10 julho 2011

Voltando a vencer, mas ainda precisando melhorar.


O time do Vasco pareceu ser um time diferente com a modificação feita pelo técnico Ricardo Gomes. A entrada do Bernardo no lugar do Diego Souza ajudou e muito o time do Vasco, já que o camisa 10 da Colina não estava fazendo absolutamente nada em campo nos últimos jogos, conseguindo ao mesmo tempo prejudicar o Vasco na parte ofensiva, pela falta de jogadas criadas para Alecsandro e Eder Luis, como na parte defensiva ao não parecer nem um pouco com vontade de ajudar na marcação o que é extremamente necessário. Com a entrada do Bernardo, o time pode não ser ainda o ideal mas pelo menos conseguiu uma bela vitória. O time melhorou bastante, mas vai ter que enfrentar um grande desafio na próxima partida contra o Atlético Paranaense na Colina histórica, graças aos desfalques da equipe que defende a cruz de malta. O Vasco não poderá contar com os dois laterais que podem ser chamados de titulares. Fagner está suspenso e Marcio Careca se machucou no início do 1ª tempo e ficará fora de combate por 1 mês, sendo assim o técnico Ricardo Gomes terá que improvisar nas duas posições.

O Vasco não começou jogando muito bem já que o time teve dificuldades para conseguir se arrumar dentro de campo. A saída de Diego Souza fez com que o time jogasse de uma maneira diferente do que está acostumado a jogar. O Vasco tentava levar perigo nas finalizações de Alecssandro que teve uma boa atuação, diferentemente do vinha acontecendo nos últimos jogos, quase todas as jogadas eram pelo lado direito comandas por Fagner. O Internacional tinha como tática esperar o time do Vasco e ai sim partir em um contra-ataque fulminante, tentando explorar as jogadas de Zé Roberto, perturbado durante os 90 minutos, e o oportunismo do jovem atacante Leandro Damião que pode ser considerado um dos melhores jogadores da equipe, Na melhor delas, Damião chutou de perna esquerda após confusão dentro da área, mas a bola saiu fraca. Fernando Prass defendeu sem rebote.

Nenhum dos times parecia ser superior até os 20 minutos de jogo, quando o Vasco, finalmente, conseguiu apresentar 10 minutos de excelente futebol e foi nesse tempo que começou a encaminhar a vitória. Aos 24 após um bom ataque do Vasco, a equipe cruzmaltina teve um escanteio a seu favor, pelo lado direito. Após a cobrança, Romulo cabeceou sensacionalmente, mas Muriel, goleiro do Internacional, fez uma defesa de cinema, mas no rebote a bola sobrou para o atacante Eder Luis, que mesmo sem ângulo chutou por baixo do goleiro colorado. Pouco depois “Chico Bento” quase ampliou a partida, após boa jogada de Juninho e Felipe. Ele chegou perto de fazer o 2ª gol do Vasco, o que certamente daria mais tranqüilidade à equipe, mas chutou na trave.

Ainda no primeiro tempo Muriel deve ter se arrependido de uma declaração feita ao longo da semana. Perguntado se tinha medo das faltas cobradas por Juninho respondeu que não. Na parte final do primeiro tempo toda essa situação foi posta a prova. Falta para o Vasco. A falta era em uma posição extremamente favorável para o Reizinho da Colina, mas por milímetros a bola não entrou, ela chegou a bater na rede pro cima do gol antes de cair.

No segundo tempo tudo mudou, o Internacional dominava o jogo e tentava de todas as formas possíveis e impossíveis empatar a partida. O que no primeiro tempo poderia ser considerado em certo momento um jogo fácil começou a se tornar extremamente complicado. A melhora do time Colorado se deve a uma subida de produção do meia Dallessandro, que junto com o camisa 11, Zé Roberto, fizeram de tudo para tentar impedir uma vitória do time do Vasco, mas foi nesse momento que a zaga do Campeão da Copa do Brasil voltou a funcionar. O time da Colina parecia estar encurralado em seu próprio campo. Tinha sérias dificuldades para armar uma boa jogada que pudesse definir o jogo e para completar o meio de campo Felipe parecia não estar numa noite inspirada. O time de São Januário parecia acuado, não sabia o que fazer com a bola e quando conseguia bons resultados na armação, a bola rapidamente era perdida pela dupla de ataque Alecssandro e Eder Luis. O Vasco perdia muitos gols, como de costume, enquanto isso, do outro lado do campo Gilberto, atacante do Internacional, que havia entrado no segundo tempo mostrava um pé calibrado, mas não obteve nenhum sucesso. Perto do fim do jogo, Ricardo Gomes colocou Diego Souza em campo, que pareceu ter aprendido alguma coisa com a reserva, no pouco tempo que ficou em campo. Tudo se resolveu aos 37 minutos da etapa final. Juninho bateu uma falta venenosa da direita, a bola quicou, o goleiro do Internacional não conseguiu defender e acabou espalmando a bola. No rebote, o zagueiro artilheiro Dedé fez de cabeça, para o alivio da nação cruzmaltina que naquele momento previa que o Internacional poderia empatar a partida a qualquer momento.

Em si o Vasco jogou bem: A zaga, que vinha sendo um problema para o Vasco, nas últimas partidas melhorou bastante. Fagner voltou a jogar bola, entretanto ele não precisava ter recebido o 3ª cartão amarelo de uma forma tão boba. A lateral esquerda, ao que parece vai ser um dos maiores problemas do técnico Ricardo Gomes. O meio de campo jogou um pouco melhor que nos últimos jogos. Mais uma vez, o volante Romulo teve uma atuação de gala com a camisa cruzmaltina. Espero que a dupla Alecssandro e Eder Luis pare de perder um caminhão de gols como vêm perdendo.

Pelo menos vencemos, mas vale ser ressaltada a atuação do árbitro Jailson Freitas: péssima! Ele parecia estar nitidamente do lado do time visitante. Não foram marcadas uma serie de faltas para o time do Vasco, e qualquer tropeção de um jogador do Internacional era falta. Além disso, nenhum jogador do Vasco podia argumentar nada com ele, todos os que tentaram foram punidos de uma forma extremamente rígida. Enquanto isso os jogadores do Internacional podiam fazer de tudo, até mesmo colocar o dedo na cara do árbitro e não ser punido.

Até o próximo Domingo,

Elisa de Vicq de Souza Dantas

Um comentário:

  1. Galera da torcida do Vascão, vamos assinar o abaixo assinado contra Eurico Miranda e ajudar a pedir a expulsão dele do quadro social do Vascão. Não demora nem um minutinho.
    Me ajudem a promover esse abaixo assinado e repassem para todos os vascaínos que são contra o Eurico Miranda tentando mandar e desmandar no Vasco e no futebol brasileiro.

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2011N11855

    Saudações Vascaínas.

    ResponderExcluir