25 setembro 2011

Uma virada vascaína de verdade


Vasco e Cruzeiro já promoveram vários jogos sensacionais, como por exemplo, a Semi-Final do Brasileiro de 2000 ou os dois jogos válidos pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América de 1998.
Na noite do dia 20 de Julho de 2004, Vasco e Cruzeiro se enfrentaram, em São Januário, em partida válida pela 17º rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi realizado em uma 3ª feira as 20:30 da noite. Eram poucos os que acreditavam que o Vasco poderia sair com a vitória, nem o torcedor mais otimista acreditava, tamanha a disparidade técnica entre as duas equipes. O time do Cruzeiro não era mais uma seleção, mas mesmo assim era um time perigoso e tinha bons jogadores no time titular. Enquanto isso, o time do Vasco não passava a menor confiança para os seus torcedores, e ainda por cima o time da Colina estava desfalcado .
O Cruzeiro sabia que o Vasco não era um bom time e ainda por cima o time mineiro estava contando com a pressão da torcida Cruzmaltina sobre os jogadores do Vasco. A tática do time mineiro no início do jogo era abir o placar o mais rápido possível e fazer com que a torcida do time da Colina começasse a pegar no pé dos jogadores que defendiam a Cruz de Malta naquela noite.A raposa perdeu uma ótima oportunidade de abrir o placar aos 6 minutos. Maldonado chutou de longe, mas Tadic, goleiro do Vasco fez boa defesa.
O time do Cruzeiro sabendo que o goleiro do Vasco não passava a menor confiança aos torcedores resolveu testar novamente o camisa 1 da Colina, aos nove minutos. A bola sobrou na entrada da área do Vasco, para o volante Martinez, que arriscou o chute. Tadic fez golpe de vista , mas a bola acabou entrando no canto esquerdo do goleiro Cruzmaltino. Cruzeiro1X 0 Vasco.
Porem existia algo de diferente naquele jogo. Normalmente após sofrer um gol, mesmo que estivesse jogando bem, o time da Cruz de Malta se desesperava completamente e por esse motivo já havia perdido vários jogos, sendo assim era de se esperar que o Vasco sentisse o gol, principalmente por jogar em casa. Entretanto após sair perdendo o jogo o time da Colina continuou jogando seu futebol tranquilamente, sem muita afobação e por incrível que pareça dominava o jogo.
O Cruzeiro poderia ter feito o 2º com o atacante Jussiê aos 19 minutos. Ele recebeu a bola livre na entrada da grande área e arriscou o chute dali mesmo acreditando que Tadic poderia aceitar, mas não o goleiro do Vasco estava bastante seguro naquele jogo , o que causou um enorme espanto a todos que acompanhavam a partida.

Aos 28, o Vasco fez valer sua superioridade em campo e empatou o jogo. Claudemir fez boa jogada pela direita e foi derrubado na área pelo Maldonado. Pênalti, que Petkovic cobrou no canto direito de Artur. Vasco 1 x 1 Cruzeiro.

Mesmo não tendo o domínio da partida, o Cruzeiro levava bastante perigo ao gol do goleiro Tadic. Em mais um chute de Maldonado, dessa vez aos 35 minutos o camisa 1 do Vasco tirou a bola com a ponta dos dedos, espalmando a redonda para escanteio.

Depois de tanto perder gols, no fim do 1º tempo o time celeste acabou sendo penalizado, o Vasco com muita luta, garra e disposição conseguiu virar a partida. Aos 42, Júnior fez boa jogada pela intermediária do Cruzeiro e passou para o atacante Anderson que, na entrada da área, girou em cima do zagueiro Marcelo Batatais e chutou no canto direito do Artur. Vasco 2 x 1 Cruzeiro. A torcida do Vasco acostumada a vaiar o atacante foi obrigada a aplaudi-lo depois do gol.

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo querendo empatar a partida de qualquer forma, porém o ímpeto de ataque do time celeste foi contido pelos jogadores do Vasco que rapidamente colocaram ordem na casa levando ao 3º gol do time da Colina que poderia enfim garantir uma boa vitória para o time da Colina. Aos 10 minutos, o Vasco fez o terceiro gol. Valdir fez boa joga pela direita e levantou na área do Cruzeiro. Róbson Luiz chutou forte, para o fundo do gol do Cruzeiro. Vasco 3 x 1 Cruzeiro.

A alegria dos vascaínos durou bem pouco, minutos depois o Cruzeiro fez o 2º o que assustou o time do Vasco. Aos 13 minutos Tadic fez um pênalti infantil em cima de Martinez. Jussiê cobrou no canto direito do goleiro. Vasco 3 x 2 Cruzeiro.

O Vasco poderia ter liquidado a partida aos 17. Após uma excelente troca de passes entre Rodrigo Souto e Pet, por muito pouco o sérvio não fez o 4º. O tempo foi passando, o time da Colina foi recuando e o Cruzeiro foi se esforçando para tentar empatar a partida, imobilizando o Vasco no seu próprio campo.

O Cruzeiro perdeu uma boa chance de empatar o jogo aos 39 do 2º tempo. Após cobrança de falta pelo lado direito, a bola foi cruzada para a área , a zaga do Vasco afastou, mas o atacante Jussiê pegou o rebote e arriscou de longe ,mas o chute saiu em cima do goleiro Tadic.

Final de jogo e de sofrimento para a torcida do Vasco. O time podia não ser uma maravilha, mas vivia aprontado uma das suas, vencendo times infinitamente melhores.

Mesmo com muitos desfalques, espero que o Vasco vença hoje o time do Cruzeiro na Arená do Jacaré em Sete lagoas para tentarmos abrir uma folga na liderança.

Até o próximo Domingo,

Elisa de Vicq de Souza Dantas


Nenhum comentário:

Postar um comentário