13 março 2011

O primeiro a abandonar o barco


Na ultima sexta feira, o camisa 9, Marcel pediu o seu desligamento do clube alegando ter recebido uma excelente proposta do exterior. Parece que ele está se transferindo para um clube da Coréia do Sul. Ele participou no total de 9 jogos, marcando cerca de 6 gols, sendo assim teve um desempenho até razoável. Mas com a vinda de Elton e Leandro, o atacante acabou perdendo espaço e preferiu pedir para sair.

Segundo o Diretor de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, o Vasco não quer jogadores insatisfeitos no elenco. Penso que ele está correto em dizer isso. Todos os jogadores que estão no Vasco têm que estar felizes no time da Colina. Nós, torcedores não queremos em hipótese alguma jogadores insatisfeitos. Queremos jogadores que lutem, que gostem de jogar no Vasco, ou seja, que estejam plenamente satisfeitos em vestir a camisa Cruzmaltina.

Mas, falando sério! Numa boa, acredito que o Marcel não vá fazer falta para o time titular do Vasco. Ele vinha rendendo bem, mas o atacante Elton que tem o mesmo nível de futebol que o Marcel, e é mais identificado com a torcida. Além disso, em apenas 1 ano e meio, Elton se tornou o 4ª jogador que mais fez gol com a camisa do Vasco nesse século. E ainda temos o Leandro, que deve ser titular.

Tá, tudo bem! Marcel seria um jogador experiente para compor elenco, mas não precisamos de mais a um atacante já temos 6 no elenco.

Penso que o Vasco não deveria tentar trazer alguém para o ataque. Temos que guardar dinheiro para tentar manter no elenco um dos melhores jogadores do Vasco, que poderia ser atacante, meio campo ou até mesmo volante, mas não, ele joga na zaga, e defende com todas as suas forças a camisa 26 do Vasco há quase 2 anos. Começou desacreditado, mas no ano de 2010, em um jogo pela Copa do Brasil contra o Vitória pelas quartas-de-final, ele estreou pelo Vasco. Entrou no time e conseguiu se firmar e nunca mais saiu do time titular. Além de ser um excelente zagueiro, Dedé vive fazendo gols de cabeça. Nessa última semana, deu para inventar de fazer gol de falta, após uma cobrança magistral contra o Duque de Caxias. É por essas e outras que Dedé foi eleito melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro, sendo considerado um dos ídolos da torcida do Vasco.

A Diretoria do Vasco tem que prestar um pouco mais de atenção, tem que tentar manter no Vasco os ídolos do presente, como por exemplo, o goleiro Fernando Prass e o zagueiro Dedé.

Além disso, não podemos esquecer os ídolos do passado. Grandes jogadores que fizeram parte de times vencedores do Vasco, como os de 97-98 ou até mesmo 2000, já encerraram a carreira e não tiveram um jogo de despedida. Existe a possibilidade de o Juninho Pernambucano voltar no meio do ano. Se isso ocorrer, espero que no final do ano de 2011, O Vasco faça um jogo festivo e homenageie, de todas as formas, todos esses jogadores que ajudaram a fazer essa parte da história do Vasco.

Por hoje é só. Espero que a Diretoria pense bem antes de contratar outro atacante. Precisamos fazer o possível e até mesmo o impossível para manter o Dedé. Espero também, que um dia todos esses jogadores que deram a Taça Libertadores para o Vasco façam um jogo de despedida, em São Januário, para a torcida poder se despedir dignamente de tantos ídolos que passaram pela Colina, naquela época.

Até o próximo domingo,

Elisa de Vicq de Souza Dantas

3 comentários:

  1. Vai com Deus... Boa sorte no proximo time! Elton é 9... gustavo_paes_2006@yahoo.com.br - Camanducaia-MG

    ResponderExcluir
  2. Marcel está fazendo certo em sair, pois se não estava satisfeito na colina, ficar no Vasco não seria bom nem pra ele, nem para a equipe!
    E realmente, precisamos da permanencia do Dedé!

    Parabéns pela coluna Elisa!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, o Marcel já foi tarde, pois embora tenha feito alguns gols, está muito abaixo do nível que se espera de um Atacante Vascaíno como Ademir, Vavá, Dinamite, Romário, Edmundo...
    Quero dizer também que embora a gente tenha feito muitos gols nas últimas partidas, com o FELIPE jogando muito e deixando a todo instante os atacantes na cara do gol, e com a grata surpresa do garoto BERNARDO, tenho uma preocupação enorme com o sistema defensivo do VASCO. Noto que os adversários entram com enorme facilidade pelas laterais do time, principalmente pelo lado do Ramon, que é tão fraco no apoio quanto na marcação e também quando a bola cruza a área Vascaína, e aí eu pergunto: Até quando esse nosso goleirinho vai continuar enganando a torcida do VASCO?
    É ruim demais nas saídas de gol, ou seja, quase nunca sai e quando sai, a faz de forma totalmente equivocada, isso sem falar que é péssimo repositor de bola ao jogo, como vimos no jogo contra o DUQUE DE CAXIAS em que ele errou o tiro de meta, originando o contra-ataque adversário e ainda falhou no segundo gol do time da Baixada.
    Temos que arrumar a defesa, contratar urgente um goleiro e um lateral-esquerdo para começar a virar time de futebol.
    Saudações Vascaínas, VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL!!!

    ResponderExcluir