28 janeiro 2010

Sonhar não custa nada

http://img.dailymail.co.uk/i/pix/2008/03_04/Anderson_468x637.jpg

Fala galera vascaína, assim como todos os vascaínos sou consciente de que a vinda de Anderson para o Vasco não passa de um mera especulação, mas como um amante do futebol não poderia deixar passar a oportunidade de falar sobre esse jogador e sobre seu atual momento.

Desde que começaram a surgir especulações sobre a possível vinda de Anderson ao Brasil para negociar com o Vasco comecei a vasculhar sites ingleses em busca de informações que me fizessem entender a atitude do atleta. Nos diversos sites que consultei antes fazer essa postagem, muitos destacavam a possível vinda do atleta para o Vascão, mas não foi isso que me chamou a atenção e sim o fato de muitos colunistas britânicos declararem que a vinda de Anderson para o Brasil seria como assinar o "fim" de um carreira que tinha tudo para ser brilhante. Mas será que não seria muito pior para ele continuar na equipe inglesa sendo obrigado a aturar as imposições de Sir. Alex Ferguson? Para que vocês possam me responder ao fim dessa postagem esta pergunta, é necessário que eu faça um breve retrospectiva da carreira do Anderson e dos clubes por onde ele passou.

http://gremio1903.files.wordpress.com/2008/05/anderson-gremio.jpg

Como deve dos conhecimento de todos, Anderson foi revelado pelo Grêmio; na equipe gaúcha meio-campista habilidoso, que chegou a ser comparado com Ronaldinho Gaúcho, foi fundamental na campanha que devolveu o Grêmio de volta a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Mostrando o futebol de gente grande, ficou difícil do Grêmio mantê-lo e logo o jovem garoto foi negociado com o futebol português, mais precisamente com o Porto.

Chegando em Portugal, não demorou muito para que ele se tornasse titular e um dos jogadores mais importantes e adorados do elenco. Claro que exagerei um pouco quando falei que não demorou muito, até porque o garoto sofreu uma contusão e ficou cinco meses afastado dos gramados, mas se formos comparar a adaptação de Anderson a de outros brasileiros no Porto ela foi indiscutivelmente mais rápida. Voltando ao assunto, Anderson permaneceu um ano e meio no Porto, onde chamou a atenção do técnico Dunga e foi pela primeira vez convocado para a seleção principal. Assim como nos tempos em que fazia sucesso no Grêmio, no Porto Anderson também chamou a atenção de vários grandes clubes do futebol europeu, mas foi o Manchester United que o contratou por mais de 31 milhões de euros.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9COxLJ6aPdG2Eeaut558cXVr9P5aOee2Pz4rb2tWiJb55iHJfPtxYlANqAcCArwyOkwQcYx1CMSVOg1m2aVfm-TGzsPFQbL1Y66dG4BBZRPR2kek4N_0tn6deGyEtcrqnvUu7AvsOpqg/

No Manchester, Anderson deixou de ser um meia bastante criativo para ser um volante que marcava e saia para o jogo. No início, para ter espaço no time titular, o garoto até aceitou a imposição do manager Alex Ferguson, mas com o decorrer do tempo ele foi percebendo que a situação não ia mudar e começou a dar indícios de insatisfação. Foi aí que a meu ver começou a acontecer uma queda na carreira do garoto Anderson. Tá certo que no Manchester ele conseguiu títulos importantes, a indepência financeira e um reconhecimento internacional muito grande, mas será que valeu mesmo a pena ele trocar todos esses títulos pela Seleção Brasileira? Será que valeu a pena ele abrir mão de suas jogadas de efeito e de toda a sua habilidade em pró de um time que não o valoriza? Será que ele joga menos bola que o Ryan Giggs, que o Ji Sung Park ou Scholes (que durante anos comandou o meio-campo OFENSIVO da equipe de Manchester) ?

Não sei a opinião de vocês, mas se o Anderson não é hoje unanimidade hoje na Seleção Brasileira a culpa em grande parte é de um Senhor chamado Alex Ferguson. Com todo o respeito a esse grande profissional que ele é até hoje, mas o que ele fez com o Anderson, tirando-o do meio-campo onde ele tinha toda a liberdade e colocando-o como volante para não tirar jogadores menos criativos e com história no clube do time titular, foi uma tremenda burrice. Não sou o dono da verdade e muito menos entendo mais de futebol que o Alex Ferguson, mas é evidente que o Anderson renderia mais no Manchester se fosse utilizado um pouco mais frente. Claro que o Anderson também foi errado em aceitar a imposição do treinador, mas será que não faríamos o mesmo em busca de um espaço em um dos maiores clubes do mundo?

