05 abril 2011

Um Novo Velho Conhecido.


Durante esta semana, nossa torcida foi pega de surpresa com uma notícia inesperada. Atual campeão português com o Porto, sofrendo apenas nove gols(uma marca incrível pra um nacional), com o clube atingindo a marca histórica de 94% de aproveitamento na Liga Portuguesa, Hélton declarou a alguns jornais seu verdadeiro desejo: Voltar a vestir a camisa do Vasco, clube que o projetou para o futebol mundial.
Hélton jogava no São Cristovão no início da carreira quando chamou a atenção de alguns olheiros vascaínos, que posteriormente o levaram para fazer um teste no Gigante da Colina, passando com sobra aos quinze anos de idade.
No ano 2000, com apenas 21 anos, Hélton sobe para os profissionais com a “simples” missão de substituir o ídolo Carlos Germano no Mundial de Clubes organizado pela FIFA, voto dado pela comissão técnica que foi bem recompensada. Nascia ali, um ídolo e um ótimo goleiro que vestiu a camisa do Vasco com muita garra e honra.
Sem comentar os meses que ficou sem receber na época em que o Vasco passava por turbulências políticas e financeiras, e sem pestanejar, continuava a guardar o gol como poucos o fizeram.
Com a Cruz de Malta no peito, Hélton conquistou diversos títulos, dentre eles o da Copa Mercusul.
Com problemas parecidos com os de Carlos Germano (problemas contratuais), Hélton sai do Vasco e se transfere para o modesto União de Leiria, onde permaneceu por três temporadas. Posteriormente foi para o Porto, onde desbancou o ídolo Vítor Baía e com o tempo tornou-se titular, status este que mantém até os dias de hoje.
Após anos atuando no velho continente e com poucas oportunidades na seleção brasileira, o bom arqueiro sente o desejo recorrente em voltar para casa, voltar à São Januário.
Apesar de a imensa torcida vascaína gostar bastante do atual goleiro Fernando Prass, é fato que Hélton voltaria para ser titular, não duvide que volte logo. Afinal, em ano de eleições acontece de tudo.

Forte abraço a todos que levam a Cruz de Malta no peito!

Igor Spala
Twitter: @igorspala
email: igorspala@hotmail.com

5 comentários:

  1. O Helton fez historia no Vasco e agora no Porto, as portas de São Januario estão abertas esperando seu retorno.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Ótima postagem!
    Hélton, sem dúvida, faria diferença no vascão!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Então, não entendo nada de futebol. Mas até que a coluna foi interessante. Boa sorte aí nas decisões do time!

    ResponderExcluir
  4. Efraim

    Vou dizer aqui uma coisa q alguns podem discordar: Apesar de achar o Hélton um goleiro bem preparado, eu achava q ele defendia alguns lances no susto!

    Fato que me preocupava, principalmente quando ele vestiu a camisa da Seleção! #prontofalei!

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Efraim você é louco mesmo ou é só aparência? Isso aí que tu falou tem nome e se chama reflexo, algo imprescindível para um grande goleiro e isso Hélton tem de sobra.
    Hélton sempre foi um goleiro de saltar muito alto e bem, algo que acho essencial em um goleiro fora de serie, aquele que podemos chamar de excepcional. Pra mim Hélton é um dos melhores goleiros do mundo há tempos e foi tirado injustamente da seleção após fechar o gol contra a Portugal onde o Brasil só não levou uma goleada graças ao talento de Hélton fazendo vários milagres.
    A bicha do Julio jamais vai se comparar ao Hélton pois ele não tem a impulsão e fantástica reposição de bola que tem Hélton desde a época em que subiu para os profissionais do Vasco.
    Foi sem dúvidas o MAIOR GOLEIRO QUE VI JOGAR até mesmo mais goleiro que Oliver Khan e Buffon, na minha opinião.

    Abraços

    ResponderExcluir