08 maio 2011

Dando alguns passos à frente


O Vasco enfrentou ontem o Atlético Paranaense. Antes do jogo pensei que o Vasco iria perder, mas conforme foi passando o tempo percebi que o time Paranaense não era tão bom assim.
O Vasco fez o primeiro gol após várias tentativas frustradas e muitos gols perdidos pelo atacante Eder Luis. Diego Souza fez um lançamento excelente para o atacante Eder Luis. Ele chutou fraco, mas a bola parou nos pés do atacante Alecssandro que não titubeou e abriu o placar aos 36 minutos. Após o gol, o atacante do Vasco relembrou as comemorações feitas pelo seu pai Lela que foi ídolo do Coritiba e fez parte do time que foi Campeão Brasileiro em 1986 em um jogo contra o Bangu; mas acabou recebendo cartão amarelo, no caso o 3º e sendo assim ele está fora do jogo da volta. O Vasco recuou um pouco e logo no início do 2º tempo, o time do Vasco errou e permitiu o empate do time Paranense.
O time do Atlético voltou melhor que o Vasco e logo aos 3 minutos chegou ao empate com o atacante Guerron, após uma jogada extremamente confusa.
O time paranaense dominava o jogo e estava perto do 2º gol que seria o da virada. Entretanto, quando todos imaginavam que o Atlético iria virar a partida, aos 27 do 2ª tempo, o meia Diego Souza fez um gol de extrema felicidade e rara habilidade, mostrando que pode voltar a ser o jogador que brilhou pelo Palmeiras em 2009. Felipe fez um lançamento perfeito para o lateral esquerdo Ramon, o camisa 33 avançou pelo lado esquerdo e mandou para a bola para área. Tudo parecia estar resolvido, mas para a sorte cruzmaltina, o zagueiro adversário falhou e a redonda parou nos pés de do meia Diego Souza que pegou a bola de primeira e chutou no ângulo.
O Vasco tinha tudo para ganhar, mas como de costume todos sabem como é difícil jogar na Arena da Baixada. Aos 40 minutos do 2º tempo, Ramon cometeu uma falta infantil dentro da área. Se fosse em outra circunstância o juiz poderia não ter marcado, mas como o time da casa estava em desvantagem ele marcou o pênalti . O experiente meia Paulo Baier cobrou com excelência e empatou a partida.
Foi um bom resultado, mas poderia ter sido melhor. Voltamos com um gosto amargo - o empate. Sei que é difícil falar isso, mas o Vasco preferiu se preocupar apenas com a marcação, tentando impedir o jogo do time do furacão, e não se preocupou muito em criar, jogamos no erro do time do Atlético e espero que isso não se repita na partida da volta. Falando na partida de volta teremos sérios problemas. Teremos que penar para descobrir quem pode jogar na lateral esquerda no lugar do Ramon, suspenso pelo 3º amarelo. Muitos defendem a entrada do Marcio Careca, mas eu discordo. Penso que ele é apenas um jogador mediano e que são raras as vezes que ele consegue ir bem quando começa jogando. Desta forma, penso que o melhor seria colocar o jovem Max, criado na base do Vasco da Gama, na lateral esquerda. Ele ao menos mostrou certa habilidade e quem sabe, pode muito bem tomar o lugar do Ramon no time já que este vem rendendo muito abaixo do esperado, nesse ano de 2011. No ataque teremos que fazer uma escolha difícil.
Ricardo Gomes terá que escolher entre escalar o Bernardo, que já foi considerado um ídolo, mas que nas últimas semanas vem sendo extremamente criticado e chamado de fominha, ou irá escalar o Elton, um jogador de área com as mesmas características do que o Alecssandro, sendo que muitos defendem a titularidade do Elton. Elton pode ter um pouco mais de raça e carisma que o Alecssandro, em compensação nos quesitos futebol e bola na rede os defensores dele que me desculpem, mas o atacante bom de bola que chegou a pouco do Internacional provou ser oportunista e cada vez mais conquista, pouco a pouco, os torcedores do Vasco.
Boa sorte ao time da Colina no jogo de volta. Temos que ter muito cuidado com o time do Atlético Paranaense, que pode não ser uma maravilha, mas em apenas um lance o meia Paulo Baier, que passou pelo Vasco em 1997, pode decidir o jogo. Sempre lembrando: não tem nada decidido, temos apenas uma pequena vantagem.
Espero que o Vasco ataque, tente e se esforce para marcar o maior número de gols possíveis. Outra coisa, a zaga e o goleiro do time do furacão não são nada confiáveis. Penso que o Vasco pode muito bem surpreender a todos nessa Copa do Brasil. Antes de terminar o texto quero fazer um pedido para a torcida do Vasco que for ao jogo: Vamos maneirar, o time precisa do nosso apoio não podemos vaiar nossos meninos que estão se matando em campo para honrar a camisa do Vasco.
O texto iria terminar por aqui, mas a atitude infantil e ridícula de ontem de madrugada do ex-jogador do Vasco, ex-capitão, ex-ídolo me obriga a fazer um comentário sobre o assunto.
Em hipótese nenhuma o jogador Carlos Alberto poderia ter dito que o Roberto Dinamite não manda no Vasco. Se ele não quer respeitar a pessoa do presidente o problema é dele, mas tem que respeitá-lo como maior ídolo da historia do clube e como maior artilheiro de todos os brasileiros.
Jogadores como Carlos Germano, Ramon Menezes, Pedrinho, Felipe, Juninho Pernambucano, Edmundo, Romário, Euller, Valdir, Viola, Helton e tantos outros como Giovanni, Bismark, Acácio, Sorato e Luizinho e Barbosa podem ser considerados ídolos do Vasco por tudo que fizeram pelo time e o jogador Carlos Alberto deveria mirar-se no exemplo desses jogadores.

Até o próximo Domingo
Elisa de Vicq de Souza Dantas

Um comentário:

  1. Bacana o blog, tô seguindo. Aproveito e convido a seguir também o FuteB.R.O.N.C.A.!

    Se desejar mais alguma informação ou parceria, entre em contato por e-mail: blogfutebronca@gmail.com

    Saudações!!!

    ResponderExcluir