Bom amigos, essa opinião que emito aqui neste blog não é apenas minha e sim de vários colunistas de sites britânicos e de diversos países. Claro que não posso citar aqui o nome de todos, mas disponibilizarei ao fim desta postagem alguns links para que vocês possam acompanhar a opinião de diversos sites britânicos sobre o Anderson. Antes, gostaria de dizer que ele seria muito bem-vindo aqui no Vascão, pois qual time do Brasil se daria ao luxo de recusar os talentos desse jogador, qual clube? O acho um grande jogador e não tenho dúvidas que se ele voltasse ao Brasil brilharia e teria mais visibilidade do que na reserva do Manchester. Sei que é praticamente impossível ele vir, mas sonhar não custa nada.

Notícias da provável saída de Anderson em sites do mundo inteiro em que o Vascão é citado:

1- Vasco play down interest in AWOL Anderson (Inglaterra)

Vasco desmente negociação com Anderson

2- Uh-oh, looks like Anderson’s in big trouble with Fergie (Inglaterra)

Anderson em apuros no Manchester

3- Vasco play down Anderson link (Inglaterra)

Vasco pode estar interessado em Anderson

4- Andersons fremtid i Manchester United er svært usikker. Midtbanestjernen er bøtelagt av klubben fordi han droppet trening uten gyldig grunn. Nå rapporteres det at Anderson også skal ha reist til hjemlandet Brasil uten tillatelse av Sir Alex Ferguson. Vasco De Gama skal være interessert i å kjøpe spilleren, og en overgang kan bli fullført allerede i januar. (Noruega)

Futuro de Anderson no Manchester United, é muito incerto. Meio-campo é multado pelo clube, porque abandonou o treino sem qualquer razão válida. Agora, há relatos de que Anderson também deveria ter ido ao país de origem, o Brasil, sem a permissão de Sir Alex Ferguson. Vasco da Gama pode está interessado em comprar o jogador, e uma transição pode ser concluída já em Janeiro.

5- " ...Không loại trừ khả năng, Anderson sẽ được M.U rao bán hè tới. Hiện Lyon và Inter Milan đang bày tỏ sự quan tâm đến chàng tiền vệ 21 tuổi này. Ngoài ra, cũng có thể Anderson sẽ trở về quê nhà đầu quân cho CLB Vasco de Gama." (Vietnã)

"... Não exclui a possibilidade, Anderson será vendido no verão pelo MU. Lyon e Inter de Milão tem expressado interesse no meio-campista de 21 anos. Além disso, Anderson também poderá regressar a seu país de origem para jogar no clube do Vasco da Gama."

6- "... Verschillende geruchten meldden dat Anderson teruggevlogen zou zijn naar Brazilië om er te praten met Vasco da Gama...". (Holanda)

"...Vários rumores informou que Anderson seria levada de volta ao Brasil para iniciar discussões com o Vasco da Gama..."

7- "... Anderson nie znalazł się w kadrze Man Utd na środowy mecz Pucharu Ligi z Manchesterem City. Jak donosi "The Mirror", to dlatego, że piłkarz opuścił jeden z treningów. Plotki głoszą, że Brazylijczyk był w tym czasie w Rio de Janeiro, gdzie negocjował transfer do Vasco da Gama. Menedżer piłkarza, Rodrigo Caetano oczywiście zaprzeczył, ale United i tak postanowiło odebrać Andersonowi tygodniową pensję. To na pewno nie poprawi humoru graczowi, który jest coraz bardziej sfrustrowany swoją rolą przy Old Trafford...." (Polônia)

"...
Anderson não estava no meio da semana no treinamento do Man Utd e não participou do jogo da Taça da Liga contra o Manchester City.Há rumores de que o brasileiro estava naquele momento no Rio de Janeiro, onde negociou a transferência para o Vasco da Gama. O dirigente, o ex-jogador, Rodrigo Caetano, negou, mas ele foi ao Brasil. Assim o treinador Alex Ferguson decidiu multar Anderson no seu salário semanal. Isso certamente não irá melhorar o humor do jogador, que está cada vez mais frustrado por seu papel em Old Trafford..."

8- "...Manchester United midfielder Anderson is seemingly on collision course with Sir Alex Ferguson after the Brazilian skipped training on Monday and apparently turned up in Rio de Janeiro having held talks with Vasco de Gama. The 21-year-old has also been linked with Lyon and Inter Milan..." (Inglaterra)

"...
O meio-campista do Manchester United Anderson está aparentemente em curso de colisão com Sir Alex Ferguson, após o brasileiro faltar o treinamento de segunda-feira e, aparentemente, viajar para Rio de Janeiro, onde tem se mantido em conversações com o Vasco da Gama. O jovem de 21 anos também tem sido associado ao Lyon e a Inter de Milão..."

9- Sau khi bị HLV Alex Ferguson phạt 80.000 bảng vì tội trốn tập, tương lai của tiền vệ Anderson ở sân Old Trafford gần như sắp chấm dứt. Nhiều khả năng, cầu thủ người Brazil sẽ phải hồi hương để đầu quân cho CLB Vasco De Gama. (Vietnã)

" ... provavelmente o jogador deverá ser repatriado pelo Vasco da Gama... "

10- "... It is believed that Anderson and his agents are trying to negotiate a deal with Vasco De Gama...." (Inglaterra)

" ... acredita-se que Anderson e seus agentes estão negociando com o Vasco da Gama..."

11- "...
The Brazilian media claim that the 21-year-old Anderson was met at Rio airport by Vasco sporting director Rodrigo Caetano and the pair sat down to discuss a move..." (Inglaterra)

"... A mídia brasileira alega que o jovem de 21 anos Anderson foi recebido no aeroporto de Rio pelo diretor do Vasco Rodrigo Caetano e os dois sentaram-se para discutir uma jogada..."

12- " ... Anderson, the Manchester United midfield player, has reportedly held talks with Rodrigo Caetano, the Vasco da Gama executive director, about a loan move. Anderson may be fined after returning to Rio de Janeiro without permission..." (Inglaterra)

"...
Anderson, o meio-campo, jogador do Manchester United, teria mantido conversações com Rodrigo Caetano, Vasco da Gama, diretor executivo, sobre um movimento de empréstimo. Anderson pode ser multada depois de voltar ao Rio de Janeiro sem permissão..."

13- "
Manchester United, Anderson verso Vasco o Lione" (Itália)

Anderson, do Manchester United para o Vasco ou Lyon

5 comentários:

  1. Vale o comentário pelo esforço em coletar todas essas fontes de informações.

    Bom, pra mim o Manchester vai emprestar o Anderson por uma temporada pra uma liga de 2º escalão como Portugal ou França, pra eles mandá-lo de volta pro Brasil deve ser considerado um retrocesso.
    Não acredito nele por aqui, só com o jogador forçando muito a barra isso poderia ser cogitado.

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem, impossível não é pois ele tem uma boa amizade com Rodrigo Caetano desde os tempos de juniores no Gremio.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. que venha para o vasco da gama fazer muitos gols,vai se bem aquim,melhor do que la,q estar insatisfeito e infeliz,aqui poder ter melhores atuações,ate porque copa do mundo esta perto,e ele vai querer mostrar mais serviço e todo mundo sabe q o futebol brasileiro é alegre,ainda mais jogando em um clube de grande expressão como o vasco da gama!

    ResponderExcluir
  4. Mais um otimo post seu cara, parabens. Concordo com voce, pra mim não há duvidas que Anderson poderia render muito mais jogando ofensivamente, ele joga muito, e ele tendo que jogar de volante com certeza atrapalhou sua carreira. Eu lembro que na epoca em que vi que ele estava jogando recuado pra pegar vaga no time, fiquei contrariado com isso porque sabia da qualidade que ele tinha pra ser meia atacante, enfim, parabem pelo seu trabalho nesse post, e não custa nada sonhar mesmo cara, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  5. nao acredito de anderson para o brasil,jogar aqui nao sei nao,pois sou proxima a ele.acho que fica por la.bjss

    ResponderExcluir