19 abril 2010

Carta de um Vascaíno Apaixonado

Por: Bruno
Torcedor Vascaíno

Dia 15 de abril de 2010


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihD5rcdbJFCXebDF_bbpiXQ4-TbsbFyYNHmAtnla_aITX3bdUk_PfYn7kQ6No76KbQKSvBmC42v19uyzJodFp0H2d6mBegMvuwsc0Y7PfLE7eBIKixa4VHGUgUZxkRsxJc1xuF6J8SUP4/s400/GetAttachment.aspx.jpg

Caro Presidente Dinamite,

Escrevemos na condição de “donos do Vasco”. O crédito que sustenta estas palavras está nos anos e anos a fio de dedicação incondicional ao Club. Já fomos ao céu e ao inferno acompanhado a caminhada do nosso Vasco. É bem verdade que este tipo de comunicação não aconteceu nos momentos de júbilo, todavia, o objetivo desta carta não é procurar entender o porquê do futebol do Vasco não conseguir ganhar de “Olarias” e “Americanos”. O que gostaríamos de entender, e, sobretudo, nos informar, é com relação ao que nos foi prometido desde o momento que o Sr. se tornou o Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama. Esta carta não tem cunho político, simplesmente se resume a procurar respostas que não vieram, embora o discurso da “transparência” perdida em outrora tenha sido um dos lemas da sua campanha.

Quando o Sr. assumiu o nosso Vasco, fomos tomados por um sentimento incontrolável de alívio. Sabíamos que o que acontecia ali era o melhor para o Club. Pensamos que a partir daquele momento o Vasco voltaria a ser um Club democrático, aberto não só a investidores, mas a ideias. E eu pergunto ao Sr. como está o Vasco hoje, após quase dois anos de trabalho?

Entendemos a situação calamitosa na qual o Sr. assumiu o Club. Temos certeza que o trabalho está longe de ser fácil. Mas foi uma escolha. O Sr. escolheu ser Presidente do Vasco e assumir não só as glórias do cargo, mas, sobretudo, as inúmeras dificuldades. Levando a questão para o lado torcedor, e tomando como base o que nos é passado pela imprensa e fóruns de torcedores dos quais participamos, gostaríamos de questionar alguns pontos:

Departamento Jurídico e Financeiro

1.Por que o Vasco perde ações à revelia? Isto é uma estratégia ou é fruto de uma inaceitável desorganização do Departamento Jurídico? Caso isso seja uma estratégia, qual é o objetivo de ignorar determinadas ações, sabendo que elas podem gerar prejuízos imediatos e não prorrogáveis para o Club? É sabido que os efeitos jurídicos da revelia configuram a confissão de culpa. O Sr, não acha isso muito grave?

2.Por que o Vasco não consegue as Certidões Negativas de Débito com a União? Um patrocínio em que o Club tem seríssimas dificuldades para receber o que lhe é devido vale à pena? Se o Vasco tinha “uma fila de investidores”, porque não escolhemos um compromisso que nos seria mais fácil honrar e ser honrado? E a questão do patrocinador da manga da camisa ? Há pouco mais de um mês rompemos unilateralmente o contrato com o antigo fornecedor, até então as especulações foram muitas, porém continuamos sem um novo patrocinador na manga. Não estaríamos deixando de arrecadar recursos ?

3.Como o Sr. avalia o trabalho do Departamento Jurídico?

4.Como o Sr. avalia o atraso constante no salário dos funcionários mais humildes que neste momento estão indo para 3 meses? O salário dos jogadores profissionais estão em dia?

Departamento Médico

1.O que vem acontecendo no caso Jefferson? O que aconteceu com o Caíque? Por que o Fernando ficou tanto tempo afastado e na medida que retornava sentia novamente a contusão? Por que o Carlos Alberto entrou em campo contra o Boavista, se não tinha condições de jogo? Ficou claro que o fato de ele ter entrado em campo agravou a lesão que o tirou de campo em jogos importantes.

2.Como o Sr. avalia o trabalho do Departamento Médico?

Programa de Sócios


1.Qual o percentual da arrecadação total que a empresa responsável por gerir o programa o Vasco é Meu tem direito ? A taxa de administração paga para a empresa responsável pelo programa não é abusiva?

2.Não seria o momento de oferecer novos benefícios e/ou prestar melhores serviços ao público afim de estimular a manutenção dos sócios adimplentes e a incorporação de novos sócios ao programa ?

3.Por que a demora excessiva no serviço de compra de ingreesos para sócios? Em média, cada sócio leva 3 minutos pra adquirir seu ingresso. Não seria um tempo elevado, principalmente se considerarmos um jogo com uma demanda aumentada? Não existe uma forma mais dinâmica de se fazer isso, respeitando, desta forma, o torcedor?

4.Quando afinal será oferecida a modalidade de pagamento da mensalidade do Vasco por débito automático em conta corrente? Será que essa não é uma boa opção para a diminuição da inadimplência?


Estádio de São Januário

1.Qual é a situação do projeto de reforma de São Januário? Por que não vemos prazos para etapas a serem cumpridas? Como encontra-se a situação da Lusoarenas?

2.Por que o estádio não foi reformulado para se adaptar a um número muito superior de sócios? O que se vê hoje, em jogos importantes, é a parte das Sociais abarrotadas de torcedores. Não caberia um aumento daquela parte do estádio, ainda que em direção às arquibancadas, em respeito aos sócios? A solução não seria voltar ao modelo antigo, com cadeiras colocadas ao longo da curva ao lado esquerdo das sociais ?

3.Por que manter uma empresa tão incompetente como responsável pelos ingressos? Quem foi o responsável pela contratação da mesma? Como o Clube pretende se posicionar frente às inúmeras denúncias de torcedores que foram aos guichês comprar seus ingressos e descobriram que seus números de sócios já haviam sido utilizados? Isto configura falsidade ideológica, já foi relatado, e nenhuma atitude foi tomada. Por que? Por que o Club aceita uma taxa tão extorsiva para aqueles que preferem comprar seus ingressos pela internet?

4.Por que o Club aceita que vendedores ambulantes ajam livremente nos entornos de São Januário vendendo uniformes pirateados? Inclusive presos ao muro do Club.

5.Por que, após quase dois anos de trabalho, o Vasco continua tendo uma loja ridiculamente pequena para seus torcedores? O Sr. acha que a botique do Vasco é condizente com o tamanho do Clube? O Sr. acha que aquela loja dá vazão às necessidades de nossa torcida? Falta espaço em S. Januário para se montar uma loja a altura do tamanho do Vasco? Até quando teremos que esperar? Há previsão para construção da loja de 1000 m2 anunciada pela Penalty (segundo divulgado na época, seria inclusive uma obrigatoriedade do contrato)?


Departamento de Futebol Profissional

1.Por que o clube não tenta viabilizar projetos para trazer efetivamente jogadores e profissionais de ponta (conforme promessa de campanha)? Até quando apostaremos na política do bom, bonito e barato conforme procedia a combalida diretoria anterior? Não estaria na hora de sermos mais ambiciosos ou ousados nas nossas contratações? Como outros clubes com dívidas superiores às nossas conseguem contar com jogadores de seleção em seu plantel, enquanto nós continuamos a apostar na estratégia de jogadores de menor escalão ou jogadores em baixa no mercado (alguns voltando de longo período de inatividade)?

2.Como estão sendo utilizados os recursos captalizados na venda de Alex Teixeira., Allan Kardeck e a última parcela do Philipe Coutinho?

3.Quando enfim contaremos com um Centro de Treinamento próprio conforme promessa de campanha? Aliás, como encontra-se a situação do terreno em Duque de Caxias? Por que o governador e o prefeito do estado do RJ, que inclusive participaram ativamente da campanha do senhor, não interferem politicamente na questão?

4.Procede a informação de que os jogadores não tem local para tomar banho após os treinos no CT da Marinha? Caso proceda a informação, qual a opinião do senhor?

5.Que atitudes o Vasco irá tomar diante dos erros de arbitragem clamorosos que nos prejudicam a tanto tempo? O Vasco pretende se insurgir ao modo como nosso Campeonato Estadual vem sendo dirigido?

Divisões de Base

1. Por que a política de investimento maciço em jogadores formados fora do Vasco e trazidos de outros clubes?

2. Na opinião do Sr. os atletas de base têm recebido o devido acompanhamento, inclusive fisiológico e psicológico, no intuito de propiciar o seu melhor desenvolvimento? Por que foi desativado o antigo CIFAT (Centro de Integrado de Formação de Atletas)?

4. A alimentação recebida atualmente por esses atletas tem sido adequada?

5. Onde as divisões de base do Vasco mandarão seus jogos, uma vez que infelizmente o Vasco Barra foi destativado?

6. Por que foi suspenso o contrato para locação do campo do União de São João de Meriti?

Esportes Amadores

1.O Sr. acha que a situação dos esportes amadores do clube é condizente com o tamanho do Vasco? Onde está o nosso Remo glorioso? Por que perder atletas de ponta para clubes de menor tradição no esporte, como por exemplo, o Botafogo?

2.E o resgate do nosso basquete que tantas glórias nos deu? Quando voltaremos a disputar o Campeonato Nacional?

3.Há projetos de captação de recursos para o esporte amador pelas utilizando-se das Leis de Incentivo ao Esporte?

4.Como e onde estão sendo empregados os recursos oriundos da Eletrobrás (percentual destinado aos esportes amadores)?

Sr. Presidente Dinamite, saiba que almejamos o bem do nosso Vasco acima de tudo. Nos acostumamos, enquanto torcedores, a vencer, sermos campeões, e este espírito nunca pode ser deixado de lado quando pensarmos no que é melhor para o Club de Regatas Vasco da Gama. Somos cientes das dificuldades encontradas, mas não podemos nos deixar levar eternamente por este discurso. A hora é de soluções, e elas não estão vindo. O Sr. iniciará, em breve, campanha politica, bem como o Sr. Nelson Rocha. Esperamos que, caso o Vasco se torne o segundo plano em suas vidas, que os Srs. pensem bem se a manutenção de seus cargos é o melhor para o nosso Club. Saibam que ainda contam com o nosso apoio, de torcedores comuns, mas que ele não é infinito. O ídolo Dinamite estará para sempre em nossos corações, contudo, o Presidente Dinamite ainda tem muito a fazer e a provar, caso sonhe alcançar o mesmo respeito e carinho do jogador.

Abraços




OBS: Ajude a eleger a Musa do Blog do Vascão, clique aqui

4 comentários:

  1. Obrigado brother por divulgar a escolha da Musa.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Fala Carlos, concordo com a parte em que o Presidente Dinamite ainda tem muita coisa pra fazer antes de ser idolo como foi o jogador Dinamite, sem comparações por enquanto, mas claro que ele ainda pode das muitas alegrias ao Vasco. Pois é cara o Grenal, já to no nervosismo normal de classico, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o presidente no caminho certo ainda dará muitas glórias ao Vasco.
    Que bom ter vc de volta,Carlos!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. 3 minutos? para 1 ingresso, eu compro 4, e é o seguinte 3 minutos ou mais no meu caso, se estiver sol escaldante, no sol escaldante, se estiver chovendo torrencialmente, na chuva torrencial, custava colocar uma marquise para os sócios em sao januário?
    SV

    ResponderExcluir