17 março 2011

Mundial de futebol de areia


Saudações Vascaínas, amigos leitores!

Como muitos não tem conhecimento sobre o futebol de areia, leêm poucas notícias sobre o assunto, resolvi então abordar o assunto em minha coluna hoje. Apesar de muitos já souberem, o Vasco é o atual campeão do torneio Rio-São Paulo, título ganho na final de 4 a 2 sobre o Corinthans em Dezembro de 2010 sendo que na final, os dois times formavam a base da seleção brasileira de futebol de areia. Além disso, o Vasco é o atual Bi campeão carioca e o time que mais conquistou títulos nesta modalide como clube. O que aumenta e muito a responsabilide dos jogadores, que contam no elenco com estrelas como Jorginho( 3º maior artilheiro da seleção brasileira com 285 gols) e Bruno Xavier escolhido melhor atleta do campeonato italiano 2010 e também artilheiro do torneio Rio-São Paulo realizado em Dezembro.
Como o regulamento da competição previa que os times tivessem jogadores de várias nacionalidades, o Vasco escolheu os principais jogadores do time campeão, como Jorginho, Bruno Xavier e Rafinha. Porém perdeu Buru para o Corinthans que já contava com o goleiro Mão e Benjamin que já fizeram parte da seleção brasileira. Porém a base do time campeão em Dezembro foi mantida, com Jorginho, Bruno Xavier, Casé e Rafinha sendo reforçado com alguns jogadores como Betinho, um dos principais jogadores da seleção brasileira e Pampero, um dos destaques da seleção uruguaia e do campeonato brasileiro de seleções, defendendo o estado do Maranhão, além do goleiro Salgueiro titular da seleção argentina durante vários anos e campeão italiano com o Napoli em 2009 além do goleiro Gustavo do Uruguai e do atacante Villalobos do México, destaques na última Copa Latina de futebol de Beach Soccer.
Para o capitão e craque do time, Jorginho diz que o Vasco é o favorito para ganhar o primeiro Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 19 e 26 de Março na represa de Guarapiranga em São Paulo.
"Não podemos fugir da responsabilidade, nós somos favoritos. Somos bicampeões cariocas, campeões do Rio-São Paulo e o que mais títulos conquistou entre os clubes. Só que do nosso lado tem Flamengo, Corinthians, Barcelona, Milan, Sporting. Os dez times estão bem divididos. Vai ser um grande campeonato, com vários jogos bons."
Mas para o técnico campeão do Torneio Rio-São Paulo, Gilberto da Costa acha que devemos esperar a competição começar para saber se há algum favorito para a competição.
"Acredito que a fórmula de divisão equilibrou muito as equipes. Eu não apontaria um favorito agora e esperaria as três primeiras rodadas, que vão mostrar os times que estão melhor preparados e adaptados - disse o treinador, que comandou um treino na manhã desta quarta-feira, na Praia do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro."
O Vasco embarcou na noite desta quinta-feira para São Paulo e está no grupo A do Mundial, ao lado de flamengo, Milan, Barcelona e Boca Juniors, enquanto o grupo B contará com Corinthans, Santos, Lokomotiv de Moscou, Sporting e Seattle dos EUA. Se classificam para as quartas de finais, os 4 primeiros de cada grupo.
O elenco vascaíno busca o título mundial na competição e tornar o Vasco o único clube do mundo a disputar as finais de mundial em 3 modalidades diferentes: Futebol, Basquete e Futebol de Areia.

Confira o elenco vascaíno inscrito na competição:

Goleiros - Salgueiro(argentino) e Gustavo(uruguaio)
Defensores - Betinho, Pampero(uruguaio) e Gabriel.
Atacantes - Jorginho, Bruno Xavier, Rafinha, Villalobos(mexicano) e Bernardo(português naturalizado)

4 comentários:

  1. Temos tudo pra trazer a taça novamente!!!
    O Vasco é o time que possui o elenco mais qualificado.
    Vamos fazer os outros comerem areia, literalmente!!!!
    VASCOOOOO!!!

    Parabéns pela coluna!!! Está ESPETACULAR!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Estou acompanhando o campeonato e tenho enorme interesse no esporte, porém o mesmo não tem o devido prestígio e divulgação. Com isso, fiquei com várias dúvidas a respeito desse torneio, que gostaria que fossem sanadas, se possível.

    1 - Como foram escolhidas as equipes do torneio?
    2 - Como se deu o processo de Draft (O Vasco perdeu o Buru, pq? Quem escolheu primeiro, pq? Quantos jogadores poderiam ser escolhidos por vez? )
    3 - Qual o regulamento a respeito da classificação dos clubes? (critérios de desempate, pontos ganhos para o vencedor e perdedor no tempo normal, prorrogação e penaltis, ordem de confronto na fase seguinte - é sorteio?)
    4 - Qual será a periodicidade deste torneio?

    Bom, é isso. Parabéns pelo post e aguardo as respostas.

    Ass.
    Caio
    caiodroop@globo.com

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, vocês viram a promoção do Bourbon Hotéis? É só mandar uma frase criativa sobre o Mundialito de Beach Soccer pelo Twitter com a hashtag #bourbonBS e vocês já estarão concorrendo a ingressos VIP para a final! Muito legal mesmo!

    ResponderExcluir