03 agosto 2011

O Duelo de Titãs


Impossível falar atualmente de um confronto Vasco e Santos sem mencionar a épica batalha entre Dedé e Neymar. Sobre este assunto tenho uma posição confortável ao zagueiro, mas isto não apenas pelo jogo individual, porém, sim pelo coletivo. A superioridade técnica sobre Lucas não foi apenas evidente, foi desconcertante para o atacante são paulino. É por esse motivo que coloco Dedé como o equivalente na zaga de Neymar. Muitos falam de Lúcio e Thiago Silva, sim, grandes zagueiros, não há dúvidas, para mim os melhores da atualidade, mas o potencial de Dedé talvez seja ainda maior que de ambos, assim como o próprio Pelé falou que Neymar tem chances de superar Messi, Kaká e o próprio Rei (não que suas declarações sejam as de maior credibilidade e aceitação na crítica esportiva), acreditamos que Dedé também pode superar os melhores zagueiros da história do futebol mundial, prova disso é seu novo apelido "Dedéckembauer". Por um lado esta disputa é legal, pois, chama atenção da mídia para o trabalho que está sendo desenvolvido no Vasco, tudo bem que ele não é projeto da base, mas a cada declaração, fica evidente que O Mito agradece todos os dias as oportunidades que teve na colina histórica. Por outro lado, é prejudicial na avaliação do grupo.

O singular no título desta matéria é injusto, pois, são "os duelos de titãs". Estamos falando do sistema defensivo mais sólido do campeonato brasileiro (e aqui não vamos tratar de números, pois eles enganam, o Vasco jogou muitas vezes sem seu sistema defensivo completo e titular). Por isso, senti a necessidade de armar meu sistema defensivo mais ideal para este clássico, os duelos acontecerão individual e coletivamente. Então a primeira análise será coletiva, depois partiremos para nossa avaliação dos duelos individuais e aqui este colunista que vos perturba tentará provar que o Vasco tem condições reais de ganhar esta partida.

Enquanto grupo, podemos dizer que a solidez vascaína hoje é invejada por qualquer grupo brasileiro. Qualquer treinador gostaria de ter um plantel tão bem adestrado como o Vasco. Basta ver que jogador com salário de 280 mil reais pega banco e ao invés de reclamar na mídia, vai aprimorar a parte física e repensar todo o seu futebol. Nosso esquema tático carece de ofensividade em alguns momentos, muito mais por desespero do time, que orientação do treinador. Insistimos em jogar em contra-ataque(apenas um time com um sistema defensivo tão coeso como o Vasco pode se permitir este tipo de aventura) e tem dado certo. Basta ver que em nossos domínios temos nos saído mal, exatamente por arriscar demais e não fazer aquilo que conseguimos perfeitamente: jogar com a bola no pé e com calma, aproveitando os espaços e abrindo buracos (papel do Neto do vento, Alecgol e Diego Showza), outros que tem feito seu trabalho muito bem, aquele gol do Éder Luis contra o São Paulo parece mérito exclusivo dele, mas com um olhar mais atento, percebe-se a zaga deslocada para a esquerda, possível acesso de Diego Souza e Alecsandro e Éder Luis sendo completamente desmarcado. Esse é um grande exemplo da "função tática" tão comentada por Ricardo Gomes. Em resumo, temos um ataque de mediano para bom, nada excepcional, mas eficiente e um sistema defensivo extremamente rígido, nosso meio conta com a inteligência mais que fenomenal de Felipe para esta partida e ainda temos para completar tudo um polivalente jogador, que exerce sua função muito bem, Jumar. Este jogador, assim como Bernardo, foram dois que eu pensei "bem que o Vasco poderia contratar". Nossa grande deficiência, ainda assim, é nas laterais, exatamente onde acontece o jogo do Santos. É indiscutível que o Santos é um time de velocidade e técnica pelo meio, mas é a deficiência no posicionamento das laterais que permite ao Santos fazer sua triangulação desarticulando toda a zaga e claro, com os eficientes goleadores que tem, é difícil algum goleiro sustentar. Acredito que Prass é um rival a parte para o ímpeto santista.

O Santos: Neymar, Borges e Ganso. O problema do peixe é sua dependência exclusiva desses três jogadores, são os 3 que realmente desequilibram completamente uma partida. Vamos lembrar que Ganso não está na melhor de suas fases, Borges está sob pressão e Neymar não se dá bem com perdas. Ou seja, estão desequilibrados. Mas mesmo nessas condições, são excelentes jogadores que precisam sim ser respeitados, não temidos. Como disse, a triangulação do ataque santista,depende da desarticulação das laterais, pois a confusão sempre começa quando os zagueiros perdem seu posicionamento para cobrir espaços pelos lados, raros são os gols santistas que não saem assim, a não ser aqueles que Neymar usa de toda a sua genialidade futebolística em uma jogada daquelas que todo brasileiro adora ver. Os pontos fracos do Santos são: um meio campo jovem de pouca experiência e inteligência, as jogadas dependem sempre do recuo de seus jogadores de ataque para coordenar a cadência do ataque e além disso uma zaga de péssima qualidade, tanto zagueiros, quanto volantes e o goleiro são desastrosos.

