14 janeiro 2010

VASCAÍNO E CAPIXABA COM MUITO ORGULHO !

Dizem que o Flamengo têm a maior torcida do Brasil. O que eu percebi que não deixa de ser verdade. Mas esqueceram de falar que a torcida do Vasco é a mais fanática, o que não vem ao caso. Mas voltando ao assunto citado no título a torcida vascaína capixaba, como todos viram, recebeu o Vasco de braços abertos em nosso estado. Eu ouvi o narrador do Sportv no jogo de ontem contra a Seleção Capixaba comentar sobre a torcida do Flamengo no Espírito Santo: "Do Flamengo então nem se fala, é gigante". Esse respectivo comentário deu a entender que a torcida do Flamengo no Espírito Santo é a maior e com ampla vantagem sobre o segundo, o que discordo com base em dados citados a baixo.


Eu particularmente achava que a torcida do Flamengo era realmente maior em minha cidade (Guaçuí). Mais tarde descobri que isso não era verdade. Porque a torcida vascaína só estava em casa meio com vergonha do time jogando mal e mais tarde rebaixado. Mas na festa do título da Série B descobri que não é realmente assim. A carriata do título vascaíno foi da mesma dimensão do título brasileiro do Flamengo. Olha que eles foram campeões da Série A. Com isso percebi que a torcida vascaína aqui na minha cidade era pelo menos um pouco menor que a do Flamengo com estimativa de 34% flamenguistas, 32% vascaínos, 20% tricolores e 14% botafoguenses, sendo muito equilibrado (pesquisa desenvolvida por mim), repentido essa porcentagem em todo estado na minha opinião, que foi poposta através de opiniões de maiores torcidas em outras cidades e a maioria falam que a torcida do Vasco se equilibra com a do Flamengo. Além do mais, a Grande Vitória, acredito eu esse equilibrio é mais amplo acredito eu. Não só pela calorosa recebida da equipe cruzmaltina lá com lotações no aeroporto, nos treinos e no jogo amistoso (que além do mais foi muito caro - R$ 50 o ingresso mais barato), mas também por outros relatos que falam que Vitória e seus arredores e muitas cidades da Região Serrana a torcida vascaína é maior.


Poucos sabem, mais o Espírito Santo já foi um estado importante no nosso país e Vitória já foi capital brasileira. Mas por diversos fatores o Espírito Santo foi perdendo sua importância e o Rio de Janeiro o esmagou metaforicamente. A torcida no Espírito Santo é exclusivamente para os times cariocas e acredito eu, pela sua história e pelo seus costumes que ligam os capixabas ao povo carioca, o Espírito Santo é uma parte do Rio de Janeiro. O nosso estado é o que mais cresce no Brasil atualmente e acredito que por isso, sendo um estado jovial, a torcida tem mais prefêrencia pelo Vasco da Gama que nos outros estados. Isto por ter visto, na "flor da idade", seus grandes títulos e a época que o time do Vasco era arrasador e com grandes ídolos.




Por isso me orgulho de ser VASCAÍNO E CAPIXABA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário