06 abril 2010

Ele pode mudar a situação!

http://www.lancenet.com.br/resources/3996077.jpg

Fala Galera Vascaína, hoje resolvi falar um pouco de um dos pontos levantados pelo Técnico Gaúcho em entrevista ao programa Debate Bola da ESPN Brasil. Mostrando um conhecimento tremendo sobre as categorias de base do Vasco, o treinador afirmou que a solução dos problemas enfrentados pelo clube hoje está no próprio clube, ou seja, na base. Conversei um longo tempo com o meu amigo Diego Louzada sobre o assunto e decidi emitir minha opinião sobre o assunto.

Não quero ser chato e muito menos me promover, mas isso que o Gaúcho falou ontem é tudo aquilo que venho levantando aqui faz um bom tempo. Quem conhece e acompanha esse blog desde o início, sabe que sou um grande defensor da utilização dos atletas da base no time profissional.

Ao analisarmos o elenco do Vasco hoje, iremos notar que apenas cinco jogadores foram formados no clube. Desses cinco, apenas o Phillippe Coutinho e Souza têm atuado constantemente. O meio-campo Allan está contundido, o Lateral Direito Max não ganha oportunidade e o atacante Lipe não sai do banco de reservas. Ora, será que só o Coutinho e o Souza tem condições de vestir a camisa do Vasco?

Lembro-me que no início do ano passado alguns diretores vieram a público para dizer que a base seria melhor aproveitada. Um ano se passou e nada mudou. Ora, como aproveitaremos melhor a base se preferimos contratar um goleiro ao dar a um jovem o posto de terceiro reserva? Como aproveitaremos melhor a base se apenas dois atletas de um elenco inteiro são formados no clube? Como aproveitaremos melhor a base se não temos um Centro de Treinamento?

Será mesmo que só tem perna-de-pau nas categorias de base do Vasco? Será que nenhum jogador da equipe de juniores, que lidera hoje o Campeonato Carioca da categoria, tem condições de pelo menos compor o grupo? Se as respostas para essas perguntas forem NÃO, que acabemos com as categorias de base então.

Em meio a tudo isso, surge um homem que vai a público e fala que a solução dos nossos problemas está dentro do clube. Ora, será que ele está errado? Será que ele não entende de Futebol? Posso queimar minha língua, mas afirmo com todas as letras que se há alguém que pode mudar essa situação, esse alguém é o Gaúcho!

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior


Obs: Indico o post do meu amigo Diego Louzada que tem um pouco a ver com o assunto, confiram clicando aqui

3 comentários:

  1. Opa,
    Em minha opiniao o problema sao os empresarios...Pois isso e logico, para que contratar um jogador mediano ou fraco podendo promover um da base?!?!?!
    Boas palavras!
    Abraços!
    Saudaçoes Vascainas!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Junior. Acho qe vc tem toda a razão. É na base que residem nossos futuros campeões, e, por isso, devem ser tratados e preparados com atenção e respeito. A atual diretoria tem a obrigação de olhá-los com muito bons olhos para que não ocorra uma evasão dos atlatas para outras equipes.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    ResponderExcluir
  3. Suspeito pra comentar né, já que conversamos bastante sobre o tema ontem. Mais do que a efetivação do Gaúcho, tem que haver uma reformulação do elenco antes do Brasileirão. Temos excesso de jogadores em algumas posições o que dificulta ainda mais pra nossa molecada. Como o Lipe, o Allan e o Rômulo vão jogar com aquele tanto de volante e atacante? Dificil, mesmo com a boa vontade do treinador.

    Também abordei o tema no Blog.

    Abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir