19 março 2011

Flamengo é Flamengo... E aí? Porque será?


Boa tarde amigos Vascaínos,


Hoje não é dia da minha coluna, mas resolvi abrir espaço para um grande amigo Vascaíno expor sua idéia. Gostaria de agradecer também a Editora do Blog @laiseger pela arte na imagem.


Texto de Édson Paiva.


É REALMENTE MUITO COMPLICADO PARA UM TORCEDOR CONVICTO DE DETERMINADO CLUBE DE FUTEBOL VIR A PÚBLICO RECONHECER A SUPERIORIDADE DE UM RIVAL, MAS CONTRA FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS, NEM DADOS. COMO PODE UM TIME VENCER SOB TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS? O QUE FAZ DELE TÃO SUPERIOR AOS OUTROS? COMO SE MANTER NO TOPO DURANTE MUITO TEMPO MESMO SEM INVESTIMENTOS? COMO PODE UM TIME MESMO JOGANDO SEM ATACANTES ATACAR MAIS QUE SER ATACADO? ISSO É O QUE VAMOS VER AGORA.

ASSISTIR O CAMPEONATO CARIOCA NOS ÚLTIMOS TEMPOS SE TORNOU ALGO MUITO PREVISÍVEL. PREVISÍVEL PARA QUEM ASSISTE POR AMOR AO ESPORTE, QUE JÁ SABE QUEM VAI VENCER E PREVISÍVEL PARA OS TORCEDORES DE BOTAFOGO, FLUMINENSE E VASCO, QUE JÁ SABEM QUE VÃO DISPUTAR O VICE.

A SUPERIORIDADE DO FLAMENGO NO RIO DE JANEIRO DEVERIA SER ESTUDADA PELOS MAIORES CIENTISTAS DO MUNDO. SÓ ELES PARA ENTENDER COMO SER TÃO SUPERIOR DURANTE TANTO TEMPO. NOS ÚLTIMOS 12 CAMPEONATOS DO ESTADO ( DESDE 1999) O CLUBE VENCEU 7 VEZES ( 58,35 % ) E FOI VICE UMA VEZ (GRAÇAS A UM PENALTI PERDIDO PELO IMPERADOR ADRIANO, SENÃO..... TODOS JÁ SABEM), ENQUANTO O FLUMINENSE (CLUBE COM MAIORES INVESTIMENTOS NOS ÚLTIMOS ANOS) VENCEU 2 VEZES (16,66 %), O BOTAFOGO VENCEU OUTRAS 2 VEZES(16,66 %) E O VASCO DA GAMA APENAS 1 VEZ (8,33 %). SE JUNTARMOS TODOS OS TÍTULOS CONQUISTADOS PELOS OUTROS TRÊS GRANDES (5 TÍTULOS) DO RIO DE JANEIRO, NÃO CHEGA A METADE DO QUE GANHOU O FLAMENGO ( 7 TÍTULOS). VALE DESTACAR, QUE COM EXCEÇÃO DO TÍTULO DO BOTAFOGO EM 2010, DURANTE TODO ESSE PERÍODO NENHUM TIME GRANDE VENCEU O FLAMENGO EM FINAIS (OU SEJA, AO VIVO PARA TODO O BRASIL VER).

PARA CONFIRMAR E ACEITAR A SUPERIORIDADE RUBRO-NEGRA, PODEMOS COMPARAR O CAMPEONATO CARIOCA COM O PAULISTA, QUE TAMBÉM CONTA COM 4 GRANDES CLUBES DE FUTEBOL. NO MESMO PERÍODO O CORINTHIANS CONQUISTOU O TÍTULO 4 VEZES, O SANTOS 3 VEZES, SÃO PAULO 2 VEZES E PALMEIRAS, ITUANO E SÃO CAETANO 1 VEZ CADA, LITERALMENTE UM CAMPEONATO EQUILIBRADO. NEM EM MINAS E NO RIO GRANDE DO SUL, ONDE APENAS DUAS EQUIPES GRANDES DISPUTAM OS ESTADUAIS EXISTE UMA SUPERIORIDADE ASSIM, NO MESMO PERÍODO EM QUESTÃO, GRÊMIO E INTER VENCERAM 5 VEZES CADA, JÁ EM MINAS O CRUZEIRO VENCEU 6 VEZES, APENAS UM TÍTULO A MAIS QUE GALO QUE LEVOU 5 VEZES.

CAMPEONATO ESTADUAL É SINÔNIMO DE RIVALIDADE, COMPETITIVIDADE, EQUILIBRIO, MAS INFELIZMENTE NO RIO ISSO NÃO EXISTE MAIS, AQUI É ASSIM, “ UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO...” NEM MESMO NOS CAMPEONATOS EUROPEUS, ONDE EM ALGUNS CASOS APENAS DUAS EQUIPES DISPUTAM A LIGA NACIONAL, EXISTE ALGO ASSIM, NA ESPANHA ENTRE 1999 E 2010 REAL MADRID E BARCELONA SE REVEZAM NA CONQUISTA, 5 DO BARCELONA E 4 DO REAL, COM 2 TÍTULOS DO VALÊNCIA E 1 DO DEPORTIVO.

MAS É PRECISO DIZER, QUE NEM SEMPRE FOI ASSIM, NO PERÍODO ANTERIOR A ESSA SUPERIORIDADE, ENTRE 1971 E 1998 (27 ANOS) O FLAMENGO CONQUISTOU 7 TÍTULOS ( ENGRAÇADO, O MESMO NÚMERO DE TÍTULOS EM 27 ANOS ), O FLUMINENSE FOI CAMPEÃO 8 VEZES, O VASCO 8 VEZES E O BOTAFOGO 3 VEZES ( ACABANDO COM O JEJUM DE 21 ANOS), ISSO SIM É EQUILIBRIO. MAIS UMA VEZ EU DIGO, ENGRAÇADO, NEM MESMO O TIME DO ZICO QUE CONQUISTOU O MUNDO NA DÉCADA DE 80 CONSEGUIU SER SUPERIOR AOS OUTROS TIMES CARIOCAS, CONQUISTOU O ESTADUAL APENAS 2 VEZES ( 81 E 86 ), SE LEVARMOS EM CONTA QUE VENCEU O BRASILEIRO 4 VEZES (80,82,83 E 87), QUANTAS VEZES DEVERIAM TER VENCIDO O ESTADUAL NA DÉCADA DE 80 ? AÍ AMIGO ENTRA A HISTÓRIA DA RIVALIDADE, AÍ SE JUSTIFICA O NOME CLÁSSICO, SEM FAVORITISMO.

MAS COMO A COISA FICOU DESSE JEITO ? NIGUÉM VIU O FLAMENGO CRESCER ? NINGUÉM FEZ NADA PARA ACABAR COM ISSO ? CLARO QUE OS OUTROS CLUBES FIZERAM, FIZERAM MUITAS COISAS, CONTRATARAM, ARMARAM BONS TIMES E ATÉ CONQUISTARAM TÍTULOS MAIS EXPRESSIVOS QUE O CARIOCA. O FLUMINENSE VENCEU O BRASILEIRO (2010) E A COPA DO BRASIL (2007), O VASCO LEVOU O BRASILEIRO E A MERCOSUL (2000) E O RIO SÃO PAULO (1999). MESMO COM TUDO ISSO, NINGUÉM É PÁREO PARA O FLAMENGO NO RIO DESDE 1999.

POR COINCIDÊNCIA DESDE 1999 O CAMPEONATO CARIOCA PASSOU A SER TRANSMITIDO COM EXCLUSIVIDADE PELA REDE GLOBO DE TELEVISÃO AOS DOMINGOS, ÀS 16H, MAS ISSO É SÓ UMA COINCIDÊNCIA, NINGUÉM JAMAIS VAI PODER AFIRMAR QUE O FLAMENGO FOI BENEFICIADO PELA ARBITRAGEM, OU BOTAFOGO, FLUMINENSE E VASCO TENHAM SIDO PREJUDICADOS PELA MESMA, COMO EU MESMO DISSE, É SÓ COINCIDÊNCIA, AFINAL DE CONTAS, COMO DIZ O RONALDINHO GAÚCHO, “...FLAMENGO É FLAMENGO”.

NA VERDADE EU NÃO AGUARDO COM ANSIEDADE APENAS UM TÍTULO DO MEU TIME DE CORAÇÃO (QUERO MUITO ISSO), MAS AGUARDO SIM COM MUITA ANSIEDADE, MUITA MESMO, O DIA EM QUE O FLAMENGO TIVER UM GOL ANULADO AOS 46 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO, TENDO AINDA O SEU PRINCIPAL JOGADOR EXPULSO ANTES DAS COBRANÇAS DE PENALTIS. AGUARDO TAMBÉM O PRIMEIRO CARTÃO VERMELHO DE RONALDINHO GAÚCHO QUE JÁ ERA PARA TER SAÍDO, TAMANHA IMPRUDÊNCIA DO CRAQUE, AGUARDO O DIA EM QUE SENDO PRESSIONADO O JOGO ROLE ATÉ OS 51 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO. ATÉ LÁ VAMOS SOFRENDO COM ESSA SUPERIORIDADE QUE NÃO TEM JUSTIFICATIVA ALGUMA, QUE É NATURAL, CONQUISTADA “APENAS DENTRO DO CAMPO”.




Rafael Matos

E-mail - rafaelmatos10@gmail.com
Twitter - @rafaelfmatos

2 comentários:

  1. There's shocking news in the sports betting industry.

    It has been said that every bettor needs to see this,

    Watch this or quit betting on sports...

    Sports Cash System - Advanced Sports Betting Software.

    ResponderExcluir