14 janeiro 2010

Vasco 1 x 1 Sel. Capixaba : Bom Início

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,34833336-EX,00.jpg

Esqueçamos o resultado da partida e levemos em consideração a atuação da equipe vascaína na partida de ontem. Ao fazermos isso iremos notar que a equipe encontrou uma forma ofensiva e bonita de se jogar. Independentemente de o resultado ter sido abaixo do esperado, eu gostei da atuação da equipe vascaína ontem em Cariacica-ES. Claro que muitos podem pensar que só falo isso porque sou torcedor e apaixonado pelo Vasco, mas não é bem assim; Quando falo que o time jogou bem me refiro à parte tática.

Analisando a formação do jogo de ontem, notei que estava certo quando alguns dias atrás fiz um esboço do como jogaria a equipe vascaína. Lembro que na época tinha dito que o Vascão jogaria com 4 jogadores na defesa, 1 Volante de muita marcação (Nílton), 2 Volantes “livres” (Podem subir e atacar dependendo do momento da partida) ,1 Meia Armador e 2 Atacantes. Com essa formação, a equipe mostrou certa desenvoltura no toque de bola e uma facilidade para criar jogadas de perigo. Claro que a Seleção Capixaba não pode servir de avaliação para ninguém, mas o que vi taticamente ontem me agradou e me deixou confiante não só numa boa estréia no Carioca, mas de um bom ano.

Agora falando um pouco da parte individual, gostei muito da atuação de alguns jogadores. Léo Gago, Márcio Careca, Matías Palermo, Paulinho, Ernani, Souza, Robinho e Pimpão me chamaram atenção pela tranqüilidade e facilidade para executar um bom futebol ao longo do período que estiveram em campo. Apesar de destacar todos esses aí acima, nenhum me encheu tanto os olhos como o nosso garoto de ouro Philippe Coutinho. Claro que foi só um amistoso e que a equipe enfrentada não oferecia tanta resistência, mas o que vi o Coutinho jogar ontem há muito tempo eu não via no Vasco e no futebol brasileiro; que facilidade tem esse garoto pra tocar a bola e para driblar, que facilidade. Vendo a partida de ontem fiquei me perguntando o porquê desse garoto não ter sido aproveitado mais vezes no ano passado. É uma pena que ele tenha que sair ainda neste ano, é uma pena não é Sr. Eurico?!

http://farm5.static.flickr.com/4003/4272194139_78dc377966.jpg

Não sei a vocês, mas a atuação de Philippe Coutinho ontem me deixou esperançoso em ver no Vasco um trio de ouro, ou seja, de ver atuando o garoto ao lado de Dodô e Carlos Alberto. Esperança essa que fica maior ainda quando olhamos para o banco e vemos um treinador que não tem medo de arriscar, um treinador que põem o time para jogar para frente, um treinador que dá chance aos jovens valores. Se Mancini for escalar a equipe no próximo sábado com base no amistoso de ontem, Coutinho sem dúvida alguma será titular e digo mais, se deixarem ele entrar no time eu acho difícil ele sair, pois não existe no grupo um jogador com o potencial e a técnica que ele tem.

Elogios a parte, o fato é que algumas coisas também devem ser melhoradas. A cobertura dos laterais quando esses vão ao ataque é a meu ver o que deve ser trabalhado pelo técnico Vágner Mancini até o próximo sábado. Claro que com o decorrer o entrosamento melhorará e com isso os erros diminuirão, mas já que citei as qualidades do time ontem, não poderia deixar de citar o fator que me deixou mais preocupado vendo a equipe ontem.

No geral aprovei a atuação da equipe ontem. Como já disse acima, alguns jogadores se destacaram, mas o mais importante é que todo mundo que atuou mostrou alguma coisa. Alguns surpreenderam, como é o caso do argentino Matías Palermo que atuou muito bem, e outros entraram nervosos, como a atacante Caíque. Mas isso é apenas um início de trabalho e como disse o Raúl Quadros, comentarista do Sportv, ontem ao término da partida, o técnico Vágner Mancini tem um grupo muito bom nas mãos. Estou confiante que teremos um bom ano em 2010, ou seja, estou confiante que títulos virão!

GOLS

FICHA TÉCNICA

http://farm5.static.flickr.com/4068/4272707541_1fa7518187.jpg

SELEÇÃO CAPIXABA 1 x 1 VASCO

Data: 13/01/2010 (quarta-feira)
Local: Estádio Engenheiro Alencar de Araripe, Cariacica (ES)

Árbitro: Marcos André Gomes (ES)
Auxiliares: Antonio Carlos e Gelrosn Rodrigues

Cartões amarelos: Igor (CAP)

Gols: Kill, aos 39 minutos do primeiro tempo; Fumagalli, aos 23 minutos do segundo tempo

Seleção capixaba - Denis; Vitor (Toninho), Cavaline (Toni), Marco Antonio (Piter) e Mateus; Igor, Gilmar, Richard e Paraná (Lucas); Kilt (Geovane Filho) e Rodrigo Cruz (Felipe, depois Kaleo). Técnico: Marcos Nunes

Vasco - Fernando Prass (Tiago); Elder Granja (Fagner), Gian (Thiago Martinelli), Fernando (Titi) e Marcio Careca (Ernani); Nilton (Paulinho), Leo Gago (Souza), Jumar (Matias Palermo) e Philippe Coutinho (Fumagalli); Robinho (Rodrigo Pimpão, depois Geovane Maranhão) e Dodô (Caique). Técnico: Vagner Mancini

Um comentário:

  1. Fala cara, sua opinião difere um pouco da de outros amigos Vascainos que tenho, mas concordo com voce, acho que nesses jogos o resultado é o que menos importa, claro que todos esperam logo uma goleada por ser contra uma equipe sem expressão, mas enfim a temporada esta apenas começando e o time deve melhorar, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir