20 maio 2010

O Primeiro Técnico do Ano!

Fala galera vascaína, a partir de hoje retornarei ao meu compromisso diário no Blog o Sentimento não Para. Em virtude de alguns afazeres fiquei um tempinho afastado e deixei de dar minha opinião em alguns assuntos relacionados ao clube. Na postagem de hoje, falarei um pouco da contratação do Celso Roth e das deficiências demonstradas pela nossa equipe no jogo do último domingo.

VASCO 0 X 0 PALMEIRAS

http://farm5.static.flickr.com/4068/4613167441_1b3bb89801.jpg

Assisti atentamente cada minuto dessa partida e posso afirmar com todas as letras que foi o pior jogo que eu assisti nos últimos 5 anos. Nem a péssima partida contra o Sousa-PB, pela Copa do Brasil, conseguiu ser pior do que essa. O que mais agrava a situação é que estamos tratando de um Vasco e Palmeiras, duelo que já decidiu até Campeonato Brasileiro.

O que falar da atuação vascaína? Bom, no primeiro tempo até que fomos bem. Tínhamos a maior posse de bola e não corríamos risco no sistema defensivo, pois a equipe do Palmeiras não atacava. Apesar de todo esse domínio, não conseguimos criar nenhuma jogada de perigo. Isso se deu pelo fato da equipe vascaína centralizar todas as suas jogadas pelo meio, setor mais congestionado ao longo de toda a partida. Para se ter uma idéia, na primeira etapa o bom lateral-esquerdo Ramón pouco apareceu. Em uma das raras vezes que Ramón foi ao ataque, foi criada a maior chance do primeiro tempo; Após Cleiton Xavier bater cabeça com Marcos (isso mesmo, CLEITON XAVIER na defesa!) a bola sobrou para Souza, que mandou a bola para longe do gol.

Se o primeiro tempo já foi horrível tecnicamente, o segundo foi ainda pior. Perdido em campo, o Vascão continuou a dominar as ações, mas não conseguiu transformar esse domínio em jogadas de perigo. A ineficiência ofensiva só aumentou quando Gaúcho resolveu tirar de campo um dos menos piores na partida, o volante Souza. Sem Souza, o Vascão perdeu o pouco de qualidade que tinha na saída de bola e passou a permitir os contra-ataques alviverdes, que também não foram aproveitados.

Não costumo dizer isso em jogos do Vascão, mas perdi duas horas da minha vida assistindo a essa partida...

CELSO ROTH

http://farm4.static.flickr.com/3396/4622931446_490ac3e000.jpg

Se alguma coisa boa pode ser tirada da partida acima citada é o fato da diretoria ter percebido que o Vasco não é lugar para experiência. Dois dias depois da pior atuação do Vasco na gestão Dinamite, o presidente ídolo anunciou a “saída” de Gaúcho e o retorno do contestado Celso Roth.

Conhecido por ser um treinador de “arranque” e não de chegada, Roth vem de ótimos trabalhos nas três últimas temporadas. Em 2007, conseguiu levar um time limitadíssimo do Vascão (inferior ao atual) a fazer uma boa campanha em grande parte do Brasileiro do ano acima citado; Em 2008 Roth foi ainda mais longe e conseguiu levar um time tido medíocre pela imprensa ao vice-campeonato brasileiro; Já em 2009, no ano passado, o trabalho de Roth também merece elogios, pois conseguiu colocar o Atlético Mineiro (outro time limitado) entre os sete primeiros colocados do Brasileirão.

Muitos podem ser contra o retorno do Roth, mas não podem negar que ele é hoje um treinador de ponta. Claro que existem muitos a sua frente, mas dos disponíveis no mercado ele era sem dúvida o mais competente e o que mais se encaixa com as nossas necessidades atuais.

É como disse o Lédio Carmona em sua ótima coluna sobre o treinador. Roth não é um Luxemburgo, um Muricy e muito menos um Pepe Guardiola, mas em comparação com os que estiveram no clube esse ano ele é um José Mourinho. Com todo ao respeito ao Mancini e ao Gaúcho, mas me arriscaria a dizer que o Vascão contratou o seu primeiro treinador no ano.

REFORÇOS

http://farm5.static.flickr.com/4071/4619331138_3c9ec1b9b0.jpg

Até agora foram contratados três atletas e a meu ver apenas um, pelo menos até agora, pode ser considerado realmente reforço, Zé Roberto. Rápido e habilidoso, o novo camisa 21 da colina deverá formar a dupla de ataque com Élton, que apesar das críticas, vem sendo um dos poucos destaques da equipe nas últimas partidas. Quanto aos outros dois, não acredito que eles cheguem para ser titulares, principalmente Nunes.

Apesar da demora para anunciar jogadores de nome, como quer a torcida vascaína, a diretoria trabalha forte para tentar manter o capitão Carlos Alberto e o garoto Phillippe Coutinho, que está a um mês de se transferir para a Inter de Milão. Segundo informações, a permanência de Carlos Alberto está praticamente acertada e a de Coutinho depende apenas de um aval do próximo treinador da Inter de Milão, que não deve ser o atual José Mourinho.

Quanto ao sonho, ainda se fala na possibilidade do retorno do eterno ídolo vascaíno Juninho Pernambucano, que está “sofrendo” com a pressão das filhas, que querem vê-lo vestindo a camisa do Vascão ainda nesse ano de 2010. Há quem diga que o jogador vai retornar após a Copa do Mundo, eu particularmente não acredito. Mas é aquela história, sonhar não custa nada!

ROBINHO

http://www.samuelcelestino.com.br/fotos/editor/Image/esporte/Robinho_Valdivia_Brasil_Chile.jpg

Ontem assisti mais uma partida do Santos e gostaria de deixar um elogio aqui para o futuro craque da Copa do Mundo. Como vem jogando bola o Robinho, como ele cresceu profissionalmente nos últimos anos e quanto amor ele sente pelo Santos, quanta gratificação. Ele hoje é um exemplo para todas as estrelas brasileiras espalhadas pelo mundo que se esquecem de onde vieram, que viram as costas para o clube que o projetou no momento em que mais ele precisa.

Parabéns Robinho, que você consiga calar a boca de todos que duvidam de você! Vai que essa Copa é sua!

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior

Um comentário:

  1. Discordo do amigo, mas respeito sua opinião, ainda to esperando o primeiro técnico do ano. Espero que eu esteja realmente enganado e você certo, pois eu não me contento apenas em não cair ou brigar por uma vaga na Sul-Americana.

    Mesmo não gostando do treinador, vou torcer por ele, sou Vascão acima de tudo.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir