05 fevereiro 2011

Não aguento mais!


Caros irmãos cruzmaltinos, é com muita tristeza que venho aqui tentar encontrar palavras para a minha coluna de hoje. Infelizmente perdemos mais um jogador de qualidade indiscutível, por falta de habilidade em administrar situações de crise dentro de um clube do tamanho do Vasco pela sua diretoria, mais específicamente dos senhores Roberto Dinamite e Mandarino.
Para mim, é difícil dizer exatamente o que sinto. Estou sentindo uma mistura de sentimentos após a indignação com que fiquei lendo a notícia sobre o empréstimo de Carlos Alberto ao Grêmio. E ainda tenho que aturar o Renato Gaúcho, que adora aparecer e contar vantagem, falando a mentira de que o Carlos Alberto teria pedido a ele para levar o jogador para o Grêmio. AH, POR FAVOR ME POUPE! Todo mundo que acompanha o futebol e costuma ler notícias dos outros times, sabe muito bem que o Grêmio estava a procura de jogadores de qualidade para jogar a Libertadores da América. Então Sr. Renato Gaúcho, apesar de achar que você tenha até suas qualidades como técnico, não venha contar mentiras na imprensa e querer que ela seja espalhada até que vire verdade na mídia.
Mas, quanto ao senhor Dinamite, difícil encontrar palavras para o ocorrido. Naturalmente estou sentindo raiva, tristeza, indignação, revolta e preocupação. Pois, como o próprio Roberto disse: a instituição está acima de todos os ídolos. Apesar de Carlos Alberto não ser meu ídolo eu gostava muito dele e sei que muitos torcedores o tinham como ídolo. A minha preocupação maior é a mesma de praticamente todos os vascaínos: Quem virá para os lugares de Zé Roberto e Carlos Alberto, eis a questão.
Como já foi dito aqui pelos meus amigos colunistas, ninguém foi contratado até o momento para o lugar de Zé Roberto e Sr. Dinamite ainda vem contar historinha dizendo que o jogador que será contratado terá a mesma qualidade do Carlos Alberto. Ora, então o Banana Dinamite quer contratar o Montillo ou Paulo Henrique Ganso, estou certo? Se ele diz jogadores da mesma qualidade, se deduz que seja desse nível. O Fato é que até agora ninguém veio para o lugar de Zé Roberto e estão falando que o Leandro (que foi bem no São Paulo e no Fluminense) será contratado pelo Vasco. Esse é o jogador de qualidade para substituir o Zé Roberto que o Rodrigo Caetano falou? Não vou negar que o Leandro é bom jogador, mas nem se compara a sua qualidade com a do Zé Roberto. A diferença é gritante! Aí fico pensando, se esse é o jogador de qualidade para o lugar de Zé Roberto, quem será o jogador de qualidade que tanto o Dinamite está falando que vai contratar para o lugar do Carlos Alberto?
Não aguento mais, tanta cagada que o senhor Roberto Dinamite e sua diretoria estão fazendo no Vasco, principalmente Dinamite e sua falta de pulso que quando quer demonstrar que ele tem autoridade no clube, faz algo que claramente quem está perdendo é o Vasco e não o jogador. Eles disseram que a situação foi boa pra ambos, certo? Sinceramente não vejo nada de bom nisso para o Vasco. Muito menos o fato de Dinamite tentar desesperadamente, impor sua autoridade através dessa atitude errada tomada pelo Sr. Roberto. É nessas horas que sinto falta de um Antonio Soares Calçada como presidente, este sem sombra de dúvidas, um dos maiores presidentes que o Vasco já teve e enquanto estava na presidência, soube contornar diversos problemas políticos ocorridos no clube e controlou bem o ímpeto do Tôrico Miranda tirando proveito do que ele tinha de melhor, que era o pulso para comandar o futebol. Mas, depois que largou a presidência soltou a coleira de vez do Tôrico, aí foi só cagada que este coitado fez para o Vasco.

O Sr. Roberto disse: "Vamos buscar um jogador talentoso que possa não só jogar futebol mas que viva o espírito da camisa do Vasco" fico me perguntando, HÁ QUANTO TEMPO ESTAMOS OUVINDO ESSA LADAINHA ?

