21 janeiro 2010

Carioca 2010: Vasco 2 X 1 América

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,35162351-DP,00.jpg

Atuando um pouco melhor e com um trio de ataque repleto de jogadores de qualidade, o Vascão conseguiu ontem no estádio Engenhão bater o América por 2 a 1 em meio a um gramado com condições precárias. Tais condições se deram pelo fato de momentos antes da partida ter caído um temporal na cidade do Rio de Janeiro. Temporal esse que prejudicou as condições do gramado do estádio olímpico João Havelange e do futebol apresentado pelas duas equipes.

O Vascão começou melhor na partida. Acertando mais passes e contando com o talento do garoto Phillipe Coutinho, logo a equipe vascaína teve sua primeira chance; após belo passe de Dodô, a defesa do América se atrapalhou e Coutinho roubou a bola, mas chutou encima do goleiro Roberto.

Minutos, após outra bela jogada do trio vascaíno, outra vez Coutinho não foi feliz na conclusão, ou melhor, ele nem chegou a concluir, pois no momento em que o mesmo se preparava para chutar, a bola acabou parando em uma poça d água. Poças, aliás, que andaram prejudicando Coutinho durante toda a partida; arrisco-me a dizer que se não fossem elas, o garoto vascaíno teria feito uma partida excepcional.

http://farm3.static.flickr.com/2741/4291509975_37e4354ac0.jpg

E Por falar no garoto, parece que a sorte não estava mesmo no lado dele. Após outro belo passe de Dodô, o garoto parou outra vez no ex-goleiro vascaíno Roberto. Nesse momento era visível a ansiedade do garoto em marcar o primeiro gol com a camisa vascaína e bota visível nisso.

Apesar de ser o time a dominar toda a primeira etapa, o lance que causou mais perigo foi do América; após erro de marcação do lado esquerdo da defesa vascaína, J. Carioca levou a bola para a linha de fundo e cruzou com perfeição para o bom atacante Adriano, que com o gol aberto falhou na conclusão.

Além desse lance, o América assustou duas oportunidades; a primeira foi após um bate-rebate dentro da área e a segunda após outra boa jogada do bom atacante Adriano, que mais uma vez finalizou erradamente.

No fim, o primeiro tempo terminou mesmo com um empate em 0 a 0. Apesar deste resultado, já deu para perceber uma melhora considerável da equipe vascaína em relação a partida anterior; os laterais avançaram mais, os volantes erraram menos passes e o trio ofensivo começou a se entender.

O SEGUNDO TEMPO

http://farm5.static.flickr.com/4051/4291507471_c97260373b.jpg

Sabendo que o empate não era favorável para as pretensões da equipe no Campeonato, o técnico Vágner Mancini tratou logo de deixar o Vascão mais ofensivo, tirou Jumar e colocou o garoto Souza. Com Souza, o Vascão passou a ter uma saída de bola mais qualificada e uma chegada mais forte pelo lado direito.

Apesar da entrada de Souza ter melhorado um pouco mais a qualidade do meio-campo vascaíno, a melhora do gramado foi a meu ver fator fundamental para a vitória vascaína na segunda rodada da Taça Guanabara.

Com o gramado melhor ficou visível a superioridade do Vascão na partida. Coutinho, Dodô e Carlos Alberto, que estavam sendo bem marcados, inteligentemente se movimentavam muito e abriam espaços para os outros jogadores. Quis o destino que o primeiro gol do Vascão não fosse marcado por nenhum jogador do trio e sim pelo volante Nílton, que se aproveitou muito bem dos espaços deixados pela defesa do América e acertou um chutaço da intermediária, um GOLAÇO, para abrir o placar para a equipe vascaína.

O Gol fez com que o América partisse com tudo para o ataque e deixasse espaços para os principais jogadores vascaínos brilharem. Foi a partir daí que Dodô e, principalmente, Carlos Alberto passaram a aparecer na partida. Em uma das jogadas trabalhadas pelos dois, Dodô ganhou do marcador e bateu cruzado, infelizmente a bola foi longe do gol do goleiro Roberto.

Se não deu com Dodô, com Carlos Alberto não podemos dizer a mesma coisa. Após uma bela jogada de contra-ataque, iniciada pelo mesmo, Dodô recebeu outra vez em condições para marcar; dessa vez o camisa 10 vascaíno chutou encima do goleiro Roberto, que rebateu a bola nos pés de Carlos Alberto, que com muita calma e categoria só teve o trabalho de fintar o zagueiro e mandar para o fundo das redes.

http://farm5.static.flickr.com/4062/4291504381_0eb295f993.jpg

O Segundo gol praticamente garantiu a vitória vascaína, mas não tirou a “vontade” do América em marcar pelo menos um golzinho no Engenhão. Parecia que esse golzinho não ia sair, pois a muralha Fernando Prass e a defesa vascaína estavam muito bem, mas no minuto final da partida Fágner bateu cabeça com Fernando e acabou ele mesmo fazendo o gol para a equipe do técnico Bebeto.

Com a vitória, o Vascão chegou aos 6 pontos na competição e lidera parcialmente o Grupo B da Taça Guanabara. Além de valer a liderança parcial, a vitória vascaína também serviu para nós torcedores percebermos que nosso time evoluiu em relação à última partida contra o Tigres. A meu ver, jogadores como Souza e Phillipe Coutinho não podem ser reservas da equipe vascaína, pois com eles campo nosso rendimento foi muito maior do que com Pimpão e Jumar.

Agora é aguardar o resultado do jogo do Botafogo logo mais para sabermos se jogaremos como líder do grupo ou como segundo colocado. Independentemente da colocação, o clássico do próximo domingo tem tudo para ser um grande jogo, pois se o Botafogo contará com a estréia de El Loco Abreu, o Vascão deverá contar com o trio de ouro formado por: Coutinho, Carlos Alberto e Dodô.

O NOME DO JOGO

http://farm3.static.flickr.com/2793/4292247848_534d0f6cc6.jpg

Carlos Alberto- Estava pronto para escolher Fágner, pois o garoto outra vez se mostrou regular e muito bem postado dentro de campo, mas ocorreu o inesperado e Fágner fez um gol contra no fim da partida. Pelo acontecimento, resolvi escolher o capitão, que a meu ver atuou muito bem ontem. Além de fazer gol, nosso camisa 19 por diversas vezes deixou Dodô e outros companheiros em ótimas condições. Jogou bem ontem nosso Carlos Alberto.

GOLS e MELHORES MOMENTOS


Fotos e Vídeos Retirados: Globoesporte.com e Marcelo Sadio- Vasco

2 comentários:

  1. Cara o garoto jogou demais !! Foi o 2 melhor do vasco !!! o craque do vasco no jogo foi o Souza sai da reserva para jogar aki futebol dele !! Mancini tem que colocar ele de titular !!

    ResponderExcluir
  2. Fala Carlos Junior, entao cara, olha estou botando fé nesse time do Vasco com Fhillipe Coutinho, ontem só não foi melhor mesmo por causa da chuva, ele tem um toque refinado na bola, a minha opinião é que se esse time se acertar vai ser muito competitivo esse ano, e vai contra as expectativas de alguns outros amigos Vascainos que tenho que estavam meio cismados com o time, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir