24 maio 2010

Sai ZICA!

http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/05/23/caio_leogago_ae_620.jpg

Nem a estréia de Celso Roth, nem a boa atuação durante grande parte do jogo, nem a vontade dos jogadores e muito menos a boa atuação do zagueiro Dedé. Nada, Nada conseguiu impedir mais uma derrota do Vascão no Brasileirão de 2010. Vindo de três resultados negativos na competição, o sinal de alerta já está aceso em São Januário e ao que tudo indica o duelo contra o Internacional em São Januário será decisivo para definir as pretensões vascaínas na competição.

O JOGO

O PRIMEIRO TEMPO

Bem postado em campo, o Vascão foi superior em grande parte da partida. Durante os 30 minutos iniciais de jogo inúmeras chances foram criadas e conseqüentemente desperdiçadas. Phillippe Coutinho, solto em campo, encontrava facilidade para jogar e criar jogadas de perigo ao lado do camisa 14 Souza, que também tinha liberdade para jogar. Ao todo o Vascão finalizou 8 vezes na primeira etapa, 6 delas antes do primeiro gol da equipe catarinense.

Nem Léo Gago, Nem Élton, Nem Coutinho, Nem Souza e muito menos Ramón. Nenhum deles conseguiu vencer o paredão avaiano Renan, que fez uma grande primeiro tempo e garantiu o placar de 1 x 0 na etapa inicial. Por falar em vantagem, ela veio justamente na única falha de marcação da defesa vascaína em todo o primeiro tempo. Após receber um presente do atacante avaiano Caio, Nílton tentou afastar a bola e chutou encima de Rafael Carioca e, para infelicidade da imensa torcida vascaína, a redonda foi parar justamente nos pés do artilheiro Roberto, que sozinho teve apenas o trabalho de mandá-la para o fundo das redes.

http://www.avai.com.br/fotos/fotos/2185/16094.jpg

O gol diminuiu o ímpeto vascaíno e fez com que a equipe do Avaí se organizasse um pouco mais. Coutinho e Souza, livres em grande parte da primeira etapa, passaram a ser marcados de perto, o que fez com que a criação de jogadas do Vascão ficasse prejudicada.

O SEGUNDO TEMPO

Tentando deixar a equipe vascaína mais ofensiva, Celso Roth começou o segundo tempo com Rafael Coelho no lugar de Léo Gago, que no primeiro tempo não conseguiu ajudar Souza e Phillippe Coutinho na armação das jogadas. Com essa substituição, Souza passou a ficar mais preso e Coutinho a jogar um pouco mais recuado. O recuou de Coutinho fez com que a equipe vascaína começasse a segunda etapa sendo pressionada pela equipe do Avaí, que por 2 vezes levou muito perigo para a meta do goleiro Fernando Prass, que diga-se de passagem fez duas belas defesas.

http://www.avai.com.br/fotos/fotos/2185/16088.jpg

O tempo foi passando e aos poucos o Vascão foi recuperando o ímpeto ofensivo da primeira etapa. Mesmo sendo muito bem marcado pelo volante Marcinho Guerreiro, o camisa 30 vascaíno até que conseguiu armar algumas jogadas de perigo. Em uma delas lançou Élton, que chutou forte e obrigou o goleiro Renan a rebater a bola nos pés de Rafael Coelho, que sozinho perdeu um gol incrível.

Nos minutos subseqüentes a tônica da partida continuou a mesma do primeiro tempo, o Vascão atacando e não aproveitando da melhor maneiras as chances criadas. Do outro lado, o Avaí ia poucas vezes e era mais eficiente. A prova disso veio nos acréscimos após um tabela envolvente de Robson com Caio que terminou no gol do camisa 16 e o segundo do Avaí na partida.

O RESULTADO

http://www.lancenet.com.br/resources/4390752.jpg

Se formos analisar o que o Vascão produziu nessa partida poderíamos até dizer que o resultado foi injusto, mas não podemos nos esquecer que um time precisa ir bem tanto na defesa quanto no ataque para obter um bom resultado e isso o Vascão não conseguiu. Mesmo atuando com 4 volantes de ofício, a equipe vascaína em nenhum momento deixou o goleiro Fernando Prass “seguro”. Em comparação com as últimas partidas a equipe vascaína até que subiu de rendimento, mas vamos ser sinceros e admitir que não é tão difícil fazer com que o time jogue mais do que com o Gaúcho.

Se não bastasse tudo isso ainda tivemos que contar com má sorte na partida de ontem e com a boa atuação do ótimo goleiro do Avaí Renan, que além de pegar tudo ainda contou com a ajuda da trave, sempre inimiga do Vascão em Santa Catarina.

Em situação normal o derrota para o Avaí seria uma coisa normal, pois a equipe catarinense é bem armada e muito forte dentro de casa, mas com a fase atual que vive o Vasco qualquer derrota é motivo para críticas e de preocupação para a torcida.

De certo mesmo só que perdemos 8 pontos nas primeiras três rodadas do Campeonato Brasileiro que farão uma falta imensa no final da competição. Como disse num post anterior, só começarei a analisar o trabalho do Roth após o início da “segunda parte” do Brasileirão, que começa depois da Copa. Apesar disso não podemos negar que o treinador terá muito trabalho daqui até lá e a meu ver esse trabalho deve começar na recuperação de atletas desacreditados e que não estão rendendo tudo o que podem no Vasco, dentre esses cito o Rafael Coelho (artilheiro da Série B ao lado do Élton), o Nílton (destaque do Vascão durante o ano Passado), o Fágner (melhor lateral direito do elenco e que só vive contundido), o Léo Gago (um monstro com a camisa do Avaí em 2009), o Rafael Carioca (um monstro com a camisa do Grêmio em 2008), o Dodô (Apesar de tudo ainda tenho esperança nele), o Jéfferson (Um monstro no Santo André e até se contundir no início do ano passado), o Caíque (Meia que arrebentou no Guarani) e até mesmo o Titi , que bem é melhor do que todos os outros zagueiros do elenco.

O trabalho do Celso não é fácil e requer um tempo. Não sei vocês, mas eu estou com ele e boto fé nesse trabalho. Não começamos bem em termos de resultado (que é o que interessa), mas já mostramos uma evolução que só tem a crescer com o decorrer do trabalho. Agora é repensar no que não deu certo e corrigir esses erros contra o Inter em São Januário, pois se isso não acontecer teremos perdido 11 pontos nas quatro primeiras rodadas.

Vamos dar a volta por cima VASCÃO!

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior


FOTOS: GLOBOESPORTE.COM, LANCENET E SITE OFICIAL DO AVAÍ

4 comentários:

  1. Fala Carlos, quanto tempo heim cara? Pois é cara, assisti ao jogo e achei o resultado injusto, um empate caberia, mas isso é outra conversa, o Coutinho arrebentou no primeiro tempo, só faltou o gol, mas no segundo tempo caiu de produção. Agora nossos times estão muito mal colocados na tabela e a recuperação tem que ser imediata, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. É parcero, concerteza vamos nos recuperar. O Gremio eu tenho certeza e o Vascão eu acredito. Vamos começar nossa recuperação encima da galinhada vermelha em São Janu. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, gostei muito do seu blog, dá uma olhadinha no meu!


    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. tbm estou com o Celso Roth, e pra mim o VASCO tem um bom elenco, o que não esta acontecendo é os jogadores "encaixarem", e jogarem bem, como os citados por exemplo, vamos aguardar...

    ResponderExcluir