06 junho 2010

O Vasco está Ferido!

http://farm5.static.flickr.com/4039/4668281340_4fd5ea6733.jpg

Até quando ficarei sofrendo pelo Vasco? Até quando continuarei a ver o Vasco entrando num Brasileiro para brigar para não cair? Até quando?! Sabe gente, ontem perdi parte do meu sono refletindo e pensando no que poderia escrever aqui hoje para vocês. Quem me conhece e acompanha as minhas postagens sabe que sou daqueles torcedores que larga tudo que estiver fazendo para acompanhar um partida do time do meu coração, do time que aprendi a amar, do time que durante anos me deu a alegria que me faltava em muitos momentos. Hoje, tudo isso parece ter mudado. Se antes meu amado time me fazia feliz, hoje ele me faz triste, muito triste.

Sabe gente, comecei o ano tão animado com o elenco que estava sendo formado, tão animado. Perdi as contas de quantas vezes vim aqui nesse ambiente para declarar que confiava em cada jogador, confiava no grupo. Ai vem a Final da Taça Guanabara e estraga tudo, estraga todo o trabalho de um ano de preparação. O time cai de rendimento, perde a confiança e quando está começando a recuperá-la surgem dois árbitros, a meu ver fracos, e acabam com o nosso sonho de ganhar o Carioca e a Copa do Brasil.

Se torcer pro Vasco já é difícil, ou melhor, vem sendo difícil atualmente, imagine entrar em campo, vestir e honrar as cores deste clube. Por mais que uma torcida seja apaixonada, ela não é boba e muito menos tem paciência eterna. Ficaram abalados com a perca do Carioca? O Juiz nos tirou de duas competições? Estão sem confiança? Que me desculpem todos os jogadores, mas isso não é desculpa para entrarem em campo e não jogarem nada. A vida é feita de derrotas, de vitórias e, principalmente, de obstáculos, que existem para ser superados. É nas horas de dificuldade que conhecemos os verdadeiros homens, os verdadeiros guerreiros.

Guerreiros que ao longo de todo o ano passado nos devolveram a alegria de ser Vascaíno, que nos davam orgulho de ver jogando mesmo em dias de derrotas. Quem não se lembra daquele jogo contra o Corinthians no ano passado? É Justamente esse espírito que a imensa torcida vascaína cobra dos seus jogadores, é justamente a vontade que sobrou ao longo de toda a Série B que a torcida quer ver no Vasco toda vez que ele entra em campo. Nosso time é ruim? A diretoria não investiu bem? Como já disse várias vezes aqui neste local, o problema está longe de ser apenas da diretoria. Sem querer defendê-la, mas que culpa ela tem se jogadores que foram destaques em seus respectivos clubes no ano passado não deram certo com a camisa do Vasco? Que culpa ela tem se os jogadores não estão jogando tudo o que podem e sabem?

Já que não sou um dos melhores colunistas do Brasil, vou me basear na Revista Placar do Brasileirão 2010 para dar força ao que vou defender nas próximas linhas. Vocês sabem o que eles apostaram para o Vascão nesse Brasileirão?! Acreditem se quiser, mas uma das revistas mais importantes e qualificadas do País apontou o Vascão como candidato a uma das vagas para a Taça Libertadores da América com base no elenco e nos nomes que possuimos no elenco. Será que a Placar iria arriscar sua credibilidade se não acreditasse realmente nisso? Isso, a meu ver, é a prova de que o trabalho da diretoria, pelo menos em nomes, foi bem feito.

Precisamos de reforços? Claro que sim e concerteza eles chegarão, mas antes de novas contratações precisamos recuperar a confiança e a vontade que sobrou ao longo de toda a Série B. Falando de uma forma mais dura e mais sincera diria que alguns jogadores deveriam ter vergonha na cara, pois a chance de jogar num clube da grandeza do Vasco não aparece todo dia. Infelizmente, ou felizmente, os recém dispensados Paulinho, Geovanne Maranhão e Dodô não entenderam isso e terão que seguir suas carreiras em times de menor expressão.

REFORÇOS

http://blogdorobertosilva.zip.net/images/felipejorge.jpghttp://img.terra.com.br/i/2009/03/06/1134375-3234-atm17.jpg

É impressionante como após um vexame surgem especulações de todos os lados que tem como principal objetivo fazer com que a torcida esqueça o ocorrido. Se nas semanas anteriores tínhamos a especulação de Montillo, que deve ir para o Flamengo, e a de George Lucas, que não deve vir mesmo para São Januário, hoje temos a especulação quanto ao possível retorno do ídolo vascaíno Felipe e a possível chegada do artilheiro do São Paulo na temporada Washington.

Segundo informações de diversos sites esportivos conceituados, como o Globoesporte.com e o Lancenet, as conversas com o antigo lateral-esquerdo vascaíno já estão adiantadas e caso o Al-Sadd, clube detentor do passe do atleta, aceite liberá-lo ele pode retornar nas próximas semanas ao clube que o revelou. O que poderia dificultar o retorno de Felipe para o Vascão seria o interesse do Flamengo, que certamente oferecia mais em termos de salário, mas ao que tudo indica o atleta não faz parte dos planos do novo gestor de futebol do clube Zico, que mira as contratações do argentino Riquelme e do astro brasileiro Ronaldinho Gaúcho.

Já sobre o centrovante Washington, os mesmos sites afirmam que o atleta começará nos próximos dias a negociar com a equipe vascaína. O empresário do mesmo, inclusive, já admitiu que o Vasco o procurou. Assim como Felipe, o que poderia dificultar a chegada do atleta é o interesse do Flamengo - que semanas atrás demonstrou interesse na contratação do jogador -, mas ao que tudo indica Washington não é a prioridade do clube rubro-negro.

Tanto Washington e Felipe seriam excelentes contratações para o setor ofensivo vascaíno. Aliada a permanência de Carlos Alberto e de Phillippe Coutinho (que deve mesmo ficar) essas chegadas poderiam fazer com que o Vascão passasse a ter um leque de opções que não deixa a desejar para nenhum clube do Brasil no setor ofensivo.

Digo poderia, pois ultimamente o Vascão não parece está interessado em gastar muito dinheiro. Por conta disso eu, particularmente, só passarei a acreditar em nomes quando eles forem apresentados com a camisa do Vascão na sala de imprensa em São Januário. E, espero eu, que Washington e Felipe sejam apresentados se for o caso ao lado de um zagueiro e de um lateral-direito, pois de nada adiantará ter um ataque forte se continuaremos a ter uma defesa horrível.

VASCO X SANTOS


http://blogdebase.files.wordpress.com/2009/08/msd_0160-1.jpg

Especulações e desabafos à parte, o fato é que hoje o Vascão entra em campo para enfrentar o todo poderoso Santos de Dorival Júnior. A partida além de marcar o reencontro da equipe vascaína com o treinador que o trouxe de volta para a primeira divisão poderá marcar a despedida de Phillippe Coutinho com a camisa vascaína e de outros atletas.

Com quase meio time de desfalques, o Vascão irá entrar em campo com uma equipe totalmente remendada. Ao todo nove jogadores desfalcam a equipe de Celso Roth, são eles: Fágner, Carlos Alberto, Nunes, Ramón, Élton, Rodrigo Pimpão, Jumar, Zé Roberto e Nílton. Para tentar suprir essas ausências, o treinador vascaíno irá optar por uma formação totalmente defensiva, com três zagueiros, seis homens de meio-campo e apenas um atacante.

Com a dispensa de Dodô na última sexta-feira e sem poder contar com os já citados Élton e Nunes, caberá ao atacante Rafael Coelho o posto de único atacante do Vascão no jogo de logo mais. Destaque do Figueirense na temporada passada, Coelho ainda não conseguiu repetir as boas atuações do tempo em que jogou no clube catarinense e por conta disso espera corresponder na partida de logo mais. Outro que está em baixa é o volante Souza, que desde a saída de Fágner da equipe não conseguiu mais repetir as boas atuações.

Sabendo das dificuldade que irá encontrar na Vila Belmiro, o técnico Celso Roth cobrou mais atitude dos jogadores, pois segundo ele não é impossível vencer o badalado Santos:

"A gente nunca pode contar com a situação antes dela acontecer. Sabemos que jogar na Vila [Belmiro], em qualquer circunstância e com qualquer time do Santos, sempre é muito difícil, muito complicado. Se nós repetirmos o que fizemos hoje, a nossa possibilidade é muito pequena. Nós vamos ter que fazer alguma coisa. E o bom é o seguinte: nós temos um dia só para poder fazer e conversar com os jogadores, porque amanhã é recuperar do jogo, sábado treina e viaja. Praticamente não vamos fazer nada. Isso não é desculpa. Todos os times estão assim. O calendário é assim e nós temos que dar um jeito. Desaprender, nós não desaprendemos. É possível nós irmos na Vila e conseguirmos um resultado positivo? É. Mas isso que aconteceu hoje, ninguém vai esquecer, não pode. Não pode nós termos uma atuação tão abaixo da crítica como tivemos hoje. "- Disse o treinador logo após a derrota para o Guarani em São Januário.

Tomara que o Celso esteja certo e que o Vascão possa recuperar o bom futebol, pois eu particularmente não estou muito confiante num bom resultado.

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior

Um comentário:

  1. Faaaaala amigo Gregório. Concordo com vc em quase tudo o que disse. O único ponto que não concordo, e peço licença para isso, é a contratação do Washington. Já temos um atacante com essa característica. Precisamos de um jogador de maior penetração na área, com habilidade.

    Quanto ao restante, junto-me a você no sentimento.

    Abraços e Saudações Vascaínas.

    ResponderExcluir