25 abril 2011

CHEGOU A HORA!

Nação Vascaína!

É com muita alegria que venho escrever esta coluna de hoje! Após 7 anos, voltamos a uma final de Taça Rio. Na última vez, em 2004, levamos a disputa em cima do Friburguense e disputamos as finais contra o Império do Mal, onde acabamos sendo derrotados.

Desde então, foram anos turbulentos para o nosso amado clube, amargando jejum de títulos. O último carioca foi vencido em 2003, contra o Fluminense, com direito àquele cruzamento perfeito de Léo Lima.

Não fazíamos uma final contra os avepretenses, com exceção a final da Copa do Brasil de 2006, onde nossa “seleção” (leia-se isso com ironia, claro!), com Valdiram, Valdir Papel, e afins, acabaram sendo derrotados e perdemos a vaga da Libertadores.

Pois bem, chegou o momento de enfrentarmos justamente o Império do Mal na final da Taça-Rio, no próximo domingo, e não nos resta opção, senão a vitória. Vencendo o jogo, conquistamos o 2º turno e vamos decidir o Estadual contra eles nos dois domingos subseqüentes, mas, caso contrário, eles levam o campeonato neste próximo domingo (o que eu não acredito que vá acontecer).

Mas acho fundamental que o Vasco faça alguns ajustes para que não tenhamos riscos neste domingo:

  • A saída imediata de Allan da Lateral Direita.
  • A entrada de Bernardo no lugar de Diego Souza.
  • A troca do Alecsandro pelo Elton.
  • A saída de Rômulo para a entrada de Eduardo Costa.

Em minha opinião o esquema ideal para o Vasco atuar seria da seguinte forma:

É evidente que Allan é esforçado, mas não consigo ver ele atuando bem na lateral direita no lugar do Fagner, e por um motivo óbvio: ALLAN NÃO É LATERAL! Por mais que ele tente, Allan não consegue apoiar o suficiente e efetivamente, assim como também acaba deixando uma avenida no setor direito, dando trabalho redobrado pro setor defensivo, uma vez que ele raramente volta pra recompor.

Diego Souza não vem rendendo o esperado. Nos últimos 3 jogos ele tem sido um fantasma em campo, fazendo com que o Vasco perca na criação. Felipe acaba ficando sobrecarregado já que Diego se lança pra frente, ficando mais como atacante do que meia ofensivo.

Alecsandro é outro que não vem fazendo jus a titularidade absoluta. Pouco efetivo, atrapalhado, acaba aparecendo pouco no setor ofensivo, e sobrecarregando Eder Luis.

Rômulo precisa sair para a entrada de Eduardo Costa. Rômulo é pouco efetivo na proteção, dando alguns espaços. O Vasco precisa de dois volantes que sejam duas muralhas efetivas e que saibam tocar a bola. Rômulo até consegue as vezes ser bom na marcação, mas peca excessivamente nos passes errados.

É fundamental que o Vasco volte a ter domínio no meio campo. Vimos contra o Olaria que o Vasco perdeu bastante sua criação justamente por estar perdendo o meio campo. Com E.Costa e Felipe Bastos, o Vasco volta a ter dois volantes com velocidade e força, e que sabem tocar a bola, dando solidez ao setor defensivo, e ajudando na criação. Felipe, juntamente com Bernardo, vão dar mais velocidade e ousadia para o setor ofensivo, fazendo com que o Vasco ganhe na criação, além de facilitar o trabalho de Éder, que pode ficar mais solto, podendo cair pelos dois lados, além de fazer com que as bolas cheguem nos pés de Elton, como atacante central. Com Elton em campo, o Vasco ganha em finalizações e nas jogadas aéreas, já que Elton também sabe cabecear bem.

O Vasco com essa formação é muito mais forte do que com a formação que vem atuando. Tomara que R. Gomes perceba isso e faça as devidas modificações ao longo da semana.

Copa do Brasil

Quarta o Vasco enfrenta o Náutico em São Januário. Ricardo Gomes já disse que o elenco não deve ser totalmente titular. Vamos ver quem vai atuar! O importante é que ele e a equipe saibam que não podem dar mole! O Náutico vai tentar nos tirar essa vaga a qualquer preço! Não tem nada ganho ainda! Tem que entrar focado e com disposição!

Aproveito para mandar um abraço ao Sr. Jayme Lisboa, a qual tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente no Engenhão neste sábado! Uma pessoa centrada, educada, e disposta a fazer tudo de melhor para o nosso Vasco!

Também aproveito esta oportunidade para mandar um abraço ao meu irmão Marcio Cesar (colunista deste blog), a qual também tive o prazer de ter a companhia neste domingo no jogo diante do Olaria. Foram grandes conversas sobre nosso Vasco, além das trocas de idéias sobre os possíveis esquemas que o Vasco pode atuar com mais efetividade.

Uma ótima semana a todos, fiquem com Deus, até o próximo domingo (onde, SE DEUS QUISER) será a coluna de comemoração da Taça Rio!

Pra cima deles Vascão! DOMINGO É DIA DE LOTAR O ENGENHÃO!!!! VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA!!!! EU ACREDITO!

Flávio Frotté

Twitter: @flaviofrotte

e-mail: ffrotte@gmail.com

14 comentários:

  1. Concordo com tudo isso aí, que vc disse Flávio.
    Porém, tenho que corrigir algumas coisas. Em 2004 não perdemos pra mulambada e sim, FOMOS ROUBADOS escandalosamente, onde André Bahia deu uma voadora no peito de Claudemir e nem cartão amarelo levou. Coutinho fez uma falta normal em Felipe e foi expulso. Fora o gol legal que fizemos que foi ABSURDAMENTE anulado pelo juiz, o craque da mulambada.
    Em 2006 tivemos a palhaçada realizada por Tôrico Miranda, que mesmo devendo meses de salários aos jogadores declarou a plenos pulmões na rádio, que não iria pagar premiação aos jogadores. Fora o fato de ter brigado com Edílson, craque do time justamente por salários atrasados. Teve o mesmo fim absurdo que Luizão quando brigou com ele.
    Mas tenho fé em Deus, que a justiça será feita e nós iremos ganhar da mulambada domingo e a final do carioca.
    Seremos campeões com a proteção divina!

    Parabéns pela matéria, dessa vez tu tava inspirado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Lívia Cruz de Malta25 de abril de 2011 13:03

    Perfeito! Sem tirar ou acrescentar nada!!!!!! Onde assino??? Vamos vencer Vascoooo!!

    ResponderExcluir
  3. Elton titular? Tá maluco?! Quero ser vice não!

    ResponderExcluir
  4. Cala a boca anônimo, vc não sabe oq tá falando!

    ResponderExcluir
  5. E ve se quando for postar pra criticar, posta pelo menos com o seu nome por favor tá? É ridiculo kerer criticar e ficar postando como anônimo

    ResponderExcluir
  6. Esquema interessante companheiro, só colocaria o meio em um losango mesmo, com bernardo mais centralizado caindo eventualmente pelas pontas. Enquanto as peças, a mudança que mais queria ver era a de rômulo por E.Costa mesmo, e claro, a volta do nosso Fágner. Mas todos nós aqui sabemos que pouco vai ser mexido nesse time que enfrentou o Olaria né?! Acho que a única alteração que R.Gomes vai fazer é na lateral direita mesmo, com a volta de Fágner. Ainda existe a possibilidade dele trocar F. Bastos por E. Costa se quiser dar mais proteção a zaga.

    ResponderExcluir
  7. Excelente comentário Wyll é por isso que gostaria que Romulo fosse vendido, pois só assim esse cara sai do time

    ResponderExcluir
  8. Esse esquema apresentado pelo Flavio é bastante interessante..
    E com certeza Allan e Rômulo precisam sair do time!

    ResponderExcluir
  9. EU ACREDITO NA VITÓRIA! VAMOS MEU VASCO!!! O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR

    ResponderExcluir
  10. Marcio Cesar, realmente esse é o único jeito dele não ser titular no time de R. Gomes, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. O ideal é que o Fagner volte já diante do Náutico para recuperar seu condicionamento, e esteja pronto para a final contra os avepretenses. Gomes poderia aproveitar também para testar E.Costa e Felipe Bastos juntos já contra o Nautico.
    Abs a todos e obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  12. Wyll, esse meu esquema sugerido faz com que Bernardo e Eder possam cair pelas pontas, dando mais velocidade a equipe. Bernardo pode até recuar um pouco ajudando, mas acho que dessa forma o Vasco criaria mais!

    ResponderExcluir
  13. Flávio Frotté, seu esquema é muito bom também, pra você ver quantas peças boas temos no elenco hoje, o que permite variar os esquemas sem perder qualidade.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Wyll! Realmente esse ano o Vasco pode se dar ao luxo de dizer que pode alternar varios esquemas, pois possui um elenco qualificado!
    Abs

    ResponderExcluir