Neste contexto, prevejo um duelo interessante. De um lado uma linda briga entre o melhor sistema defensivo contra o melhor ataque nacional, do outro veremos um ataque bom, contra uma defesa caótica. Ambos os times terão que tomar bastante cuidado, será um jogo inteligente, difícil de determinar, um cabo de força muito equilibrado, duvido que Neymar tenha tanto espaço para sua velocidade como normalmente acontece.

Por merecer atenção evidenciaremos a disputa entre defesa vascaína e ataque santista, uma espécie de DeathMatch. E junto a isso, em ordem já coloco como o sistema defensivo deve se caracterizar na disputa individual.

Dedé X Neymar

O grande espetáculo da noite. Provavelmente veremos um show de técnica e pirotecnia, com a chuteira de ambos pegando fogo. Além disso tem o fator "quero conhecer meu futuro companheiro". Acredito que Dedé dará uma aula de moralidade e postura a Neymar, mas taticamente não vejo desequilíbrio entre eles, Neymar é uma espécie de Dedé do ataque, porém, nosso zagueirão já demonstrou que sabe atacar, diferente do atacante que já demonstrou claramente que não sabe defender. Este conflito será observado por todos os críticos de futebol e extremamente comentado independente de seu resultado. Mesmo com toda categoria e dom de Neymar, acredito que o Dedé se sairá melhor. Se jogar a metade do que jogou contra o São Paulo, quando transformou Lucas em uma completa nulidade, Neymar dificilmente marcará um gol.

Anderson Matins X Paulo Henrique Ganso



Sou ainda mais admirador destes dois que os anteriores. Apesar de que gostar do Dedé, que é algo até natural a qualquer um que acompanhe sua carreira, Anderson Martins tem me conquistado a cada partida e coletiva de imprensa. Ganso a meu ver é do mesmo nível que Neymar e Anderson do mesmo que Dedé. A diferença é na inteligência, ambos conseguem pensar muito mais rapidamente, de maneira mortal com a bola no pé, aliás essa é a função do Ganso, articular a triangulação sempre se posicionando pelo meio e tomando rumo à direita, lançando Borges ao centro ou Neymar mais a esquerda, podendo esta lógica se inverter a qualquer momento. No confronto direto acredito que pode ser perigoso para o Vasco, pois, a forma de atuar de Anderson Martins, apesar de muita segura, é mais perigosa, pois deixa rastros, como o NÃO-penalti contra dagoberto, que se fosse o Vuadem ou o Gassiba teria marcado contra o Vasco. No geral, acho que os dois também estão em pé de igualdade.

Rômulo X Borges




Muitos se esquecem deste jogador, mas são os muitos que não observam atentamente. Rômulo talvez seja o homem mais importante do sistema defensivo. Com ele damos o primeiro combate de forma muito racional, cuidadosa e limpa, este primeiro combate é o responsável por geralmente deter a velocidade. Ele não necessariamente toma a bola, mas impossibilita jogadas como a de Rafael Coelho na décima terceira rodada contra o Corinthians. Vale lembrar que Rômulo é um excelente ladrão de bola. É estranho falar que a marcação do volante será em cima do centro avante, a questão é a necessidade. Se ele cumprir bem o seu papel, Borges não terá facilidade para entrar entre os espaços dos zagueiros, causados claro, pela abertura crucial de Neymar e Ganso.

Na minha opinião, estes são os grandes duelos da noite, mas não podemos esquecer da presença de Eduardo Costa neste sistema defensivo, que ajuda a recompor e travar as jogadas adversárias, aliás que momento o Eduardo Costa vive! Um excelente futebol, seguro, decisivo importante para a colina, quem um dia diria que ele disputaria vaga com Juninho Pernambucano??!!

Além de seus confrontos individuais e táticas altamente precisas de contensão dos adversários os atacantes santistas ainda terão que se deparar com o Final Boss cruzmaltino: Fernando Prass. Desconheço um goleiro hoje que feche tanto o ângulo para um atacante como ele. Algumas vezes, como todo goleiro, comete algum erro, mas se fosse realmente preocupante não estaria completando seu 101° jogo consecutivo com a armadura cruzmaltina.

Resultado esperado: Vasco 3x2 Santos
Gols: Dedé, Diego Souza e Éder Luis pelo Vasco e Neymar e Borges pelo Santos.

Não gosto de fazer muita premonição, mas hoje foi inevitável, eu me sentiria frustrado se não fizesse uma coluna premonitória hoje.

Saudações cruzmaltinas.

Arnaldo Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário