08 março 2010

Carioca 2010: Vasco1 x 0 Boavista

http://farm5.static.flickr.com/4005/4414580063_2ac714ce1f.jpg

Fala galera vascaína, ontem nossa equipe conseguiu mais uma vitória na Taça Rio, a vítima da vez foi a boa equipe do Boavista. Tal resultado nos colocou como líderes isolados do grupo B, 3 pontos a frente de Botafogo e América, que brigam pela segunda vaga para a semifinal. Apesar da vitória, a equipe ontem outra vez não me convenceu. Mais uma vez jogamos um futebol pobre, sem brilho, e com pouca movimentação dos nossos jogadores. Pior que isso foi acompanhar a transmissão da partida pela TV Globo, com um comentarista rubro-negro que mal sabia o nome dos nossos jogadores. Em certo momento, ele chamou o FERNANDO PRASS de RICARDO PRASS. Lamentável.

Nem mesmo a volta do capitão Carlos Alberto fez com que as coisas melhorassem para o nosso lado. Apesar de aparecer bastante para buscar jogadas e tentar fazer alguma coisa, nosso capitão não criou nenhuma boa jogada durante os 90 minutos que esteve em campo. Talvez o gol esconda um pouco a má atuação do capitão, mas que ele ontem não foi bem, isso não foi. Indo na mesma linha de comentário, Dodô foi outro que pouco fez na partida de ontem. Para ser sincero, eu não me recordo de uma boa jogada feita pelo nosso camisa 10. Resumindo, nossas duas maiores estrelas não foram bem ontem.

http://farm5.static.flickr.com/4022/4415053796_992f19f2ab.jpg

Mesmo sem terem sido brilhantes, Élton e Coutinho demonstraram que não podem ser banco nesse time do Vasco, pelo menos se Dodô e Carlos Alberto continuarem a atuar da forma que atuaram hoje, principalmente Dodô. Élton, apesar de não ter marcado, buscou por diversas o jogo e não se escondeu em momento algum atrás do seu marcador. A maior prova disso é que foi ele o maior finalizador vascaíno na partida, no total foram 4 finalizações. Já Coutinho não atuou tão bem na primeira etapa, muito mais por culpa do esquema armado e dos seus companheiros de ataque, que por serem mais badalados jogavam toda a responsabilidade de marcação nas costas do garoto. Com isso Coutinho ficava preso na marcação e sem liberdade para atacar. Na segunda etapa o futebol do garoto vascaíno cresceu muito mais pela substituição feita pelo treinador Vágner Mancini, que sacou o sumido Dodô para colocar Robinho, que assumiu o papel que era dele na primeira etapa. Mais livre, o camisa 30 vascaíno partiu para cima dos adversários e criou as principais jogadas de perigo do Vascão na segunda etapa, uma dessas inclusive explodiu no travessão do goleiro Vínicius, do Boavista.

http://farm3.static.flickr.com/2753/4414574555_3e1c86b720.jpg

Do meio para trás também demonstramos problemas. Gian, improvisado na lateral esquerda, não conseguiu cumprir o combinado e, por diversas vezes, deixou os jogadores do Boavista livres pelo setor esquerdo de marcação do Vascão. Foram por lá inclusive que surgiram as principais chances da equipe adversária. Por falar nas laterais, parece que o nosso problema é mesmo muito grave. Ontem, Élder Granja até que chegou bem ao ataque, mas ainda não é aquele jogador que passa confiança para a torcida, principalmente na parte ofensiva. O que me deixa mais preocupado é que nas categorias de base não temos laterais com capacidade de jogar pelo profissional, pelo menos é dessa forma que pensa o técnico Vágner Mancini, que preferiu utilizar um zagueiro improvisado de lateral do que um jovem da base do clube. Mancini alegou que Carlinhos e Ari, laterais que poderiam ter atuado na vaga deixada por Márcio Careca, ainda não tem a maturidade necessária para atuar como profissional. Ora, como eles vão adquirir essa maturidade se nunca entram em campo para jogar?

http://farm5.static.flickr.com/4039/4414279653_450557bfcf.jpg

Eu particularmente não consigo entender os critérios adotados pelo Mancini. Longe de mim querer que ele deixe o comando da nossa equipe, até porque o acho um bom treinador e com capacidade suficiente para treinar nossa equipe, mas para isso ele terá que mudar alguns dos seus conceitos. Experiência não ganha jogo, pode até ajudar, mas não ganha. O que ganha jogo é a técnica, independentemente da idade que o atleta tem. No futebol estamos cansados de ver exemplos que mostram isso, cito aqui o Santos de Robinho em 2002 e o próprio Vasco que conquistou o tri carioca em 1992,1993 e 1994. Como disse, sou um grande admirador do trabalho do Mancini, mas se ele continuar a preferir improvisar um zagueiro brucutu do que por um lateral formado no clube, ele não durará muito em São Januário.

Depois retorno para falar um pouco sobre o clássico de domingo e sobre as críticas exageradas feitas ao Phillipe Coutinho.

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior

2 comentários:

  1. Aos trancos e barrancos vamos nós, e seremos campeões.

    Abraço
    Jeferson

    Obs: Aguardo sua visita em meus dois blogs:

    http://www.aguia-fc.blogspot.com

    http://www.vascao10ev.blogspot.com

    ResponderExcluir