22 novembro 2009

Pequenos detalhes!

Janeiro de 2009, um Vasco em pedaços tenta se refazer da queda sofrida em 2008; Com apenas 8 jogadores remanescentes daquele ano, o Clube sem dinheiro, sem verbas para receber, contrata um elenco inteiro, a maioria por empréstimo, outros por aquisição de seus direitos federativos, quase todos eles ilustres desconhecidos exceto Carlos Alberto e Léo Lima.

Novembro de 2009, este mesmo grupo de desconhecidos, abraçados e empurrados por uma torcida apaixonada e apaixonante, Carlos Alberto que o diga, conquista o título da série B e alça o Vasco de retorno a elite do futebol brasileiro.

No espaço de tempo entre os dois eventos vimos Carlos Alberto se transformar em um verdadeiro líder dentro e fora de campo, vimos o antigo Bad Boy, jogar bola, quando deixavam, e apanhar, quase sempre, e sem fugir da raia, passou a não revidar para evitar cartões amarelos e vermelhos que eram uma constante em sua carreira, assim como foi no inicio do ano quando levava cartões em todos os jogos.

Vimos jogadores que foram rebaixados em outros clubes, como Gian, mostrarem que podem vestir a camisa de um grande clube como o Vasco; Vimos um jogador nosso dar uma espetacular volta por cima e ser titular deste time na maioria dos nossos jogos, apesar da torcida ainda pegar no seu pé, estou falando de Vilson que, mesmo não sendo craque, pode sim ser jogador do Vasco da Gama.

Vimos Fagner ficar quietinho na reserva, e quando entrar mostrar que tem potencial para disputar a posição, sendo o preferido de boa parte da torcida para ser o titular da lateral direita.

Vimos Souza e Alex Teixeira demonstrarem tudo aquilo que deles se esperava no "esquecível" ano de 2008

Vimos Nilton, um guerreiro que oscilou em alguns momentos mas que mostrou que deve continuar no Vasco, e vimos tambem um Amaral que, contestado por grande parte da torcida teve o aval do técnico e táticamente foi tudo aquilo que dele se esperava.

Vimos surgir, já quase no fim do ano, um lek atrevido e cheio de personalidade, que não tem medo de pegar a bola e ir pra cima, um lek que tem tudo para ser um futuro craque, que é o jovem Alan.

Vimos o nosso gol ocupado por dois grandes goleiros, Tiago e Prass, que fizeram com que terminássemos este ano com uma média de gols sofridos inferior a um por jogo, e mais importante, foi assim nas 3 competições disputadas pelo Vasco em 2009.
Aqui vai meu elogio a Tiago, que com Renato Gaúcho chegou a ser a terceira opção de goleiro, e segurou calado toda uma barra da incompetência geral do time, e principalmente da defesa, Tiago que na minha opinião deveria ser o Titular do Vasco, como foi no primeiro semestre e só saindo por contusão, permitindo a torcida constatar que temos hoje dois grandes goleiros.

Vimos outros jogadores não terem uma sequência para mostrar seu potencial, como Magno, Benitez, o próprio Philipe Coutinho, Rafael Mourisco, Dedé

Vimos veteranos como Fernando, um dos remanescentes de 2008, mostrar que o fato de ter jogado naquele time que não se deve falar o nome, não o descredẽncia para ser um jogador de importância para o Vasco.

Vimos ainda Titi, entrar e compor a defesa seja com Fernando, seja com Gian, seja com Vilson e demonstrar que deve continuar para 2010.

Vimos Jefferson, ser o pivô involuntário da nossa desclassificação jogar bem e, infelizmente, sair do time por contusão só retornando agora no fim do ano.

Mas... sempre este mas... vimos jogadores que não devem continuar no próximo ano, como Enrico, como Ernani, como Aloísio, como Pará, e outros que deixam a duvida no ar, caso de Adriano, caso de Robinho.

E finalmente Ramon.
O que se passou na cabeça deste lek, depois de fazer parte de um elenco de primeira divisão como o Inter, sendo pouco aproveitado, ao saber que seria emprestado para um grande clube mas que este clube estava envolto em uma grande crise, politica, financeira e tinha acabado de ser rebaixado para a segunda divisão.
Não é, certamente, o cenário ideal dos sonhos de qualquer garoto que sonha em se destacar no futebol.
Mas este lek encarou o desafio, e sorrindo, basta ver a maioria das fotos dele, chegou de mansinho e começou a jogar o seu futebol, conquistando a torcida, torcida que desde Felipe, estava carente de um bom jogador ali na lateral esquerda.
E este lek conquistou a torcida e este que aqui escreve, em dois Grandes Lances:
1- Ao vibrar como se um golaço tivesse marcado, ao bloquear uma jogada adversária no clássico carioca
2- E no dia de ontem após o Vasco receber a taça de Campeão, que lhe foi entregue atrás do gol aonde ficam as torcidas organizadas, o time fez uma meia volta olímpica passado em frente as cabines de rádio e tribuna de honra seguindo depois em direção ao centro do gramado para posar para fotos.
A torcida que estava no setor de arquibancadas brancas, opostas as cabines de rádio já começava a se retirar, meia que frustada por não ter visto a comemoração e a taça tão de perto como gostaria, quando vindo do centro de campo, um Único jogador cercado de reporteres, corria em direção a galera trazendo no rosto um sorriso estampado e nas mãos o tão cobiçado troféu de Campeão.
Pois é Ramon, nós torcedores queremos te ver novamente com nosso manto sagrado em 2010 e quem sabe 2011, e continuando assim você corre um sério risco de se tornar um ídolo desta imensa torcida bem feliz... Obrigado!
O Sentimento Nos Trouxe de Volta!

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, falou e disse.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Nossa...bela postageem!!!
    Ramon tem td msm pra ser um grande ídolo dessa torcida...meu ele já é!!!

    ResponderExcluir