Dinamite deu a entender na sua entrevista, de que ELE PRÓPRIO deduziu que o jogador demonstrou com essa atitude de que não queria ficar no Vasco. Se alguém tiver a notícia onde Roberto fala explícitamente que o Carlos Alberto falou que não queria permanecer no Vasco, por favor me mostre, porque até agora estou procurando essa declaração e não achei. A entrevista é bem clara, foi o próprio Dinamite que não quis aceitar, o fato de Carlos Alberto não querer conversar sobre o assunto. Ora, para que falar novamente o que acabou em discussão ? O próprio Banana Dinamite esqueceu que ele saiu por aí falando do Carlos Alberto abertamente na imprensa, depois que o jogador se demonstrou disposto a pedir desculpas publicamente, tendo até mesmo feito um agradecimento de apoio a torcida em seu site oficial. Afinal, como o Dinamite quer que o jogador se sinta ? O cara sai falando por aí e demonstrando claramente uma má vontade em relação a permanência do Carlos Alberto, como ele acha que o jogador iria se sentir ?
Me poupe Dinamite, você não é santo e muito menos o Carlos Alberto. Era para você ficar quieto e deixar o novo técnico, Ricardo Gomes tomar as rédias da situação e contornar o problema. Mas não, você tinha que inventar essa conversa. PRA COMEÇAR, O AFASTAMENTO JÁ FOI UMA ATITUDE ERRADA e além disso o senhor não soube administrar o problema e punir os jogadores como TODO GRANDE CLUBE faz que é multando o jogador e o suspendendo do trabalho por uma semana. Essa é a primeira atitude a ser tomada, não importa o que o jogador tenha feito ou não. Houve agressão física ? Não. Então não há motivos para o afastamento do jogador ser a atitude a ser tomada, pois esta é a última opção do clube em casos de indisciplina. Ainda mais sendo que o jogador estava de cabeça quente, o próprio Dinamite estava de cabeça quente, ninguém ali estava com a razão. Ninguém dentro do vestiário estava com seu racional normalizado. Como ele pode achar que a atitude dele e a falta de pulso como presidente estavam corretas?
Já perdi as contas das vezes em que o Roberto não soube administrar o problema. A primeira foi em 2008, quando ele tinha acabado de assumir e houve o problema de indisciplina com o Luisão e o Morais, que eram fundamentais para aquele time do Vasco na época. O que aconteceu ? Não soube contornar a situação e emprestou os dois jogadores, deixando o time sem um zagueiro, que era o melhor dos que tinha no elenco e sem um dos craques do time, que na época eram Morais e Edmundo. Vale lembrar, que Dinamite vendeu Pablo alegando que era para pagar os salários dos jogadores, deixando o time sem um lateral esquerdo que tanto Antonio Lopes demorou a encontrar e quando achou me vende o jogador, deixando o time sem peça de reposição. Não trouxe ninguém para o seu lugar. Depois o episódio ridículo com o atacante Jean, que uma hora estava liberado pelo presidente e no dia seguinte não estava mais. Ora, falasse que o jogador era importante para o time e que não podia abrir mão dele agora, afinal o jogador tinha feito dois gols na vitória sobre o Grêmio em São Januário, entrando no segundo tempo. Novamente deixou o time sem peça de reposição. Sendo assim, o time montado pelo Lopes que tinha conseguido o mínimo de consistência tática e técnica indo a semi final da Copa do Brasil, tinha sido desfigurado com um enorme buraco na defesa, no meio campo e no ataque. O time não tinha um lateral esquerdo, não tinha um zagueiro, não tinha o seu principal meia de criação e também não tinha mais um atacante que sempre entrava no lugar do Edmundo para poupar o craque de muitos jogos. Eis a cagada feita pelo senhor Dinamite e o que aconteceu depois todos nós sabemos.
Depois disso, houve o episódio com a renovação de contrato do Edmundo, este sem dúvidas o ídolo maior da torcida vascaína. Em um momento, o Dinamite dizia que Edmundo era muito importante para o Vasco que iria jogar a série B e na outra Edmundo já não interessava mais ao Vasco. Dizia uma coisa na imprensa e outra para o Edmundo. O que aconteceu foi que o jogador se irritou e resolveu se aposentar, podendo mostra ainda muito mais futebol que muito garoto aí tá jogando. Depois do caso do Edmundo, tivemos o episódio com Dorival Júnior que até agora não consigo entender o porque do seu contrato não ter nem sequer sido conversado para a renovação. A única exigência de Dorival, que foi a melhoria nas estruturas do clube foi o suficiente para o presidente Banana Dinamite e seu companheiro Mandarino decidirem não renovar com o técnico. Até aí, tudo bem contanto que trouxessem um técnico de gabarito para o lugar de Dorival, ótimo. Porém, trouxeram Mancini que foi mais uma enorme cagada da diretoria do Sr. Roberto. Depois disso tivemos que aturar Gaúcho efetivado, Celso Roth sendo elogiado pelo Roberto como técnico de ponta (NÃO SEI AONDE ISSO, MAS TUDO BEM) e depois contratando PC Gusmão, que foi mais uma aposta emergencial do qualquer outra coisa.
Depois da demissão de PC Gusmão, disseram que iriam buscar um técnico de ponta que fosse a altura do Vasco. Negociaram com Carlos Queiroz (que seria mais uma inovação do que um técnico de ponta) depois com Abel Braga, Oswaldo de Oliveira, Dunga e Renê Simões. Pra finalmente contratar Ricardo Gomes, que é respeitado na França mas no Brasil não tem ainda uma imagem consistente como técnico. Que ele tenha sorte e a diretoria dê todas as condições de trabalho a ele, para tirar o Vasco dessa situação.
Mas foi mais uma situação em que foi dito que iriam apresentar o técnico em 24 horas e apresentaram quase uma semana depois, novamente não sendo um técnico de gabarito para assumir o Vasco.
Como disse, foi Zé Roberto e agora Carlos Alberto sendo que continuamos sem as peças de reposição para os seus lugares. O Sr. Banana Dinamite está se especializando em tirar bons profissionais e não colocar gente qualificada em seu lugar. No momento, o time está com um buraco no meio campo e no ataque e até agora ninguém do mesmo nível chegou para o lugar de Zé Roberto, quem dirá para o lugar de Carlos Alberto. Não estou aguentando mais tanta besteira sendo feita e nenhuma satisfação a torcida.

SINCERAMENTE, NÃO AGUENTO MAIS VOCÊ DINAMITE.

Mas o presidente disse que vai buscar um jogador talentoso do mesmo nível, então teremos Montillo, Ganso, Darío Conca de volta quem sabe ? É tá duro aturar Dinamite ultimamente.

Ainda estou de luto, por isso não darei saudações vascaínas a todos como sempre faço ao terminar minhas colunas.

Abraços a todos irmãos cruzmaltinos, não esqueçam de comentar.

Marcio Cesar
E-mail: marciodreux@bol.com.br

4 comentários:

  1. esse filho da puta só tá fudendo o vasco... O DINAMITE COMO PRESIDENTE, FO UM ÓTIMO JOGADOR... se eu ver esse cara na rua.. mato eleee !

    ResponderExcluir
  2. Calma, também não é pra tanto amigo.

    Dinamite tem alguns êxitos como presidente, porém ele não enxerga que não tem condições de comandar o futebol do clube. Ele deveria colocar pessoas que tivessem pulso e soubessem comandar o departamento de futebol e tomassem as devidas providências necessárias. Ele não tem que se meter nisso, afinal o Dinamite não tem habilidade administrativa pra isso. Mas ele insiste em participar ativamente do futebol e aí dá nessas coisas que relatei na coluna.
    Se ele fizer isso, poderá continuar como presidente. Se não fizer, dificilmente será reeleito presidente do clube.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. LEITORES QUE FOREM COMENTAR, EVITEM OS PALAVRÕES E OFENÇAS, POR FAVOR.

    Marcio, ÓTIMA coluna, parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Laís, valeu pelo elogio. Vou continuar tentando melhorar.

    ResponderExcluir