16 agosto 2010

Libertadores é possível sim!

http://farm5.static.flickr.com/4143/4895286486_3a3d88ce4a_z.jpg

Dia 12 de junho e surpreendentemente Celso Roth, treinador vascaíno até então, é anunciado como novo técnico do Internacional. Descrentes e preocupados com o futuro vascaíno na competição, a torcida cobrou agilidade e a diretoria um dia depois anunciou PC Gusmão como novo comandante da nau vascaína.

Quando PC assumiu muitos o chamaram de louco, pois ele acabara de largar o vice-líder do campeonato para assumir a terceira pior equipe da competição. Calmo como sempre, PC apenas respondeu que largou o Ceará por um dos maiores clubes do mundo e que a posição vascaína na competição não era definitiva. Após esse posicionamento do novo treinador vascaíno, muitos sorriram e chegaram a dizer que um dos maiores do clube do mundo brigaria outra vez para não cair.

O tempo foi passando e os reforços pedidos por PC Gusmão foram chegando. Primeiro Felipe, que recusou propostas maiores de outras equipe para abraçar a causa e tentar devolver a torcida vascaína o orgulho de ir ao estádio e apoiar a sua equipe. Depois vieram Irrazábal e Éder Luís. Esses se juntaram a Zé Roberto e a Carlos Alberto, ainda com futuro incerto na época.
'
Veio o torneio de Florianopólis e sabendo que não poderia contar com as "estrelas", o técnico vascaíno completou a equipe com alguns jogadores dos juniores do clube, que na época decidiam o estadual da categoria contra o Fluminense. Vieram Max, Allan, Genílson, Nílson, Carlinhos e, principalmente, Jonathan e Rômulo. Esse último se tornou com o decorrer do tempo o queridinho de PC.

Surpreendentemente, mesmo com muitos jogadores considerados reservas e desconhecidos do público brasileiro, o Gigante da Colina conquistou o torneio, vencendo duas partidas e perdendo apenas uma, para o ótimo time do Grêmio que na época era comandado pelo treinador Paulo Silas. A conquista deu a tranquilidade necessária para PC trabalhar e preparar o time da melhor maneira para o objetivo principal, o Campeonato Brasileiro.

Por falar em Campeonato Brasileiro, foi nele que PC calou a boca de todos e provou com os resultados que um dos maiores clubes do mundo não irá brigar contra o rebaixamento. Até agora foram 4 vitórias e 3 empates sob a batuta dele, que até hoje é o único técnico invicto na competição. Tais resultados fizeram o Gigante da Colina subir da antepenúltima colocação para a nona, ficando apenas um ponto da quarta colocação, que hoje daria uma vaga ao Botafogo para a Libertadores.

Se antes da Copa se falava mais em brigas políticas do que em futebol, as coisas hoje mudaram; Se antes se falava muito em Eurico e Dinamite, hoje se fala muito em Dedé, Rafael Carioca, Nílton, Fernando Prass, Fágner, Zé Roberto, Rômulo, Felipe, Jonathan e, principalmente , PC Gusmão, que sem dúvida é o maior responsável pela melhora significativa desse Vasco!

Se o Gigante da Colina continuará subindo na competição só o tempo irá dizer, mas é fato que o Vasco de hoje tem organização tática e jogadores capazes de fazê-lo sonhar com coisas altas nesse Brasileiro.

Libertadores é possível sim!


Abraços e Saudações Vascaínas


Carlos Junior- Siga-me no Twitter!

Um comentário:

  1. Prezado,
    Sou Marco Aurélio Alencar e escrevo, junto com meu irmão, um blog chamado “O Vascaíno”. Não sou filiado a nenhuma torcida organizada nem diretoria, sou sim um torcedor como muitos outros, então uso desta liberdade para escrever sobre o dia-a-dia do clube com tranqüilidade.
    O objetivo do blog é divulgar o Vasco, e poder reclamar de juiz, jogadores e diretoria, já que não devo nada a ninguém.
    Visito seu blog sempre e vejo nele uma constância nas postagens além de um ótimo conteúdo. Sendo assim, gostaria de propor uma parceria em relação à divulgação, com troca de banners ou links entre os Blogs.
    O endereço do meu blog é: http://ovascaino.wordpress.com/
    No aguardo,
    Marco Aurélio Alencar

    ResponderExcluir