20 janeiro 2010

Carioca 2010: Vasco x América



Após vencer o Tigres na estreia do Campeonato Carioca, o Vascão encara hoje a equipe do América no Engenhão. A partida será realizada às 22: 00 h (horário de Brasília) e contará com a transmissão da Rede Globo para todo o Brasil. Sabendo que um vitória hoje pode encaminhar a classificação do clube para próxima fase, além de dar um tranquilidade maior para o clássico do próximo domingo, a equipe vascaína entrará em campo consciente de que independente de uma boa atuação o que a torcida espera é uma vitória.

UM POUCO DA HISTÓRIA


O adversário da vez é o tradicional América, que por sete vezes conquistou o título carioca e que ano passado conquistou o direito de retornar a elite do futebol carioca após conquistar o título da Série B. Com tanta história para contar dos dois lados, o jogo de hoje não é um simples jogo, é um clássico. Clássico esse que é conhecido como "o Clássico da Paz"; Tal alusão se deu pelo fato desse clássico ser o primeiro disputado após a pacificação entre as duas ligas (que defendiam interesses políticos diferentes) até então existentes no futebol carioca.

http://www.netvasco.com.br/mauroprais/images/vasxame50_ademir2.jpg
Ademir de Menezes marca o Primeiro gol do Vascão na Final de 1950 Foto: Netvasco

Para explicarmos a importância deste clássico para o futebol carioca e brasileiro, basta citar que no dia 28 de janeiro de 1951 foi realizada a partida mais importante da história do confronto. O jogo valia o título do Campeonato Carioca de 1950 e o Vascão venceu a partida por 2 x 1 aos olhares de cerca de 121.756 torcedores presentes no Maracanã na época.

Outro fato curioso na história desses dois clubes é que antes do Vascão aparecer nos gramados do futebol carioca, o América era o clube preferido da colônia portuguesa.

No total foram realizados 252 partidas entre essas duas equipes. O Vascão venceu a grande maioria, cerca de 142 partidas, o América certamente a minoria, cerca de 56 partidas, e mais 54 empates ocorreram. O Vascão no total marcou 457 gols e o América cerca de 283. O último clássico da paz ocorreu no dia 7 de fevereiro de 2007 e o América venceu por 2 a 1.

O JOGO DE HOJE


http://farm5.static.flickr.com/4026/4285682557_b383af2482.jpg
Foto: Marcelo Sadio- Vasco

Como já adiantei acima, a partida valerá pela segunda rodada da Taça Guanabara e uma vitória hoje para o Vascão pode encaminhar a classificação para próxima fase, além de dar um tranquilidade ainda maior para equipe durante a semana de preparação para o clássico contra o Botafogo no próximo domingo.

Se para o Vascão o jogo pode encaminhar a classificação para a próxima fase, para o América o jogo de hoje é tratado como o jogo da vida. Isso porque a equipe do técnico Bebeto foi derrotada na última rodada pelo Madureira pelo placar de 2 a 1. Por falar em Bebeto, esse é mais um aspecto curioso da partida de logo mais. Ao lado de Romário, Bebeto marcou história no Vascão e no futebol brasileiro.

Por falar no Vascão, a equipe do técnico Vágner Mancini vem a campo hoje com uma única dúvida. Como Rodrigo Pimpão foi expulso na última partida, o técnico vascaíno ainda não sabe se escala o garoto Philippe Coutinho ou o recém contratado Caíque. No início da semana tudo indicava que Coutinho entraria na vaga deixada por Pimpão, mas nos últimos treinamentos Caíque apareceu no time titular e por isso pode levar uma certa vantagem em relação ao seu concorrente. De resto nenhuma modificação, a linha defensiva será a mesma, assim como o meio-campo e o ataque.

Já o América contará na partida de logo mais com um time repleto de ex-jogadores do Vasco. Dentre esses jogadores estão o goleiro Roberto, que se declarou vascaíno e chorou dentro do gramado após o rebaixamento da equipe em 2008, e o lateral direito Claudemir, titular na última grande campanha do Vascão em Campeonatos Brasileiros. Além deles, os volantes Osmar e Junior, o lateral esquerdo Gérson, o zagueiro Ciro e o meio-campo Allan são outros atletas que tiveram passagens pelo clube da colina.

Sabendo da importância do resultado e com a esperança de atuar na partida de logo mais, o jovem e bom volante Souza declarou o seguinte ao Site Oficial do Vascão:

"Cada ano é um ano e temos que continuar com esta mesma pegada. Consegui ganhar a confiança do treinador neste último jogo e aos poucos quero aumentar toda esta confiança não só com ele, mas também com a torcida e vamos entrar em campo para ganhar do América."
Com esse espírito, o Vascão entrará em campo com: 1- Fernando Prass, 23- Fágner, 4- Fernando, 3- Gian e 15- Márcio Careca; 6- Nílton, 27- Léo Gago, 14- Souza (18-Jumar) e 19- Carlos Alberto; 30- Coutinho ( 20- Caíque) e 10- Dodô

3 comentários:

  1. Pois é cara, sem duvidas um grande jogo no cenario carioca, de muita tradição, gostei de saber um pouco mais da historia desse confronto. Eu como o Grêmio só joga amanha vou assistir a esse jogo hoje, e aposto no Vasco.

    Sobre seu comentario lá no blog cara, posso falar sim dos jogadores que sairam do Grêmio e estao no Vasco, é só voce me falar como proceder, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. Ah...sabe que vai ser barbada né?
    rsrsrsrs
    Estou seguindo no twitter.
    Adorei seu coment no blog e vou confessar que sou beeemmm Sherazade.
    Segredo,hein!kkkkkkkkkkk
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Hoje foi 2 x 1 para o Vasco, ainda tá longe de ser o time ideal para 2010 e a partida técnicamente não foi muito boa, mas foi bom lembrar os antigos confrontos de Vasco x América.

    Abraços amigo.

    ResponderExcluir