07 agosto 2011

A maior goleada da história de uma grande freguesia

No próximo domingo iremos enfrentar no Engenhão nosso freguês de carteirinha em um clássico que pode ser considerada a maior freguesia entre os times grandes, o Botafogo. Temos uma quantidade enorme de vitórias a mais que o time da estrela solitária, entretanto o time da Colina tem certo problema quando o clássico pode ser considerado decisivo, não foram poucas as vezes que o Botafogo levou a melhor sobre o Vasco em finais. Com toda certeza a mais importante e mais lembrada delas será a do Carioca de 97 que ficará na memória de todos os torcedores não pelo título do Botafogo com gol do Dimba, mas sim pela cena promovida por Edmundo, o animal, em cima de Gonçalves perto da lateral. Tudo bem, não levamos o título, mas pelo menos Edmundo nos fez rir muito após rebolar na frente do jogador que defendia a estrela solitária.
Atualmente temos um time melhor, um elenco mais qualificado, mas mesmo assim temos que ter cuidado, afinal clássico é clássico e vice-versa, além disso, o Vasco não está acostumado a jogar no Engenhão e dizem as mais línguas que o gramado está horroroso.
Além desse jogo, válido pela final do Carioca de 1997, muitos outros ficaram na memória de torcedores cruzmaltinos e alvinegros: Vasco 4 Botafogo 1 em 2009 pelo 2ª turno do Carioca ,mas a resposta do Botafogo veio um mês depois na Semi-final do Campeonato Carioca: Botafogo 4 Vasco 0, sendo que o Vasco não viu a cor da bola nesse jogo. Botafogo 4 Vasco 4 pela Semi-final do Carioca de 2007 que poderia ter sido o jogo do milésimo gol do Romário em que o time alvinegro venceu nos pênaltis por 4 a 1. Além de outro jogo mais recente em 2010, Vasco 6 Botafogo 0 mas essa partir desse momento o Vasco caiu muito de produção no Campeonato.
Nesse jogo de 2010, a torcida do Vasco fez a festa, chegando a gritar pelos arredores do estádio do Engenhão: “ OH,OH,OH,OH,OH,OH, 7 de novo!”. Muitos de vocês podem não ter entendido o motivo dessa cantoria da torcida cruzmaltina.
No ano de 2001 o Vasco ainda tinha um time bom, que foi sendo desmontado ao longo do ano, enquanto isso o time do Botafogo ia de mal a pior e para completar o time não era nem um pouco confiável. O jogo era válido pelo 2ª turno do Campeonato Carioca. Nessa partida o Vasco aplicou uma sonora goleada de 7 a 0 que pode ser considerada a maior goleada que já existiu entre os dois times. O jogo ocorreu no dia 14 de abril, no Maracanã.
A bola tinha apenas começado a rolar e com apenas 57 segundos o Vasco abriu o placar. O atacante Euller cruzou da direita servindo seu companheiro Romário. O baixinho dentro da pequena área era mesmo um perigo principalmente se fosse contra o Botafogo, sua vitima predileta. O que estava ruim para o lado do time alvinegro piorou aos 15 minutos após uma falta pelo lado esquerdo. Juninho Paulista cobrou, até hoje não se tem certeza se algum jogador desviou na bola antes de ela entrar, mas acredito que não. O importante era que o Vasco já estava vencendo e convencendo por 2 a 0. Aos 35 minutos, após uma bela e magnífica troca de passes entre Juninho e Romário o camisa 11 deu um passe açucarado para o meio de campo do Vasco fazer o 3º, era o 2º gol de Juninho na partida.
Muitos pensaram o que o Vasco iria diminuir o ritmo no segundo tempo, permitindo que o Botafogo ao menos conseguisse entrar no jogo, mas não, de forma alguma isso aconteceu. O time do Vasco estava determinado a fazer saldo e o time da estrela solitária tinha sido o escolhido para receber um caminhão de gols do time da Colina. Em momento algum o Vasco diminuiu o ritmo, isso porque o time de São Januário tinha que fazer muitos gols para caso ficasse empatado em número de pontos com outro time mais para frente, levando vantagem com um maior saldo de gols. O segundo tempo começou em forma de gol. Após bela jogada do time de São Januário, Romário recebeu livre no ataque e chutou forte para o gol, a bola bateu na trave e voltou justamente nos pés de Juninho Paulista . Aos 14 outra bela jogada do time do Vasco. A bola sobrou dentro da área pelo lado esquerdo para o baixinho Romário, ele driblou de forma mortal o zagueiro Bruno e chutou para o gol sem chances para o goleiro Alex, 5 a 0 Vasco. O time da Colina mostrou por volta dos 20 minutos que para ser fazer um lindo gol é necessário que a bola seja tocada de pé em pé pelo maior número de jogadores possíveis do time e foi isso que o Vasco fez. Após uma longa troca de passes, Pedrinho fez o 6º. O gol certamente seria do atacante Romário e não do habilidoso meia do Vasco, já que após driblar três jogadores alvinegros, Juninho Paulista tocou para o Baixinho que sem querer adiantou um pouco, impossibilitando assim o seu chute. Pois bem, a bola sobrou no pé esquerdo de Pedrinho que mandou uma bomba no fundo da rede. E aos 34, o Vasco fechou o caixão após receber um belo lançamento de Juninho Paulista. O atacante Euller cortou o zagueiro e fez com o pé direito. O Filho do Vento, nesse momento, ficou até com pena dos jogadores do Botafogo, principalmente do zagueiro que foi driblado no lance do gol ficando sentado e caído no chão.
VASCO Da Gama 7 X Botafogo( RJ) 0
Data:29/04/2001
Campeonato: 2º turno do Estadual

Local: Maracanã – Rio de Janeiro

Arbitro :Carlos Manoel Calheiros
Público: 18.692
Gols : Romário 01, Romário 15, Juninho Paulista 16, Juninho Paulista 35/1º, Juninho Paulista 48,Pedrinho aos 65 e Euller aos 83 minutos.
VASCO DA GAMA: Hélton, Maricá, Géder, Odvan, Jorginho Paulista, Fabiano Eller, Paulo Miranda, Juninho Paulista (Zada), Pedrinho (Viola), Euller (Dedé) e Romário / Técnico : Joel Santana.
BOTAFOGO: Alex, Gustavo (Valmir), Bruno, Valdson, Augusto, Marcelinho Paulista, Cléber, Rodrigo, Serginho (Misso), Donizete (Geraldo) e Taílson / Técnico : Dé
Tudo bem esperar que o Vasco goleie novamente como ocorreu nesse jogo de 2001 é meio difícil, já que esse time do Botafogo que estará em campo não é tão fraco. Mas acredito que seja interessante que o Vasco vença o seu maior freguês, já que com a vitória o Vasco pode terminar a rodada em 3º lugar ficando no máximo a 1 ponto do Vice-Líder Corinthians. Esperando ansiosamente chegar o dia 28 de agosto para ensinar ao Flamengo o que é uma derrota e finalmente, quem sabe, assumir a liderança do Brasileirão tentando de todas as formas não largar mais.
Até o próximo Domingo

Elisa de Vicq de Souza Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário