23 maio 2010

O Novo Comandante Vascaíno!

http://pequenosvascainos.com/site/wp-content/uploads/2010/05/4627354769_af634e4f09.jpg

Odiado pela torcida durante boa parte da temporada de 2007, Celso Roth aparece hoje como a solução para os problemas vascaínos. Com um jeito durão e organizador, o novo comandante chega com o respaldo da torcida para devolver a equipe o espírito de luta e o padrão de jogo presente durante toda a Série B.

Se com Dorival Junior víamos em campo uma equipe Corajosa, Guerreira e Organizada, com Mancini e depois Gaúcho ela perdeu identidade e se transformou numa equipe sem padrão de jogo, covarde e, principalmente, sem confiança. E é justamente para reorganizar a equipe que Roth foi contratado.

Em menos de uma semana de trabalho, o novo comandante da nau vascaína já mostrou que não está para brincadeira. Jogadores como Ramón, Nílton, Élton, Phillippe Coutinho e Rafael Coelho, mal-acostumados com a forma calma e até certo ponto conivente dos treinadores anteriores, passaram a ser cobrados nos treinamentos e a treinar fundamentos básicos, como o cruzamento, o passe, a marcação, a saída de bola, a finalização e até mesmo o arremesso de lateral.

http://farm5.static.flickr.com/4053/4627959722_9a7b2ffe71.jpg

Com Roth essa história de dono do time acabou e graças a isso veremos em campo uma equipe mais organizada taticamente e menos frágil defensivamente. Com todo respeito, mas se com Jorge Luís, Vílson e Julio Santos ele conseguiu formar uma defesa sólida em 2007 porquê não conseguiria fazer o mesmo com Thiago Martinelli, Titi, Dedé, Fernando e até mesmo com o garoto Genílson?! Para que isso acontença é necessário treinamento, organização tática, entrosamento e, principalmente, confiança. E pelo que vem sendo noticiado durante a semana isso não irá faltar.

Como bem relata o meu amigo Hélio Ricardo (colunista do site Supervasco) a equipe vascaína estava mal-acostumada, pois com vitória ou com derrota a coisa sempre continuava a mesma. Vocês acham que o jogador vai chegar para o treinador e pedir para ele treinar fundamentos? Vocês acham que o jogador vai chegar para o treinador e sugerir uma organização tática? Vocês acham que o jogador vai exigir que o treinador der bronca a cada erro seu? Eu particularmente responderia um NÃO para todas essas perguntas. O que faltou no Vasco ao longo desse ano de 2010 foi comando meus amigos, nada mais do que isso, COMANDO!

Quer dizer que com Roth o Vascão vai arrebentar e se classificará para a Libertadores? Longe de mim afirmar isso, até porque não sou maluco e sei que temos deficiências na nossa equipe. Apesar disso, creio que podemos formar um TIME competitivo com os jogadores que temos no elenco. Claro que reforços são necessários – com exceção das posições de lateral-esquerdo, volante e goleiro (estamos bem servidos), todas as outras necessitam de “reparos”- , mas para sabermos o que realmente precisamos é preciso primeiro ter um TIME, um PADRÃO DE JOGO e uma IDENTIDADE. Todos esses aspectos que citei acima nos sobraram ao longo de toda a Série B e nos faltaram ao longo de toda a caminhada nesse ano de 2010. Eu confio que o trabalho do Roth possa dar certo, mas temos que dá um tempo para ele trabalhar, pois como ninguém constrói um carro sem saber as peças que faltam para ele ficar perfeito.

Para encerrar o assunto Roth, gostaria de parabenizar a diretoria que finalmente ouviu as preces da torcida e contratou um treinador preparado e capaz de levar o Vascão a algo mais alto na competição!

A BARCA VASCAÍNA

http://pequenosvascainos.com/site/wp-content/uploads/2010/05/pimpao.jpg

Mal Celso Roth chegou e já começaram as especulações quanto a reforços e a jogadores que devem deixar a equipe nos próximos dias. Os primeiros a deixarem o clube foram os zagueiros Gustavo e Gian e o lateral Márcio Careca, que acertaram respectivamente com Ponte Preta, São Caetano e Guarani. Ambos não conseguiram demonstrar nesse ano de 2010 o futebol que apresentaram em outras oportunidades. No caso de Márcio Careca, a diretoria achou melhor emprestá-lo para mantê-lo com ritmo de jogo já que dificilmente ele consegueria retirar o xodó da torcida Ramón do time titular.

Além de Gian e Gustavo outros quatro jogadores devem sair, tratam-se dos atacantes Robinho, Geovanne Maranhão e Rodrigo Pimpão e do meia Fumagalli. Robinho já foi comunicado da decisão e nem sequer participou do último treinamento; segundo informações seu destino pode ser o Ceará ou a Ponte Preta. Outro que já está praticamente fora de São Januário é o meia Fumagalli, que também já foi comunicado da decisão e interessa também ao Vozão. Nos casos de Pimpão e Geovanne Maranhão nada ainda foi decidido, pois existem pessoas na diretoria que confiam no potencial de ambos os jogadores. Existem rumores que dão conta de que ambos possam ser emprestados para adquirirem mais experiência e retornarem mais maduros no ano de 2010.

Não emprestaria o Pimpão, mas vamos aguardar o desenrolar dos fatos…

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário