?
W.G: sim, com a 32ª Familia, do Maranhão.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: E, presenciou alguma confusão dentro ou fora do estádio?
W.G: dentro do estádio não ocorreu, do lado de fora presenciei sim.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Pode contar como foi?
W.G: sim.
Ocorreram 3 confusões. Quando chegamos no Ceará, ficamos na sede da TOC ( Torcida Organizada Cearamor) até 13:00 horas quando iamos de "bondão" até o terminal pegar um "busão" para ir ao Castelão , várias familias e algumas aliadas. Andamos cerca de 50 minutos até lá, quando chegamos , demos de cara com uma facção do Fortaleza, a TUF, se não fosse a policia e o choque ia rolar confusão, mesmo assim teve corre corre e tumulto dentro do terminal, as torcidas queriam invadir o outro lado para brigar. O policiamento conseguiu acalmar todos e colocou a Força Jovem em dois ônibus para seguir ao Castelão, dois ônibus totalmente lotados, e logo atrás 4 Ônibus da TUF.
Essa foi a primeira confusão.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Teve outra, então?
W.G: sim

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Pode nos contar?
W.G: claro.
Outra quando chegamos no Castelão, fomos recebidos com pedras em nossos ônibus, a policia reagiu com balas de borrachas contra a torcida do fortaleza que estava em maior número.
Tivemos que ter escolta da policia militar e do choque para podermos ir até o portão onde tinhamos que entrar. Tudo certo. Mas na hora de comprar o ingresso, falaram que se comprassemos meia iamos entrar, mas não deixaram porque só poderia entrar com meia se tivesse carteira de estudante, metade dos vascainos que vieram em caravanas ficaram o primeiro tempo do lado de fora.
Nisso teve um revolta por parte de todos, mas não conseguimos entrar, até que trocamos os ingressos por uma inteira, e obs: o ingresso do fortaleza foi R$ 5 ,00 e o do vasco R$ 30,00 inteira e 15 meia.
Essa foi a segunda confusão.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Foi a última?
W.G:não, são 3. A ultima foi na saída do estádio, quando facções do Fortaleza e Vasco se enfrentaram .

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Teve briga ou só provocação?
W.G: briga. Começou com provoçações e terminou em briga, mesmo a facção do Vasco em minoria conseguiu ter exito em cima da rival.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: E nessa terceira briga, a polícia nada fez?
W.G: sim, eles separavam ambas as torcidas, mas sempre voltavam a brigar, até que a cavalaria foi chamada e os torcedores foram embora .
E um fato curioso, nesse briga, torcedores do Vasco estavam sentandos esperando a hora de ir embora e aparece um integrante da TUF armado,mas a policia consegue pega-lo.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Arma de fogo mesmo?
W.G: sim.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Tendo passado por essa situação, como foi o seu sentimento após tudo ter acabado?
W.G: meu sentimento foi de que qualquer coisa poderia ter acontecido lá, pois estamos em um local ontem eramos visitantes .

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Então, acha que poderia ter acabado em morte se não fosse a participação da polícia?
W.G: concerteza. Nas 3 confusões

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Ok, muito obrigado.
W.G: De nada.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Antes de acabar a entrevista, deixe um recado para a torcida vascaína para essa reta final de campeonato.
W.G: Queria falar que esse ano foi muito dificil para todos, mesmo assim o sentimento nunca parou e nem irá parar, pois estamos voltando e pra ficar ! SV.

BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA: Muito obrigado pela ajuda, abraço!
Luís Felipe Barreiros

2 comentários:

  1. Tenso,mais torcida organizada é assim msm ainda mais como visitante é food* mesmo,mas parabéns pela entrevista e parabéns a torcida presente no ceara

    ResponderExcluir
  2. Pasando para te avisar que falei do seu Blog na última postagem do meu Blog e também coloquei seu link por lá.

    Aguardo seu comentário.
    Abraço
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderExcluir